quarta-feira, 26 de agosto de 2009

LAR

O LAR DO MÉDIUM UMBANDISTA




Falamos do terreiro, do médium, da vida dos mesmos, da conduta moral e aperfeiçoamento espiritual que desenrola não apenas nos momentos que estamos no terreiro de Umbanda, MAS NAS 24 HORAS DO DIA DE UM VERDADEIRO MÉDIUM UMBANDISTA.


Por estes fatores, pela vontade acirrada de melhorar ao mesmo tempo em que combate às trevas da ignorância e da maldade do Astral Inferior, o médium umbandista se vê constantemente assediado pelas entidades das trevas.


Ora com aqueles os quais acostumava se afinizar no passado (estes não aceitam que ele mude de lado, da mesma forma que credores antigos vêm cobrar com voracidade).


Mais ainda, ao procurar auxiliar os irmãos que os procuram sofrendo influências negativas, ele acaba “comprando” esta briga.


É LÓGICO QUE O MÉDIUM BEM INTENCIONADO DEVE SER ANTES DE TUDO, PRUDENTE, ASSIM COMO DEVE SE UTILIZAR TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS PARA SE RESGUARDAR DAS CORRENTES DE MAGIA NEGRA QUE ENFRENTA, DEVE TAMBÉM CUIDAR DE SUA RESIDÊNCIA.


PENSEM BEM: A casa em que habita, que compartilha com seus familiares não foge a regra (ataques). Principalmente sabendo que estes familiares podem ser inimigos antigos reunidos para ajustes kármicos e eventualmente servem, como ponte de atuação para o Astral inferior.


É FUNDAMENTAL QUE SE PROCURE EVITAR ALIMENTAR CORRENTES DE INTRIGAS, INVEJAS E PERSEGUIÇÕES DENTRO DE CASA, e algumas providências podem ser úteis. Vejamos:




MANTENHA SEMPRE SUA CASA LIMPA E EM ORDEM.


SEMPRE QUE POSSÍVEL, ABRA AS JANELAS PARA QUE O AR VENTILE E RENOVE.




A LUZ SOLAR DIRETA É ALTAMENTE BENÉFICA, DESAGREGANDO E ELIMINANDO VÁRIAS CARGAS NEGATIVAS.


AO LIMPAR A CASA, PASSAR PANO ÚMIDO COM DESINFETANTE QUE CONTENHA ÓLEO DE EUCALIPTO NA FÓRMULA, NO CHÃO E NOS MÓVEIS, OU OUTRA ESSÊNCIA DE SUA PREFERÊNCIA MISTURADA COM ÁGUA OU ÁLCOOL.


EM ALGUNS CANTOS DA CASA, COMO PRÓXIMO A PORTA DE ENTRADA, NA SALA DE ESTAR E NO QUARTO, COLOQUE UMA PEQUENA CUMBUCA (MAIS OU MENOS DO TAMANHO DE UMA MÃO EM CONCHA), CHEIA DE ÁLCOOL COMUM COM UMA PEDRA OU TABLETE DE CÂNFORA. A CÂNFORA SE EVAPORARÁ JUNTO COM O ÁLCOOL, DESAGREGANDO CERTAS CARGAS NEGATIVAS, ALÉM DE DESPRENDER UM CHEIRO AGRADÁVEL. A CÂNFORA É ENCONTRADA EM FARMÁCIAS.


AO INVÉS DE BRIGAS E DISCUSSÕES INFLAMADAS PELA RAIVA, PROCURE RESOLVER SEUS PROBLEMAS ATRAVÉS DE UMA CONVERSA MADURA, EXPONDO SEUS SENTIMENTOS, POR PIOR QUE SEJAM, DE MODO QUE SE PRODUZA UMA MODIFICAÇÃO PARA MELHOR E NÃO APENAS UMA DESCARGA DE SENTIMENTOS NEGATIVOS SEM PROPÓSITO CONSTRUTIVO. RELEMBRANDO QUE NÃO PRECISAMOS SER SANTOS, APENAS PROCURAR APRENDER COM NOSSAS FALHAS E PONTOS NEGATIVOS.


DEFUME SUA CASA PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA, DE PREFERÊNCIA A NOITE, NO SENTIDO DE DENTRO PARA FORA, DOS FUNDOS PARA FRENTE DA CASA, SEMPRE COM AS JANELAS E PORTAS ABERTAS.


fonte :LIVRO: CULTURA UMBANDÍSTICA -OICD 

CONDUTA

INSTRUÇÕES GERAIS DE CONDUTA MORAL, ESPIRITUAL E FÍSICA DOS MÉDIUNS DE UMBANDA:




Manter dentro e fora do Centro, isto é, na sua vida religiosa ou particular, conduta irrepreensível, de modo a não ser alvo de críticas, pois qualquer deslize neste sentido irá refletir no Centro e mesmo na Umbanda de forma geral.


Procurar instruir-se nos assuntos espirituais elevados, lendo o Evangelho do Cristo, e outros livros indicados pela Direção do Centro, bem como assistindo palestras e participando dos estudos.


Conserve sua saúde psíquica, vigiando constantemente o aspecto moral.


Não alimente vibrações negativas de ódio, rancor, inveja, ciúme, etc.


Não fale mal de ninguém, pois não é juiz, e via de regra, não se pode chegar às causas pelo aspecto grosseiro dos efeitos.


Não julgue que o seu guia ou protetor é o mais forte, o mais sabido, muito mais “tudo” do que o de seu irmão, aparelho também.


Não viva querendo impor seus dons mediúnicos, comentando, insistentemente, os feitos do seu guia ou protetor. Tudo isso pode ser bem problemático e não se esqueça de que você pode ser testado por outrem e toda a sua conversa vaidosa ruir fragorosamente.


Dê paz ao seu protetor, no astral, deixando de falar tanto no seu nome. Assim você está se fanatizando e aborrecendo a Entidade, pois, fique sabendo, ele, o Protetor, se tiver mesmo “ordens e direito de trabalho” sobre você, tem ordens amplas e pode discipliná-lo, cassando-lhe as ligações mediúnicas; e mesmo infringindo-lhe castigos materiais, orgânicos, financeiros e etc...


Quando for para a sua sessão, não vá aborrecido e quando lá chegar, não procure conversas fúteis. Recolha-se a seus pensamentos de fé, de paz e, sobretudo, de caridade pura, para com o próximo.


Lembre-se sempre de que sendo você um médium considerado pronto ou desenvolvido, é de sua conveniência tomar banhos propícios determinado por sua entidade. Se for médium em desenvolvimento, procure saber quais os banhos e defumadores mais indicados, o que será dado pela Direção do Centro.


Não use “guias”(colares) de qualquer natureza sem ordem comprovada de sua entidade protetora responsável direta e testada no Centro, ou então, somente por indicação do médium –chefe, se for pessoa reconhecidamente capacitada.


Não se preocupe em saber o nome do seu protetor (tentar adivinhar) antes que ele julgue necessário. É muito importante para você, não tentar reproduzir, de maneira alguma quaisquer gestos ou pontos riscados.


Não mantenha convivência com pessoas más, invejosas, maldizentes, etc. Isso é importante para o equilíbrio de sua aura, dos seus próprios pensamentos. Tolerar a ignorância não é partilhar dela.


Acostume-se a fazer todo o bem que puder, sem visar recompensa ou agradecimentos.


Tenha ânimo forte, através de qualquer prova ou sofrimento, confie e espere.


Faça recolhimentos diários, a fim de meditar sobre suas ações, pelo menos por 30 minutos.


Lembre-se de que todos nós erramos, pois o erro é da condição humana e, portanto ligado à dor, a sofrimentos vários e conseqüentemente, às lições com suas experiências... Sem dor, sofrimentos, lições, experiência, não há carma, não há humanização nem polimento íntimo. O importante é que não erre mais, ou melhor, que não caia nos mesmos erros. Passe uma esponja no passado, erga a cabeça e procure a senda da reabilitação: para isso, “mate” a sua vaidade e não se importe, de maneira alguma, com o que os outros disserem ou pensarem a seu respeito. Faça tudo para ser tolerante, compreensivo, humilde, pois assim só poderão dizer boas coisas de você.


Zele por sua saúde física com uma alimentação racional e equilibrada.


Não abuse de carnes vermelhas, fumo ou quaisquer excitantes.


No dia da sessão, regule a sua alimentação e faça tudo para se encaminhar aos trabalhos espirituais, LIMPO DE CORPO E ESPÍRITO.


De véspera e após a sessão, não tenha contato sexual.


Tenha sempre em mente que, para qualquer pessoa, especialmente o médium, os bons espíritos somente assistem com precisão, se verificarem uma boa dose de HUMILDADE ou simplicidade NO CORAÇÃO (e não só nas palavras) A VAIDADE, O ORGULHO E O EGOÍSMO CAVAM O TÚMULO DO MÉDIUM.


Aprenda lentamente a orar confiando em JESUS, o regente do planeta Terra. Cumpra as ordens ou conselhos de seu protetor. Ele é seu grande e talvez único amigo de fato e quer a sua felicidade.


Seja pontual e não faltar aos trabalhos e reunião que tiver em seu terreiro. (POIS CADA FALTA ATRASA MUITO SEU DESENVOLVIMENTO E É CONSIDERADA POR SEUS GUIAS POUCA VONTADE SE SUA PARTE).


Mantenha um bom relacionamento com seus irmãos de fé evitando fofocas, dissabores e conversas improdutivas e invejosas.


Material retirado do livro Lições Básicas de Umbanda (Rivas Neto)

MEDIUNIDADE

MEDIUNIDADE

EM MANUTENÇÃO

AS 7 LINHAS NA UMBANDA

AS SETE LINHAS DE UMBANDA


Todas as entidades que militam na Corrente Astral de Umbanda estão dentro de uma das 7 linhas, que são:

LINHA OU VIBRAÇÃO DE ORIXALÁ:

Estas Entidades usam roupagem de Caboclos. São as mais perfeitas nas manifestações. Não fumam, mesmo no grau de Protetores. Suas vibrações fluídicas começam se fixando pela cabeça, por cima, na altura da glândula pineal e vai até aos ombros, com uma sensação de friagem pelo rosto, tórax, e certo nervosismo que se comunica de leve ao Plexo Solar. A respiração faz-se quase somente pela narina direita, entrecortada de suspiros longos. O movimento que indica o controle na matéria vem com um sacolejo quase que geral no corpo.

Falam calmos, compassado e se expressam sempre com elevação, conservando a cabeça do aparelho(médium), ora baixa ora semi levantada...

Baixam raras vezes e só o fazem, quando encontram o médium em excelente estado mental, e moral. As entidades apresentam-se invariavelmente calmas, quase não falam, consultam pouco e não assumem "chefia de cabeça", porém são sempre auxiliares.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE YEMANJÁ:

Fazem sentir seus fluídos de ligação pela cabeça, braços e joelhos. Balançam o corpo do aparelho (médium) suavemente, levantando os braços em sentido horizontal, flexionando e tremulando as mãos, arfando um pouco o tórax, pela elevação respiratória e balançando a cabeça, tomam o controle do médium. Gostam, de trabalhar com água salgada ou de mar, fixando vibrações, porém serenos sem encenações.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE YORI:

Essas entidades, altamente evoluídas, externam pela máquina física, maneiras e vozes infantis, mas de modo sereno, às vezes apenas um pouco vivas.

Atiram seus fluídos sacudindo ligeiramente os braços e as pernas e tomam rapidamente o aparelho pelo mental. Gostam quando no plano de Protetores, de sentar no chão e comer coisas doces, mas sem desmandos.

Dão consultas profundas e são os únicos que adiantam algumas provações que ainda temos que passar, se insistirmos nisso.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE XANGÔ:

Essas entidades usam a forma de Caboclos, e se entrosam no Corpo Astral de maneira semi brusca, refletindo-se em arrancos no físico; suas vibrações atingem logo o consciente do aparelho (médium), forçando-o do tórax a cabeça, em movimentos de meia rotação e pela insuflação de suas veias do pescoço, com aceleração pronunciada do ritmo cardíaco, na respiração ofegante, até normalizarem seu domínio físico.

Emitem não uma espécie de som silvado, da garganta para os lábios, que parece externar o ruído de uma cachoeira ou de um surdo trovejar... Não gostam de falar muito

LINHA OU VIBRAÇÃO DE OGUM:

Têm a forma de Caboclos. Estas entidades vibram também com força sobre o Corpo Astral, fixando seus fluídos pelas costas e cabeças, precipitam a respiração e tomam o controle do físico, quando o alteram para um porte desempenado. Geralmente dão uma espécie de "brado" que, num bom aparelho, se entende bem as duas sílabas da palavra OG-UM, como invocação à Vibração que o ordena.

Esses espíritos gostam de andar de um lado para outro e falam de maneira forte, vibrante e em todas suas atitudes demonstram vivacidade.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE OXOSSI:

Têm a forma de Caboclos; os Orixás, Guias e Protetores são suaves em suas apresentações ou incorporações. Jogam seus fluídos pelas pernas, com tremores e ligeiras flexões das mesmas.Falam de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos e trabalhos.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE YORIMÁ:

Essas entidades são verdadeiros magos, senhores da experiência e do conhecimento em toda espécie de magia. São os Orixás-Velhos da Lei de Umbanda - São donos dos mistérios da "Pemba" nos sinais riscados, da natureza e da Alma Humana. Têm a forma de pretos-velhos e se apresentando humildemente, falando um pouco embrulhado, mas, sendo necessário, usam a linguagem correta do aparelho(médium) ou do consulente.

Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, pitando cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação, através de sua fumaça.

Falam compassados e pensando bem no que dizem. Seus fluídos são fortes , porque fazem questão de "pegar bem" o aparelho(médium). Começam suas vibrações fluídicas de chegada, sacudindo a cabeça.

Cansam muito o corpo físico, pela parte dos rins e membros inferiores, com a posse do aparelho, conservando-o sempre curvado. Seus fluídos de presença vem como uma espécie de choque nervoso sobre a matéria e emitem um resmungado da garganta aos lábios, quando se consideram firmes na incorporação

AS TRÊS FORMAS DE APRESENTAÇÃO

As 3 formas de apresentação dos mentores espirituais, são:

· PRETOS VELHOS (PAI PRETO) representando a HUMILDADE, SABEDORIA

· CABOCLOS (de ORIXALÁ/ OXOSSI/ XANGÔ/ OGUM/ YEMANJÁ), representando a SIMPLICIDADE, a FORTALEZA

· CRIANÇAS, representando a PUREZA, o AMOR.

Vamos ver os atributos de cada forma de apresentação:

CRIANÇAS: essas entidades se manifestam de forma muito singela, com vozes infantis, são verdadeiros MAGOS DA PUREZA, transmitem as mais puras vibrações de alegria e amor universal. Trazem ao ambiente a alegria e a pureza, características, realmente, da fase da infância.

CABOCLOS: essas entidades se manifestam produzindo em seus médiuns uma postura ereta e voz vibrante, são os MAGOS DA FORTALEZA, transmitem uma sensação de segurança, porém com muita simplicidade. Despertam nas pessoas a fortaleza moral.

PAIS VELHOS ou PRETOS VELHOS: essas entidades se apresentam de forma simples, produzindo vozes muito calmas e fazendo com que seus médiuns se curvem. São os MAGOS DA SABEDORIA, trazem consigo vibrações de paz, serenidade e muita humildade. São entidades que carregam o peso da experiência, são sapientíssimas, mas sempre demonstrando muita humildade

ENTRECRUZAMENTOS

OXALÁ - A LUZ DO SENHOR DEUS

O Arcanjo Tutor e mediador divino dessa vibração é "Gabarael".

As entidades que se apresentam sob essa vibração não costumam atuar diretamente na mecânica de incorporação, e no grau de Orixá-menor essas entidades se apresentam como " caboclos " , que a partir dos respectivos entrecruzamentos vibratórios se denominam:

Urubatão da Guia ---------------- representante direto de Oxalá

Guaraci ------------------------------ intermediário para Ogum

Guarani ------------------------------ intermediário para Oxossi

Aymoré ------------------------------ intermediário para Xangô

Tupi ----------------------------------- intermediário para Yorimá

Ubiratan ----------------------------- intermediário para Yori

Ubirajara ---------------------------- intermediário para Yemanjá

Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: ( Caboclo Águia Branca,Caboclo Itinguçu, Caboclo Girassol,Caboclo Nuvem Branca, Caboclo Guarantan,Caboclo Poty e outros).

E no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utilizados por essas poderosas entidades são: (Caboclo Guaraná, Caboclo Malembá, Caboclo Água Branca, Caboclo das águas Claras, Caboclo Jacutinga, Caboclo Lírio Branco, Caboclo da Folha Branca, Caboclo Ibitan e outros).


Ogum - O GUERREIRO CÓSMICO PACIFICADOR

O Arcanjo Tutor e mediador divino dessa vibração é "Samuel".

As entidades que se apresentam sob essa vibração atuam constantemente na mecânica de incorporação, e seus trabalhos ativos visam o chamamento ( os clarins de Ogum ) e o abarcamento, buscando restabelecer a fé e a Lei única.

No grau de Orixá-menor, essas entidades se apresentam como " caboclos ", e a partir dos entrecruzamentos vibratórios se denominam:

Ogum de Lei ---------------------- representante direto de Ogum

Ogum Rompe-Mato ------------- intermediário para Oxossi

Ogum Beira Mar------------------ intermediário para Xangô

Ogum de Malé -------------------- intermediário para Yorimá

Ogum Megê ----------------------- intermediário para Yori

Ogum Yara -------------------------intermediário para Yemanjá

Ogum Matinata --------------------intermediário para Oxalá

Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como:( Caboclo Tira-teima, Caboclo Humaitá, Caboclo 7 Ondas, Caboclo 7 Lanças, Caboclo Icaraí, Caboclo Estrela do Oriente e outros).

E no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utilizados por essas poderosas entidades são: (Caboclo Espada Dourada, Caboclo do Escudo Dourado, Caboclo Oraí, Caboclo Angarê, Caboclo Karatan, e outros).

Oxossi - O CATEQUIZADOR DE ALMAS

O Arcanjo Tutor e mediador divino dessa vibração é " Ismael ".

As entidades que se apresentam sob essa vibração no grau de Orixá-menor , raramente atuam na mecânica de incorporação. No grau de guias e protetores essas entidades depois das de Ogum, constituem na atual fase do movimento umbandista, o segundo maior número de entidades atuantes na mecânica de incorporação.

No grau de Orixá-menor, essas entidades se apresentam como " caboclos ", e a partir dos entrecruzamentos vibratórios se denominam:

Arranca-toco ------------------- representante direto de Oxossi

Cobra Coral ---------------------intermediário para Xangô

Tupynambá ----------------------intermediário para Yorimá

Juremá --------------------------- intermediário para Yori

Pena Branca ------------------- intermediário para Yemanjá

Arruda ---------------------------- intermediário para Oxalá

Araribóia ------------------------ intermediário para Ogum

Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: (Caboclo Tupiara, Caboclo Flecha Dourada, Caboclo 7 Estrelas, Caboclo 7 Folhas, Caboclo Folha Verde, e outos).

E no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utilizados por essas poderosas entidades são: (Caboclo Jupurá, Caboclo Mata Verde, Caboclo Aratan, Caboclo 3 Penas, e outros).


Xangô - O SENHOR DIRIGENTE DAS ALMAS

O Arcanjo Tutor e mediador divino dessa vibração é " Mikael ".



Xangô é o senhor da justiça e da balança kármica na Ordem da Coroa Divina, sendo senhor da balança é também o senhor das almas e por essa razão que, o Arcanjo Mikael ( Arcanjo tutor de Xangô ) conhecido como São Miguel Arcanjo se eternizou na epopéia Lúcifer X Satã que narra a queda dos espíritos do reino virginal.

No grau de Orixá-menor, essas entidades se apresentam como "caboclos", e a partir dos entrecruzamentos vibratórios se denominam:

Xangô kaô ------------------------- representante direto de Xangô

Xangô Pedra Preta ------------- intermediário para Yorimá

Xangô 7 Cachoeiras ----------- intermediário para Yori

Xangô 7 Pedreiras -------------- intermediário para Yemanjá

Xangô Pedra Branca ----------- intermediário para Oxalá

Xangô 7 Montanhas ------------- intermediário para Ogum

Xangô Agodô --------------------- intermediário para Oxossi

Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: (Caboclo do Sol e da Lua, Caboclo Pedra-Roxa, Caboclo Cachoeira, Caboclo Ventania, Caboclo Rompe Fogo e outros).



E no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utilizados por essas poderosas entidades são: ( Caboclo Quebra-Pedra, Caboclo Itapiranga, Caboclo Sumaré, Caboclo do Raio, Caboclo Pedra-Verde e outros).

Yorimá - POTÊNCIA REINANTE DA LEI

O Arcanjo Tutor e mediador divino dessa vibração é " Yramael ".

As entidades da vibração de Yorimá no grau de protetor, guia ou até Orixá-menor quando encontram filhos de fé de boa vontade, atuam na mecânica de incorporação e se expressam como pais-velhos, condutores e sábios, que nos orientam como búsulas norteadoras pelos caminhos da vida, e nos medicam no corpo e na alma quando necessitamos .

No grau de Orixá-menor, essas entidades se apresentam como "pretos-velhos", e a partir dos entrecruzamentos vibratórios se denominam:

Pai Guiné ----------------------- representante direto de Yorimá

Pai Congo D´Aruanda ------ intermediário para Yori

Pai Arruda ---------------------- intermediário para Yemanjá

Pai Tomé ------------------------intermediário para Oxalá

Pai Benedito -------------------intermediário para Ogum

Pai Joaquim --------------------intermediário para Oxossi

Vovó Maria Conga -----------intermediário para Xangô


Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: (Pai Chico das Almas,Vovó Angola, Pai João D' Angola, Pai Congo do Mar, Vovó Cambinda de Guiné e outros).

E no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utilizados por essas poderosas entidades são: (Pai Tibúrcio, Pai Celestino do Congo, Pai Cipriano, Pai João da Caridade, Pai Chico Carreiro, Vovó Barbina e outros).

Yori - POTÊNCIA MANIFESTADA

O Arcanjo Tutor e mediador divino dessa vibração é " Yoriel ".

As entidades da faixa de Yori no grau de protetor, guia ou Orixá-menor quando encontram veículos de boa vontade, atuam na mecânica de incorporação e promovem consultas renovadoras que proporcionam alegria e harmonia aos consulentes.

No grau de Orixá-menor, essas entidades se apresentam como "crianças", e a partir dos entrecruzamentos vibratórios se denominam:

Tupãnzinho ------------------ representante direto de Yori

Yariri -------------------------- intermediário para Yemanjá

Ori ----------------------------- intermediário para Oxalá

Yari --------------------------- - intermediário para Ogum

Damião ---------------------- -intermediário para Oxossi

Doum --------------------------intermediário para Xangô

Cosme ------------------------ intermediário para Yorimá

Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: (Mariazinha, Chiquinho, Paulinho, Aninha, Ricardinho, Crispim e outros).

E no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utilizados por essas poderosas entidades são: (Estrelinha D' Angola, Dominguinho, Dounzinho, Jureminha, Joãozinho da Praia e outros).


Yemanjá - A SENHORA DA VIDA

O Arcanjo Tutor e mediador divino dessa vibração é " Rafael ".

As entidades que se apresentam sob essa vibração, assim como as entidades de Oxalá, raramente atuam na mecânica de incorporação pois, trabalham por cima, organizando e dando novos rumos ao movimento umbandista. Nos graus de protetor e guia estas entidades ocasionalmente atuam nos terreiros.

No grau de Orixá-menor, essas entidades se apresentam como " caboclos ", e a partir dos entrecruzamentos vibratórios se denominam:

Cabocla Yara ---------------------- representante direto de Yemanjá

Cabocla Sereia do Mar --------- intermediário para Oxalá

Cabocla do Mar ------------------- intermediário para Ogum

Cabocla Indayá -------------------- intermediário para Oxossi

Cabocla Yansã -------------------- intermediário para Xangô

CAbocla Nanã Burukum -------- intermediário para Yorimá

Cabocla Oxum --------------------- intermediário para Yori

Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: (Cabocla Cinda, Caboclo do Mar, Cabocla 7 Luas, Cabocla Juçanã, Cabocla Jandira e outros).


E no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utilizados por essas poderosas entidades são: (Cabocla Lua-Nova, Cabocla Rosa-Branca, Caboclo da Praia, Cabocla Jacy, Cabocla da Concha Dourada, Caboclo 7 Conchas e outros).

AS SÉTIMAS LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO

AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO-VELHO


W.W. Matta e Silva diz:
Nestas páginas estão gravadas as impressões vividas e sentidas por mim, diretamente, de um humilde e leal amigo do Astral (Pai Guiné), a quem rendo minha eterna gratidão, como seu veiculo mediúnico desde a infância...
Desse Preto velho, colhi esse lamento e essa lição, sobre a natureza das humanas criaturas que “giram” nos Terreiros ou Tendas de Umbanda.
Isto foi a muitos anos... naturalmente ele (pai Guiné) me proporcionou esse “passeio astral”, e ao falar assim numa demonstração direta, quis que eu visse a coisa como ela era e é... pois eu tinha ilusões e bastante ingenuidade ainda.
Assim quero dedicar essas suas lágrimas, aos meus irmãos de Umbanda, aparelhos sinceros, para que, mediando nelas e vibrando a doce paz desses “pretos- velhos”, possam haurir(solver) forças e compreensão e sobre tudo a indispensável experiência, para que sejam realmente, baluartes (local seguro) das verdades que eles tanto ensinam... Quando tem a oportunidade...
Foi numa noite estranha, estranhas vibrações penetravam no meu ser mental e o faziam ansiado por algo, que pouco a pouco se fazia definir...
Era um desconhecido, mas sentia-o, como se estivesse em comunhão c/ a minha alma, e externava a sensação de um silencioso pranto...
Quem do mundo astral emocionava assim um pobre “eu”, não o soube, até adormecer... e “sonhar”...
Vi meu “duplo” transportar-se, atraído por cantigas que falavam de Aruanda, Estrela Guia Zamby, eram as vozes da SENHORA DA LUZ VELADA , dessa UMBANDA DE TODOS NÓS, que chamavam seus filhos de fé...
E fui visitando Cabanas e Tendas, onde multidões desfilavam... mas, surpreso ficava c/ aquela “visão” que em cada um eu “via”, invariavelmente, num canto, pitando o seu cachimbo, que um triste preto velho, chorava.
De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pelas faces, não sei porque contei-as...foram sete.

Na incontida vontade de saber, aproximei-me e o interroguei. Fala meu Preto Velho, diz ao teu filho por que externas assim tão visível dor?

E ele, suavemente respondeu:

- Estás vendo esta multidão que entra e saí? As lágrimas contadas estão distribuídas a cada uma dela.

- A primeira, eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração, na curiosidade de ver, bisbilhotar, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber...
- A segunda, a esses eternos duvidosos que acreditam desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam.
- A terceira, foi para esses que crêem, porém numa crença cega, escrava de interesse estreitos. São os que vivem eternamente tratando de “casos” nascentes uns após outros...
- A quarta, distribui aos maus, aqueles que somente procuram a Umbanda em busca de vingança, desejando sempre prejudicar a um dos seus semelhantes. Eles pensam que nós os Guias, somos veículos de suas malesas, paixões , e temos obrigação de fazer o que pedem... pobres almas, que das brumas (escuridão) ainda não saíram.
- A quinta, aos frios e calculista – não crêem, nem descrêem, sabem que existe uma força espiritual, e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma, e não conhecem a palavra gratidão, negarão amanhã até que conheceram uma casa de Umbanda... Chegam suave, com risos, o elogio na flor dos lábios,são fáceis, muito fáceis, mas se olharem bem o seu semblante, verão escrito: "Creio na tua Umbanda, nos teus caboclos e no teu Zamby, mas somente se vencerem o meu caso ou me curarem disso ou daquilo."
- A sexta, eu dei aos fúteis que vão de centro em centro, não acreditando em nada, buscam aconchegos e conchavos e seus olhos revelam um interesse diferente, sei bem o que eles buscam.
- A sétima, filho, nota como foi grande e como deslizou pesada: Foi a última lágrima, aquela que vive nos "olhos" de todos os Orixás. Fiz a doação dessas aos médiuns vaidosos, cheios de empáfia (orgulho, soberba), para que eles lavem suas máscaras, e todos posam vê-los como realmente são... “Cegos, guias de Cegos”, andam se exibindo c/ a Banda, tal qual mariposas em torno da luz; essa luz que eles não conseguem VER, porque só visam a exteriorização de seus próprios egos. Olhai-os bem, veja como suas fisionomias são turvas e desconfiadas; observe que quando falam “doutrinando”; suas vozes são ocas, dizem tudo de “cor e salteado”, numa linguagem sem calor, estão aferrados ao conforto da matéria e a gula do vil metal. Eles não tem convicção.
Assim, filho meu, foi para esses todos, que vistes cair, uma a uma as sete lágrimas de Preto Velho! Então, com a minha alma em pranto, tornei a perguntar :
_ Não tem mais nada a dizer, pai Preto?
E daquela “forma velha”, vi um véu caindo e num clarão imenso, que chegava a ofuscar, ouvi mais uma vez...
“Mando a luz da minha transfiguração, para aqueles que esquecidos pensam que estão... ELES FORMAM A MAIOR DESSAS MULTIDÕES...” São os humildes, os simples, estão na Umbanda pela Umbanda, na confiança pela razão...são seu filhos de fé. São também os “aparelhos”, trabalhadores, silenciosos, cujas ferramentas se chamam DOM e FÉ, e seus salários de cada noite são pagos quase sempre com uma só moeda, que traduz o seu valor em uma só palavra – a Ingratidão...

O QUE É UMBANDA?

O QUE É UMBANDA


É uma religião, milenar em seus fundamentos, que são os mesmos que presidiam o reencontro com Deus desde o inicio da raça humana no planeta, é cósmica, porque esses fundamentos são baseados nos 4 pilares do conhecimento humano que são: a filosofia, a ciência, a arte e a religião.


Filosofia + Ciências = Sabedoria


Arte + Religião = Amor


Sabedoria + Amor = Lei de Deus


Tudo isso unido é a Umbanda que traz uma compreensão maior do próprio homem, e o papel de cada um no universo cósmico.


É evolutiva, pois dentro dela ha variações entre os templos, obedecendo às necessidades dos que a procuram, há diferenças também em seus rituais, pois as pessoas vão evoluindo e adquirindo valores espirituais superiores e com isso os rituais vão gradativamente se tornando mais sutis.


É brasileira, pois o AUMBHANDAN foi revelado no inicio da humanidade onde hoje é conhecido como Planalto Central Brasileiro.


A Umbanda é CRISTÃ, e tem Jesus Cristo (Pai Oxalá) como o supremo regente do planeta Terra, é cristã, mas Não é Católica, apesar de alguns terreiros utilizarem imagens de Santos Católicos relacionada com os Orixás apenas na tentativa de dar forma para as pessoas que tem dificuldades de imaginar um ser espiritual sem a forma humana.


SOMOS UMBANDISTAS


A importância da divulgação e o reconhecimento da Umbanda, não responsabilidade de um e sim de todos, pois todos nós (dirigentes, filhos de fé ou simpatizantes) podemos e devemos contribuir com uma parcela, por menor que seja!... como?
Simples... nos dizendo umbandistas, não só com palavras, e sim exemplificando com atitudes, através da conduta moral, da integridade, com a consciência que somos representantes da Nossa querida Umbanda. Alguns podem falar que isso é querer dar "a cara a tapa", e vejo de outra forma, acho que temos que mostrar “a cara” para não ser batida.
Afinal, quando nos perguntam qual nossa religião ? O que respondemos ? Alguns por medo do "preconceito" se dizem espíritas, espiritualistas, e etc... Não meus irmãos, somos UMBANDISTAS, não espíritas...
Como queremos respeito, se não queremos mostrar a Umbanda para que ela seja respeitada? (é no mínimo incoerente). E para isso não estamos sozinhos, contamos com o apoio e proteção das entidades espirituais. Somos veículos de caboclo, pai velho, criança e exu, o que nos dá muita satisfação e NUNCA VERGONHA !
Vamos pensar um pouco... chega de nos escondermos !




Saravá à todos !

A Sra da Luz Velada


SENHORA DA LUZ - QUEM ÉS? - Eu sou a Umbanda - Vibração mágica de amor e força - ELO envolvente que atinge a tudo e a todos!
Como Expressão e Regra , sempre me apresentei Velada pelo próprio Manto do Deus-Uno! Envolta nele , estendi as variações de minha "forma-luz" sobre os povos, através dos séculos......
No entanto , eu sou a Primitiva Revolução, Alma do Mundo, sem princípio e sem fim, dentro do seio da Eternidade!
Já me fiz interpretar inumeras vezes, sendo assim decantada, na concepção e na fé: "Eu sou a natureza , mãe das coisas, senhora de todos os elementos, origem e princípio dos séculos, suprema divindade , rainha dos mares , primeira entre os habitantes do céu , tipo uniforme dos deuses e das deusas. Sou eu quem governa os cismos luminosos do céu , as brisas salubres do oceano , o silêncio lúgrube dos infernos , potênci única , sou pelo Universo inteiro adorada sob várias formas , em diversas cerimônias , com mil nomes diferentes.
Os Frígios , primeiros habitantes da Terra, me chamam a Deusa - mãe de Pessinonte; os Atenienses autóctones me nomeiam Minerva , a Cecropana; entre os habitantes da ilha de Chipre , eu sou Vênus de Paphos; entre os Silicianos que falam três línguas , eu sou Proserpina, a Stigiana; entre os habitantes de Eleusis , a antiga Ceres, uns me chamam Juno , outros Belone , aqui Hecate , acolá a deusa de Ramonte. Mas , aqueles que foram iluminados pelos raios do sol nascente , os povos Etiópicos , Arianos Egípicios , poderosos pelo antigo saber , estes , sós , me rendem um verdadeiro culto e me chamam pelo meu verdadeiro nome: " ÍSIS ( Apuléia - "Metamorfose ", XI, 4 ).
Porém , dentre aqueles do passado, no presente , existem muitos que conseguem me ver sem o véu de ÍSIS e para estes, eu sou a Lei - a Unidade - excelsa manifestação dos Subplanos e me faço atuante , pelo Relativo na verdade , dentro do coração de todas as criaturas que nele se situam.
E , hoje , também que de meu antigo berço , mil cânticos me evocam , farei reviver , das brumas do esquecimento, com imperativo da nova era que chegou , os Antigos Mitérios - a perdida síntese Religio-científica...."
Obs: Dentro desta mística , Umbanda é Lei-Una, Expressão e Regra das Hierarquias Constituídas , manifestação do Deus-Uno! Porque dizemos Senhora da Luz Velada, não confundir com Yemanjá e nem com Virgem Maria ou N.S. da Conceição dos católicos....
Texto extraído do Livro - Umbanda Sua Eterna Doutrina - Mestre Yapacani - Pai Matta e Silva.