Srs Exus e suas falanges
Sr. Sete Encruzilhadas : Exu de serventia de Oxalá
Caboclo Urubatão da Guia representa a Vibração Espiritual Exu Sete Encruzilhadas
Caboclo Guaracy intermediário para Ogum Exu Sete Poeira
Caboclo Guarany intermediário para Oxossi Exu Sete Capas
Caboclo Aymoré intermediário para Xangô Exu Sete Chaves
Caboclo Tupy intermediário para Yorimá Exu Sete Cruzes
Caboclo Ubiratan intermediário para Yori Exu Sete Pembas
Caboclo Ubirajara intermediário para Yemanjá Exu Sete Ventanias
Sr. Tranca Ruas : Exu de serventia de Ogum
Caboclo Ogum de Lei representa a Vibração Espiritual Exu Tranca Ruas
Caboclo Ogum Rompe Mato intermediário para Oxossi Exu Veludo
Caboclo Ogum Beira Mar intermediário para Xangô Exu Tira-Toco
Caboclo Ogum de Male intermediário para Yorimá Exu Porteira
Caboclo Ogum Megê intermediário para Yori Exu Limpa-Tudo
Caboclo Ogum Yara intermediário para Yemanjá Exu Tranca-Gira
Caboclo Ogum Matinata intermediário para Orixalá Exu Tira Teima
Sr.Marabô : Exu de serventia de Oxossi
Caboclo Arranca Toco representa a Vibração Espiritual Exu Marabô
Caboclo Cobra Coral intermediário para Xangô Exu Capa Preta
Caboclo Tupynambá intermediário para Yorimá Exu Lonan
Caboclo Jurema intermediário para Yori Exu Bauru
Caboclo Pena Branca intermediário para Yemanjá Exu das Matas
Caboclo Arruda intermediário para Orixalá Exu Campina
Caboclo Araribóia ntermediário para Ogum Exu Pemba
Sr. Gira-mundo: Exu de serventia de Xangô
Caboclo Xangô Kaô representa a Vibração Espiritual Exu Gira-Mundo
Caboclo Pedra Preta intermediário para Yorimá Exu Meia-Noite
Caboclo 7 Cachoeiras intermediário para Yori Exu Quebra Pedra
Caboclo 7 Pedreiras intermediário para Yemanjá Exu Ventania
Caboclo Pedra Branca intermediário para Orixalá Exu Mangueira
Caboclo 7 Montanhas intermediário para Ogum Exu Corcunda
Caboclo Agodô intermediário para Oxossi Exu das Pedreiras
Sr. PINGA FOGO : Exu de serventia de Yorimá (Pretos-Velhos).
Pai Guiné representa a Vibração Espiritual Exu Pinga-Fogo
Pai Congo D'Aruanda intermediário para Yori Exu do Lodo
Pai Arruda intermediário para Yemanjá Exu Brasa
Pai Tomé intermediário para Orixalá Exu Come-Fogo
Pai Benedito intermediário para Ogum Exu Alebá
Pai Joaquim intermediário para Oxossi Exu Bará
Vovó Maria Conga intermediário para Xangô Exu Caveira
Sr. Tiriri : Estes exus de serventia das Crianças
Tupanzinho representa a Vibração Espiritual Exu Tiriri
Yariri intermediário para Yemanjá Exu Mirim
Ori intermediário para Orixalá Exu Toquinho
Yari intermediário para Ogum Exu Ganga
Damião intermediário para Oxossi Exu Manguinho
Doum intermediário para Xangô Exu Lalu
Cosme intermediário para Yorimá Exu Veludinho
Sra. Pomba Gira: Exu de serventia de Yemanjá.
Cabocla Yara representa a Vibração Espiritual Exu Pomba-Gira
Cabocla Estrela do Mar intermediário para Orixalá Exu Carangola
Cabocla do Mar intermediário para Ogum Exu Má-Cangira
Cabocla Indayá intermediário para Oxossi Exu Nanguê
Cabocla Iansan intermediário para Xangô Exu Maré
Cabocla Nanã Burukum intermediário para Yorimá Exu Gererê
Cabocla Oxum intermediário para Yori Exu do Mar
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
RITUAL E DISCIPLINA
RITUAL E DISCIPLINA
Todo terreiro de Umbanda possui um ritual e embora estes rituais se modifiquem, é necessário que haja disciplina para realizar uma gira, ou seja, NORMAS CONHECIDAS POR TODOS desde o dirigente ao iniciando que acabou de entrar. Este deve ser orientado ao máximo possível:
- com a relação a sua postura dentro do terreiro,
- bem como suas obrigações e deveres para com seus irmãos
- e claro, as normas básicas de respeito, tratamento.
- conhecimento correto de quem são nossos mentores espirituais
· O primeiro é ter respeito por tudo e por todos tem que ser o Dirigente e os filhos mais velhos (pois estes conhecem bem o interior de uma casa)
· Aquele que está se iniciando deve ter em seu dirigente um exemplo, uma meta a ser atingida (é claro que nenhum dirigente deve se torna “santo”, nem seus filhos serem forçados a virarem “ovelhinhas”. No terreiro cada um deve ser o que é, sem máscaras, sempre visando à auto-melhora, o auto conhecimento).
A Umbanda nos ensina que cada um é o que é, cada pessoa sabe em seu intimo quais são seus processos de ação e reação, infelizmente quase todos nos escondemos de nós mesmos, por falta de coragem de olharmos no nosso espelho interior, vermos nossos defeitos para podermos dar o primeiro passo para mudança. Para isso contamos com o auxilio fraternal das Entidades de Aruanda e também os conselhos dos Pais de Santé experientes e sinceros.
Mostrar o caminho não significa decretar, A UMBANDA NÃO AGRIDE AS CONSCIÊNCIAS, NÃO VISA TORNAR NINGUÉM INFELIZ OU VAZIO DE RELIGIOSIDADE.
Por isso é importante o Dirigente observar que se um novo integrante da corrente veio de outra religião e naquele momento de sua vida deseja abraçar a Umbanda, não é de repente que essa pessoa vai esquecer a fé que moveu por dentro durante tanto tempo.
O VERDADEIRO UMBANDISTA RESPEITA DOS OS CREDOS E SABE QUE A MESMA FÉ QUE O FAZ AMAR SEUS GUIAS E PROTETORES, FAZ UM CATÓLICO AMAR SUA IGREJA, OU UM MUÇULMANO AMAR ALÁ.
Com relação à conduta dos médiuns para com as entidades, a Umbanda tem por norma seguir os seguintes tópicos:
1) O médium de verdade deve ter em mente que na Aruanda todos são iguais (se há diferenças na hierarquia é porque os que chefiam, são as que mais trabalham e menos falam...).Isto quer dizer que os médiuns não devem sequer pensar que sua entidade é melhor que do seu irmão, as entidades de Aruanda preferem que seus filhos falem menos e trabalhem mais pelo seu próximo.
2) Não há necessidade de "chamar" seu protetor em qualquer hora ou lugar, principalmente evite falar da sua mediunidade em bares, ou na rua. As coisas da espiritualidade deve ser discutidas na tranqüilidade, e com pessoas que queiram falar sobre o assunto.
3) Nunca fale mentiras ou cometa erros em nome da sua entidade, pois nenhuma entidade de Umbanda acoberta isto ou aquilo dos seus "cavalos".
4) Se alguém precisar de ajuda e você precisar ir até a residência desta pessoa, procure não incorporar, apenas peça orientação e guarda do seu mentor, com certeza ele estenderá sua proteção e a devida instrução para o consulente.
5) Não é em todo lugar que os nossos protetores "baixam", nem todo lugar é sagrado e num ambiente pesado, não há a mínima vibratória para sua atuação.
6) Nunca desobedeça as ordens da sua entidade, nunca queira fazer algo que você ache que ela faria. Espere sua orientação, por exemplo, não encha seu pescoço de guias pensando que seu protetor parecerá mais "forte" aos olhos do consulente. A verdadeira força está em ser humilde e honesto, tenha certeza que sentirá seu protetor com maior intensidade.
fonte :LIVRO: CULTURA UMBANDÍSTICA - OICD
ROUPA BRANCA (A ROUPA DE SANTÉ)
As roupas de um Umbandista, quando em atividade no terreiro deve ser brancas e muito limpas, o médium nuca deve vir de casa vestido com as roupas para o ritual, pois a roupa de santo deve ser usada única e exclusivamente dentro do terreiro, em virtude desta ser uma vestimenta sagrada, cujas vibrações devem ser as mesmas do templo e da entidade.
O médium deve guardar suas roupas sempre dentro de um saco plástico e colocar dentro um pequeno chumaço de algodão embebido com essência de alfazema.
Há irmãos que usam sapatilha ou sapato brancos, mas aconselhamos que nunca usem nenhum pisante durante o ritual, porque em virtude das energias que são manipuladas durante o ritual é preciso que os médiuns estejam descalços, UMA VEZ QUE AS MÃOS CAPTAM ENERGIAS, NOSSOS PÉS AS DEVOLVEM AO SOLO. SE ESTES PÓLOS ESTÃO IMPEDIDOS, MUITAS ENERGIAS NEGATIVAS COMEÇAM A SOBRECARREGAR NOSSO CORPO, PODENDO COM ISSO ORIGINAR MUITAS DOENÇAS.
Para manter a harmonia da gira aconselhamos roupas iguais para médiuns homens e mulheres (túnica e calça largas e confortáveis).A diferença é que a túnica pode ser um pouco mais comprida para as mulheres, tornando-se mais discreta.
O objetivo desta roupa não é ser extravagante, nem apertada ao corpo por motivos óbvios, pois não queremos despertar nos consulentes e muito menos na corrente pensamentos e sentimentos sexualizados, altamente prejudicial ao andamento das sessões mediúnicas.
A VISUALIZAÇÃO DE UMA CORRENTE DE MÉDIUNS HARMÔNICA, EM SILÊNCIO, TODOS TRAJANDO ROUPAS IGUAIS É FATOR IMPORTANTE QUE ACALMA OS CONSULENTES E VOLTA SUA ATENÇÃO PARA O RITUAL E NÃO PARA OS MÉDIUNS.
PELO MESMO MOTIVO DESACONSELHAMOS O USO DE BRINCOS, PULSEIRAS, JÓIAS, RELÓGIOS, ENFEITES DE CABELOS E OUTROS ADEREÇOS PELOS MÉDIUNS.
ASSIM COMO CONSIDERAMOS INOPORTUNA A UTILIZAÇÃO DE QUALQUER PERFUME NO RITUAL, QUE NÃO SEJA GOTAS DE ALFAZEMA.
OBS: é interessante que ao adentrar no congá TODOS OS MÉDIUNS recebam algumas gotas de colônia de alfazema em suas mãos que farão passar suavemente pela cabeça.
O motivo de usarmos durante a gira um perfume comum a todos é para tornar a gira mais harmônica e a alfazema é considerada uma essência “coringa”.
Após estas considerações, concluímos também que a roupa de Santé é ALGO PESSOAL E NÃO PODE SER EMPRESTADA DE IRMÃO PARA OUTRO, E PREFERENCIALMENTE CUIDE VOCÊ PRÓPRIO DA SUA ROUPA, NÃO DELEGANDO ESTA FUNÇÃO A OUTRAS PESSOAS.
Todo terreiro de Umbanda possui um ritual e embora estes rituais se modifiquem, é necessário que haja disciplina para realizar uma gira, ou seja, NORMAS CONHECIDAS POR TODOS desde o dirigente ao iniciando que acabou de entrar. Este deve ser orientado ao máximo possível:
- com a relação a sua postura dentro do terreiro,
- bem como suas obrigações e deveres para com seus irmãos
- e claro, as normas básicas de respeito, tratamento.
- conhecimento correto de quem são nossos mentores espirituais
· O primeiro é ter respeito por tudo e por todos tem que ser o Dirigente e os filhos mais velhos (pois estes conhecem bem o interior de uma casa)
· Aquele que está se iniciando deve ter em seu dirigente um exemplo, uma meta a ser atingida (é claro que nenhum dirigente deve se torna “santo”, nem seus filhos serem forçados a virarem “ovelhinhas”. No terreiro cada um deve ser o que é, sem máscaras, sempre visando à auto-melhora, o auto conhecimento).
A Umbanda nos ensina que cada um é o que é, cada pessoa sabe em seu intimo quais são seus processos de ação e reação, infelizmente quase todos nos escondemos de nós mesmos, por falta de coragem de olharmos no nosso espelho interior, vermos nossos defeitos para podermos dar o primeiro passo para mudança. Para isso contamos com o auxilio fraternal das Entidades de Aruanda e também os conselhos dos Pais de Santé experientes e sinceros.
Mostrar o caminho não significa decretar, A UMBANDA NÃO AGRIDE AS CONSCIÊNCIAS, NÃO VISA TORNAR NINGUÉM INFELIZ OU VAZIO DE RELIGIOSIDADE.
Por isso é importante o Dirigente observar que se um novo integrante da corrente veio de outra religião e naquele momento de sua vida deseja abraçar a Umbanda, não é de repente que essa pessoa vai esquecer a fé que moveu por dentro durante tanto tempo.
O VERDADEIRO UMBANDISTA RESPEITA DOS OS CREDOS E SABE QUE A MESMA FÉ QUE O FAZ AMAR SEUS GUIAS E PROTETORES, FAZ UM CATÓLICO AMAR SUA IGREJA, OU UM MUÇULMANO AMAR ALÁ.
Com relação à conduta dos médiuns para com as entidades, a Umbanda tem por norma seguir os seguintes tópicos:
1) O médium de verdade deve ter em mente que na Aruanda todos são iguais (se há diferenças na hierarquia é porque os que chefiam, são as que mais trabalham e menos falam...).Isto quer dizer que os médiuns não devem sequer pensar que sua entidade é melhor que do seu irmão, as entidades de Aruanda preferem que seus filhos falem menos e trabalhem mais pelo seu próximo.
2) Não há necessidade de "chamar" seu protetor em qualquer hora ou lugar, principalmente evite falar da sua mediunidade em bares, ou na rua. As coisas da espiritualidade deve ser discutidas na tranqüilidade, e com pessoas que queiram falar sobre o assunto.
3) Nunca fale mentiras ou cometa erros em nome da sua entidade, pois nenhuma entidade de Umbanda acoberta isto ou aquilo dos seus "cavalos".
4) Se alguém precisar de ajuda e você precisar ir até a residência desta pessoa, procure não incorporar, apenas peça orientação e guarda do seu mentor, com certeza ele estenderá sua proteção e a devida instrução para o consulente.
5) Não é em todo lugar que os nossos protetores "baixam", nem todo lugar é sagrado e num ambiente pesado, não há a mínima vibratória para sua atuação.
6) Nunca desobedeça as ordens da sua entidade, nunca queira fazer algo que você ache que ela faria. Espere sua orientação, por exemplo, não encha seu pescoço de guias pensando que seu protetor parecerá mais "forte" aos olhos do consulente. A verdadeira força está em ser humilde e honesto, tenha certeza que sentirá seu protetor com maior intensidade.
fonte :LIVRO: CULTURA UMBANDÍSTICA - OICD
ROUPA BRANCA (A ROUPA DE SANTÉ)
As roupas de um Umbandista, quando em atividade no terreiro deve ser brancas e muito limpas, o médium nuca deve vir de casa vestido com as roupas para o ritual, pois a roupa de santo deve ser usada única e exclusivamente dentro do terreiro, em virtude desta ser uma vestimenta sagrada, cujas vibrações devem ser as mesmas do templo e da entidade.
O médium deve guardar suas roupas sempre dentro de um saco plástico e colocar dentro um pequeno chumaço de algodão embebido com essência de alfazema.
Há irmãos que usam sapatilha ou sapato brancos, mas aconselhamos que nunca usem nenhum pisante durante o ritual, porque em virtude das energias que são manipuladas durante o ritual é preciso que os médiuns estejam descalços, UMA VEZ QUE AS MÃOS CAPTAM ENERGIAS, NOSSOS PÉS AS DEVOLVEM AO SOLO. SE ESTES PÓLOS ESTÃO IMPEDIDOS, MUITAS ENERGIAS NEGATIVAS COMEÇAM A SOBRECARREGAR NOSSO CORPO, PODENDO COM ISSO ORIGINAR MUITAS DOENÇAS.
Para manter a harmonia da gira aconselhamos roupas iguais para médiuns homens e mulheres (túnica e calça largas e confortáveis).A diferença é que a túnica pode ser um pouco mais comprida para as mulheres, tornando-se mais discreta.
O objetivo desta roupa não é ser extravagante, nem apertada ao corpo por motivos óbvios, pois não queremos despertar nos consulentes e muito menos na corrente pensamentos e sentimentos sexualizados, altamente prejudicial ao andamento das sessões mediúnicas.
A VISUALIZAÇÃO DE UMA CORRENTE DE MÉDIUNS HARMÔNICA, EM SILÊNCIO, TODOS TRAJANDO ROUPAS IGUAIS É FATOR IMPORTANTE QUE ACALMA OS CONSULENTES E VOLTA SUA ATENÇÃO PARA O RITUAL E NÃO PARA OS MÉDIUNS.
PELO MESMO MOTIVO DESACONSELHAMOS O USO DE BRINCOS, PULSEIRAS, JÓIAS, RELÓGIOS, ENFEITES DE CABELOS E OUTROS ADEREÇOS PELOS MÉDIUNS.
ASSIM COMO CONSIDERAMOS INOPORTUNA A UTILIZAÇÃO DE QUALQUER PERFUME NO RITUAL, QUE NÃO SEJA GOTAS DE ALFAZEMA.
OBS: é interessante que ao adentrar no congá TODOS OS MÉDIUNS recebam algumas gotas de colônia de alfazema em suas mãos que farão passar suavemente pela cabeça.
O motivo de usarmos durante a gira um perfume comum a todos é para tornar a gira mais harmônica e a alfazema é considerada uma essência “coringa”.
Após estas considerações, concluímos também que a roupa de Santé é ALGO PESSOAL E NÃO PODE SER EMPRESTADA DE IRMÃO PARA OUTRO, E PREFERENCIALMENTE CUIDE VOCÊ PRÓPRIO DA SUA ROUPA, NÃO DELEGANDO ESTA FUNÇÃO A OUTRAS PESSOAS.
ERVAS E ESSÊNCIAS
AS ERVAS
O elemento vegetal é muito importante para a manutenção e equilíbrio dos seres vivos. Através de processos variados os vegetais retiram o Prana da natureza, seja através do Sol, da Lua, dos planetas, da terra, da água, etc. São portanto, grandes reservas de éter vital e que através dos tempos, o ser humano, descobriu estas propriedades. Usamos os vegetais, desde a alimentação até a magia, sempre transformando a energia vital, através de processos e rituais.
Os vegetais são diretamente influenciados pela natureza. A lua e o sol, são os astros que muito influenciam a absorção do prana e devemos conhecer estas influências. Uma delas, estaremos enfocando, que é a influência lunar sobre os vegetais.
As quatro fases lunares, que tem duração de sete dias cada, faz-se necessário conhecê-las, pois em duas fases existe o que chamamos de quinzena positiva, propícia para a colheita de ervas para rituais diversos na Umbanda (banhos, defumações, etc.) e nas outras duas temos a quinzena negativa, pois a concentração de éter, nas folhas, frutos e flores, é muito baixa.
Lua Minguante
Nesta fase lunar, o prana concentra-se na raiz, vitalizando-a, permitindo que ela extraia os nutrientes necessários do solo. Não é uma fase propícia para a colheita de ervas, pois está na quinzena negativa.
Lua Nova
Esta fase lunar, caracteriza-se pela “ausência” da lua.É a primeira fase da quinzena positiva, pois o éter vital concentra-se na parte superior do vegetal, isto é, nas folhas, frutos, flores e caules superiores. Assim, é uma das fases propícias para a colheita de elementos vegetais.
Lua Crescente
É a fase complementar, ou segunda fase da quinzena positiva. O éter vital, ou corrente prânica, ainda está nas folhas, flores e frutos. Está se dirigindo das extremidades das plantas para o seu centro.
Lua Cheia
É a fase que está na quinzena negativa, não sendo propícia a colheita de ervas, para efeitos ritualísticos, pois o prana ou éter vital, está no caule principal e dirige-se às raízes, para completar o ciclo.
Existe também a questão das ervas solares e as ervas lunares, onde colhemos as solares durante o dia e as lunares durante a noite.
Os vegetais são de maneira geral, condensadores das energias solares e cósmicas. Há ervas que recebem influxos mais diretos de certos planetas ou luminares, sendo, portanto, ervas particulares desses planetas.
Os corpos celestes são a concretização de certas Linhas de Forças de um determinado Orixá, assim, por extensão, temos ervas de determinado Orixá.
Qualidades de Ervas
PLANTAS DA LINHA DE OXALÁ - REGIDAS PELO SOL = Arruda, Arnica da horta, Erva-cidreira, Erva de S. João, Laranja (folhas), Alecrim do mato, Alecrim miúdo, Poejo (folhas), Levante (folhas), Erva de Oxalá, Girassol (folha), Bambu (folhas). Guiné, Boldo (tapete de Oxalá) .
PLANTAS DA LINHA DE YEMANJÁ - REGIDAS PELA LUA = Unhas de vaca, Picão do Mato, Folhas de Lágrimas de Nossa Senhora, Ervas quaresma, Abóbora d'anta, Mastruço, Trevo (folhas), Chapéu de couro, Açucena, Rosa Branca (folhas), Erva de Santa Bárbara, Oriri de Mamãe Oxum. Pariparoba, Manacá, Quitoco, etc.
PLANTAS DA LINHA DE YORI - REGIDAS POR MERCÚRIO = Amoreira (folhas), Anil (folhas), Erva Abre-caminho, Alfazema, Suma-roxa, Quina-roxa (folhas), Capim Pé de Galinha, Salsaparrilha, Arranha-gato, Manjericão, Crisântemo, Morango, Pitanga.
PLANTAS DA LINHA DE XANGÔ - REGIDAS POR JÚPITER= Maria-negra, Limoeiro (folhas), Erva Moura, Aperta-ruã, Erva Lírio, Maria preta, Café (folhas), Mangueira (folhas), Erva de Xangô,Abacateiro, Parreira, etc.
PLANTAS DA LINHA DE OGUM - REGIDAS POR MARTE = Losna, Romã (folhas), Espada de Ogum, Flecha de Ogum, Erva de Coelho, Cinco Folhas, Macaé, Erva de Bicho (Folhas de Jurupitan), Jurubeba (folhas).
PLANTAS DA LINHA DE OXÓSSI - REGIDAS POR VÊNUS = Malva-rosa, Malvaísco, Mil folhas, Sabugueiro, Funcho,Sete Sangrias, Cravo de defunto, Folhas de Aroeira, Azedinho, Fava de quebrante (folhas), Gervão roxo, Grama pernambuco, Grama barbante, ervadoce.
PLANTAS DA LINHA DE YORIMÁ - REGIDAS POR SATURNO = Mal-com-tudo, Guiné-piupiu, Negramina, Tamarindo (folhas), Eucalipto (folhas), Cipó caboclo, Cambará, Erva grossa, Vassoura preta, Vassoura branca. Bananeira.
Horários Planetários
ORIXÁ HORÁRIO PLANETA SIGNOS
OGUM 3:00 às 6:00 h MARTE ESCORPIÃO - ÁRIES
OXÓSSI 6:00 às 9:00 h VÊNUS LIBRA -TOURO
OXALÁ 9:00 às 12:00 h SOL LEÃO
YORI 12:00 às 15:00 h MERCÚRIO VIRGEM - GÊMEOS
XANGÔ 15:00 às 18:00 h JÚPITER SAGITÁRIO - PEIXES
YEMANJÁ 18:00 às 21:00 h LUA CÂNCER
YORIMÁ 21:00 às 00:00h SATURNO CAPRICÓRNIO /AQUÁRIO
ESSÊNCAIS SAGRADAS
As essências são perfumes ou voláteis odoríficos que harmonizam as vibrações do individuo.
Tudo no Universo está em movimento, ou seja, tem uma freqüência vibratória “ondas”, portanto o homem também vibra, e DEVE VIBRAR EM HARMONIA com a vibratória do Universo, para isso precisamos de ajuda !!!
As essências odoríficas e incensos, além de estimularem as sensações através do olfato, propiciam algumas coisas interessantes em termos de energias sutis, mas precisamente em relação ao nosso corpo duplo-etérico ou ao nosso aura, envolvendo reforço, proteção, enfim, funcionando também como um bálsamo às nossas necessidades.
Os perfumes, as essências queimadas (incensos, ou no difusor) HARMONIZAM, ESTABILIZAM as vibrações dos seres encarnados, predispondo-os :
ü A vibrações mais elevadas;
ü Renovação do campo mental;
ü Melhores pensamentos;
ü Raciocínio mais claro;
ü Harmonização consigo mesmo.
BANHOS DE ESSÊNCIAS
ü Pode ser usado em QUALQUER FASE LUNAR
ü Qualquer horário
ü DEVEM PASSAR PELA CABEÇA
ü Coloca-se 3 gotas de uma essência ou combinação de 1 gota de 3 essências em 1 litro de água,
ü O vasilhame deve ser um vidro escuro, para não precipitar os fluidos com a passagem total de luz.
ü Agitar para misturar
ü Mentalizar a cor do Orixá (ver tabela acima)
ü Respirar muito suavemente
ü Esperar os 3 minutos p/ enxugar-se
Obs.: as essências podem ser utilizadas de diversas formas :
ü Banhos
ü Lenço umedecido
ü Borrifador individual
ü Em ambientes
ü Difusores
ü Pano úmido no chão e móveis
ü Algodão umedecido em roupas, e etc
Tudo isso ajudará trazer bem estar, harmonia interior e aumento no magnetismo pessoal.
ü No dia-a-dia, tanto em locais de trabalhos espirituais, materiais ou domésticos, para evitar aproximações indesejadas, coloque três tabletes de cânfora em combuquinha com álcool .
Essências
Orixalá / Leão
Heliotrópio / Sândalo / Flor de laranjeira
Ogum / Áries
Cravo / Aloés / Tuberosa/ Ciclame
Ogum / Escorpião
Aloés / Tuberosa/ Ciclame / Cravo
Oxossi / Touro
Patchulli / Violeta / Orquídea / Narciso
Oxossi / Libra
Jasmim /Violeta / Orquídea / Narciso
Xangô / Sagitário
Sândalo / Mirra / Balsamo /Alecrim
Xangô / Peixes
Verbena / Mirra / Balsamo /Alecrim
Yorimá / Capricórnio
Violeta / Eucalipto / Alfazema
Yorimá / Aquário
Junquilho / Eucalipto / Alfazema / Cidreira
Yori / Gêmeos
Alfazema / Jasmim / Benjoim
Yori / Virgem
Benjoim / Alfazema / Jasmim
Yemanjá / Câncer
Rosa / Verbena / Açucena
ERVAS E ORIXÁS
Oxalá
Urubatão da Guia = Maracujá
Guaraci = Girassol
Guarani = Hortelã
Aymoré = Louro
Tupi = Arruda
Ubiratan = Jasmim
Ubirajara = Erva- cidreira
Ogum :
Ogum de Lei = Romã
Ogum Rompe-Mato = Samanbaia
Ogum Beira Mar =Jurubeba
Ogum de Malé = Cinco Folhas
Ogum Megê = Macaé
Ogum Yara = Losna
Ogum Matinata =Tulipa
Oxossi
Arranca Toco = Erva Doce
Cobra Coral = Parreira-do-mato
Tupynambá = Sabugueiro
Juremá = Erva-doce
Pena Branca = Malvaísmo
Arruda = Malva-cheirosa
Araribóia = Dracena
Xangô
Xangô kaô = Limão
Xangô Pedra Preta = Goiaba
Xango 7 Cachoeiras = Erva-tostão
Xangô 7 Pedreiras = Abacate
Xangô Pedra Branca = Lírio da cachoeira
Xangô 7 Montanhas = Alecrim do mato
Xangô Agodô = Fedegoso
Yorimá
Pai Guiné = Eucalipto
Pai Congo D´Aruanda = Sete-sangrias
Pai Arruda = Vassoura branca
Pai Tomé = Alfavaca
Pai Benedito = Trombeta
Pai Joaquim = Guiné-pipiu
Vovó Maria Conga = Tamarindo
Yori
Tupãnzinho = Manjericão
Yariri =Verbena
Ori = Capim-limão
Yari = Melão-de-São Caetano
Damião = Morango
Doum = Amoreira
Cosme = Crisântemo
Yemanjá
Cabocla Yara = Panacéia
Cabocla Estrela do Mar = Pariparoba
Cabocla do Mar = Picão-do-mato
Cabocla Indayá = Manacá
Cabocla Yansã = Folhas de violeta
Cabocla Nanã Burukum =Arruda fêma
Cabocla Oxum = Quitoco
Bibliografia :
Umbanda- A Proto-Síntese Cósmica
Umbanda - O Elo Perdido
Umbanda - O Arcano dos Sete Orixás
Fundamentos Herméticos de Umbanda
O elemento vegetal é muito importante para a manutenção e equilíbrio dos seres vivos. Através de processos variados os vegetais retiram o Prana da natureza, seja através do Sol, da Lua, dos planetas, da terra, da água, etc. São portanto, grandes reservas de éter vital e que através dos tempos, o ser humano, descobriu estas propriedades. Usamos os vegetais, desde a alimentação até a magia, sempre transformando a energia vital, através de processos e rituais.
Os vegetais são diretamente influenciados pela natureza. A lua e o sol, são os astros que muito influenciam a absorção do prana e devemos conhecer estas influências. Uma delas, estaremos enfocando, que é a influência lunar sobre os vegetais.
As quatro fases lunares, que tem duração de sete dias cada, faz-se necessário conhecê-las, pois em duas fases existe o que chamamos de quinzena positiva, propícia para a colheita de ervas para rituais diversos na Umbanda (banhos, defumações, etc.) e nas outras duas temos a quinzena negativa, pois a concentração de éter, nas folhas, frutos e flores, é muito baixa.
Lua Minguante
Nesta fase lunar, o prana concentra-se na raiz, vitalizando-a, permitindo que ela extraia os nutrientes necessários do solo. Não é uma fase propícia para a colheita de ervas, pois está na quinzena negativa.
Lua Nova
Esta fase lunar, caracteriza-se pela “ausência” da lua.É a primeira fase da quinzena positiva, pois o éter vital concentra-se na parte superior do vegetal, isto é, nas folhas, frutos, flores e caules superiores. Assim, é uma das fases propícias para a colheita de elementos vegetais.
Lua Crescente
É a fase complementar, ou segunda fase da quinzena positiva. O éter vital, ou corrente prânica, ainda está nas folhas, flores e frutos. Está se dirigindo das extremidades das plantas para o seu centro.
Lua Cheia
É a fase que está na quinzena negativa, não sendo propícia a colheita de ervas, para efeitos ritualísticos, pois o prana ou éter vital, está no caule principal e dirige-se às raízes, para completar o ciclo.
Existe também a questão das ervas solares e as ervas lunares, onde colhemos as solares durante o dia e as lunares durante a noite.
Os vegetais são de maneira geral, condensadores das energias solares e cósmicas. Há ervas que recebem influxos mais diretos de certos planetas ou luminares, sendo, portanto, ervas particulares desses planetas.
Os corpos celestes são a concretização de certas Linhas de Forças de um determinado Orixá, assim, por extensão, temos ervas de determinado Orixá.
Qualidades de Ervas
PLANTAS DA LINHA DE OXALÁ - REGIDAS PELO SOL = Arruda, Arnica da horta, Erva-cidreira, Erva de S. João, Laranja (folhas), Alecrim do mato, Alecrim miúdo, Poejo (folhas), Levante (folhas), Erva de Oxalá, Girassol (folha), Bambu (folhas). Guiné, Boldo (tapete de Oxalá) .
PLANTAS DA LINHA DE YEMANJÁ - REGIDAS PELA LUA = Unhas de vaca, Picão do Mato, Folhas de Lágrimas de Nossa Senhora, Ervas quaresma, Abóbora d'anta, Mastruço, Trevo (folhas), Chapéu de couro, Açucena, Rosa Branca (folhas), Erva de Santa Bárbara, Oriri de Mamãe Oxum. Pariparoba, Manacá, Quitoco, etc.
PLANTAS DA LINHA DE YORI - REGIDAS POR MERCÚRIO = Amoreira (folhas), Anil (folhas), Erva Abre-caminho, Alfazema, Suma-roxa, Quina-roxa (folhas), Capim Pé de Galinha, Salsaparrilha, Arranha-gato, Manjericão, Crisântemo, Morango, Pitanga.
PLANTAS DA LINHA DE XANGÔ - REGIDAS POR JÚPITER= Maria-negra, Limoeiro (folhas), Erva Moura, Aperta-ruã, Erva Lírio, Maria preta, Café (folhas), Mangueira (folhas), Erva de Xangô,Abacateiro, Parreira, etc.
PLANTAS DA LINHA DE OGUM - REGIDAS POR MARTE = Losna, Romã (folhas), Espada de Ogum, Flecha de Ogum, Erva de Coelho, Cinco Folhas, Macaé, Erva de Bicho (Folhas de Jurupitan), Jurubeba (folhas).
PLANTAS DA LINHA DE OXÓSSI - REGIDAS POR VÊNUS = Malva-rosa, Malvaísco, Mil folhas, Sabugueiro, Funcho,Sete Sangrias, Cravo de defunto, Folhas de Aroeira, Azedinho, Fava de quebrante (folhas), Gervão roxo, Grama pernambuco, Grama barbante, ervadoce.
PLANTAS DA LINHA DE YORIMÁ - REGIDAS POR SATURNO = Mal-com-tudo, Guiné-piupiu, Negramina, Tamarindo (folhas), Eucalipto (folhas), Cipó caboclo, Cambará, Erva grossa, Vassoura preta, Vassoura branca. Bananeira.
Horários Planetários
ORIXÁ HORÁRIO PLANETA SIGNOS
OGUM 3:00 às 6:00 h MARTE ESCORPIÃO - ÁRIES
OXÓSSI 6:00 às 9:00 h VÊNUS LIBRA -TOURO
OXALÁ 9:00 às 12:00 h SOL LEÃO
YORI 12:00 às 15:00 h MERCÚRIO VIRGEM - GÊMEOS
XANGÔ 15:00 às 18:00 h JÚPITER SAGITÁRIO - PEIXES
YEMANJÁ 18:00 às 21:00 h LUA CÂNCER
YORIMÁ 21:00 às 00:00h SATURNO CAPRICÓRNIO /AQUÁRIO
ESSÊNCAIS SAGRADAS
As essências são perfumes ou voláteis odoríficos que harmonizam as vibrações do individuo.
Tudo no Universo está em movimento, ou seja, tem uma freqüência vibratória “ondas”, portanto o homem também vibra, e DEVE VIBRAR EM HARMONIA com a vibratória do Universo, para isso precisamos de ajuda !!!
As essências odoríficas e incensos, além de estimularem as sensações através do olfato, propiciam algumas coisas interessantes em termos de energias sutis, mas precisamente em relação ao nosso corpo duplo-etérico ou ao nosso aura, envolvendo reforço, proteção, enfim, funcionando também como um bálsamo às nossas necessidades.
Os perfumes, as essências queimadas (incensos, ou no difusor) HARMONIZAM, ESTABILIZAM as vibrações dos seres encarnados, predispondo-os :
ü A vibrações mais elevadas;
ü Renovação do campo mental;
ü Melhores pensamentos;
ü Raciocínio mais claro;
ü Harmonização consigo mesmo.
BANHOS DE ESSÊNCIAS
ü Pode ser usado em QUALQUER FASE LUNAR
ü Qualquer horário
ü DEVEM PASSAR PELA CABEÇA
ü Coloca-se 3 gotas de uma essência ou combinação de 1 gota de 3 essências em 1 litro de água,
ü O vasilhame deve ser um vidro escuro, para não precipitar os fluidos com a passagem total de luz.
ü Agitar para misturar
ü Mentalizar a cor do Orixá (ver tabela acima)
ü Respirar muito suavemente
ü Esperar os 3 minutos p/ enxugar-se
Obs.: as essências podem ser utilizadas de diversas formas :
ü Banhos
ü Lenço umedecido
ü Borrifador individual
ü Em ambientes
ü Difusores
ü Pano úmido no chão e móveis
ü Algodão umedecido em roupas, e etc
Tudo isso ajudará trazer bem estar, harmonia interior e aumento no magnetismo pessoal.
ü No dia-a-dia, tanto em locais de trabalhos espirituais, materiais ou domésticos, para evitar aproximações indesejadas, coloque três tabletes de cânfora em combuquinha com álcool .
Essências
Orixalá / Leão
Heliotrópio / Sândalo / Flor de laranjeira
Ogum / Áries
Cravo / Aloés / Tuberosa/ Ciclame
Ogum / Escorpião
Aloés / Tuberosa/ Ciclame / Cravo
Oxossi / Touro
Patchulli / Violeta / Orquídea / Narciso
Oxossi / Libra
Jasmim /Violeta / Orquídea / Narciso
Xangô / Sagitário
Sândalo / Mirra / Balsamo /Alecrim
Xangô / Peixes
Verbena / Mirra / Balsamo /Alecrim
Yorimá / Capricórnio
Violeta / Eucalipto / Alfazema
Yorimá / Aquário
Junquilho / Eucalipto / Alfazema / Cidreira
Yori / Gêmeos
Alfazema / Jasmim / Benjoim
Yori / Virgem
Benjoim / Alfazema / Jasmim
Yemanjá / Câncer
Rosa / Verbena / Açucena
ERVAS E ORIXÁS
Oxalá
Urubatão da Guia = Maracujá
Guaraci = Girassol
Guarani = Hortelã
Aymoré = Louro
Tupi = Arruda
Ubiratan = Jasmim
Ubirajara = Erva- cidreira
Ogum :
Ogum de Lei = Romã
Ogum Rompe-Mato = Samanbaia
Ogum Beira Mar =Jurubeba
Ogum de Malé = Cinco Folhas
Ogum Megê = Macaé
Ogum Yara = Losna
Ogum Matinata =Tulipa
Oxossi
Arranca Toco = Erva Doce
Cobra Coral = Parreira-do-mato
Tupynambá = Sabugueiro
Juremá = Erva-doce
Pena Branca = Malvaísmo
Arruda = Malva-cheirosa
Araribóia = Dracena
Xangô
Xangô kaô = Limão
Xangô Pedra Preta = Goiaba
Xango 7 Cachoeiras = Erva-tostão
Xangô 7 Pedreiras = Abacate
Xangô Pedra Branca = Lírio da cachoeira
Xangô 7 Montanhas = Alecrim do mato
Xangô Agodô = Fedegoso
Yorimá
Pai Guiné = Eucalipto
Pai Congo D´Aruanda = Sete-sangrias
Pai Arruda = Vassoura branca
Pai Tomé = Alfavaca
Pai Benedito = Trombeta
Pai Joaquim = Guiné-pipiu
Vovó Maria Conga = Tamarindo
Yori
Tupãnzinho = Manjericão
Yariri =Verbena
Ori = Capim-limão
Yari = Melão-de-São Caetano
Damião = Morango
Doum = Amoreira
Cosme = Crisântemo
Yemanjá
Cabocla Yara = Panacéia
Cabocla Estrela do Mar = Pariparoba
Cabocla do Mar = Picão-do-mato
Cabocla Indayá = Manacá
Cabocla Yansã = Folhas de violeta
Cabocla Nanã Burukum =Arruda fêma
Cabocla Oxum = Quitoco
Bibliografia :
Umbanda- A Proto-Síntese Cósmica
Umbanda - O Elo Perdido
Umbanda - O Arcano dos Sete Orixás
Fundamentos Herméticos de Umbanda
BANHOS
Banhos
Acreditamos que todos os seres estão sob a vibração Original de um destes Orixás, como estamos em evolução, encarnamos diversas vezes em todas as vibrações, mas como saber qual é o Orixá que rege nossa atual encarnação ? Debaixo de qual Vibração Original estamos ?
Através do signo
Que se divide em quatro forças básicas:
Signos do FOGO : Áries , Leão e Sagitário
Signos do AR : Gêmeos, Libra e Aquário
Signos da ÁGUA : Câncer, Escorpião e Peixes
Signos da TERRA : Touro, Virgem e Capricórnio
Fogo e Ar = São considerados signos positivos
Água e Terra = São considerados signos negativos
Ø Isso por questão de polaridade (+ -) , e não por ser bom ou não
Fogo = elemento Radiante
Ar = elemento Expansivo
Água = elemento Fluente
Terra = elemento Coesivo
Os banhos ritualísticos de uma maneira geral são rituais, onde utilizamos determinados elementos da natureza, de maneira ordenada e com conhecimento de causa, com o intuito de troca energética entre o indivíduo e a natureza, a fim de fornecer-lhe equilíbrio energético e mental.
Estes banhos prestam-se para limpar as energias negativas, livrar as pessoas de influências negativas, reequilibrar a pessoa, aumentar a capacidade receptiva do aparelho mediúnico, já que os chacras serão desobstruídos, enfim, tem grande importância na manutenção dos corpos.
Embora o banho utiliza-se de elementos materiais, que serão jogados sobre o corpo físico, a contraparte etérica será depositada sobre os chacras, corpo astral e aura que receberão diretamente o prana ou éter vital, bem como a parte astral dos elementos densos.
Não somente os médiuns ativos na Umbanda devem tomar determinados banhos, mas todos nós, em geral, podemos usá-los.
Temos algumas categorias de banhos :
BANHOS de ELEVAÇÃO OU LITURGICO
ü São utilizados só por médiuns iniciados (pois esse banho movimenta certas energias de ordem psíquica, podendo trazer sérios distúrbios se o médiuns não estiver pronto).
ü Esse banho liga o médium com o seu próprio interior, fazendo-o elevar-se a níveis superiores, com isso cria um forte elo de ligação com seus mentores.
ü Em todos os banhos, onde se usam as ervas, devemos nos preocupar com alguns detalhes :
1. A colheita deve ser feita em fases lunares positivas, devido à abundância de prana.
2. Antes de colhermos as ervas, toquemos levemente a terra, para que descarreguemos nossas mãos de qualquer carga negativa, que é levada para o solo.
3. Não utilizar ferramentas metálicas para colher, dê preferência em usar as próprias mãos, já que o metal faz com que diminua o poder energético das ervas.
4. Normalmente usamos folhas, flores, frutos, pequenos caules, cascas, sementes e raízes para os banhos, embora dificilmente usamos as raízes de uma planta, pois estaríamos matando-a
5. Colocar as ervas colhidas em sacos plásticos, já que são elementos isolantes, pois até chegarmos em casa, estaremos passando por vários ambientes
6. Lavar as ervas em água limpa e corrente
7. Os banhos ritualísticos devem ser feitos com ervas frescas, isto é, não se demorar muito para usá-las, pois o prana contido nelas, vai se dispersando e perde-se o efeito do banho
8. A quantidade de ervas, que irão compor o banho , são 1 ou 3 ou 5 ou 7 ervas
Preparo do Banho :
ü Escolher 3,5,ou 7 ervas solares (p/ esse banho SÓ ERVAS DE ORIXALÁ).
ü Colhendo-as verdes, na lua Nova ou Crescente, na hora planetária (9:00 a 12:00 h).
ü Numa vasilha de louça branca ou ágata;
ü Lavar bem as ervas antes;
ü Lavar as mãos e limpar com álcool;
ü Água de mina ou cachoeira (água pura);
ü Luz de lamparina (com azeite de oliva ou amêndoas-doces) fica no centro do pentagrama , em louvor a Orixalá;
ü Tábua ou toalha riscada c/ pemba
ü Triturar as ervas com as mãos, debaixo de uma boa corrente mental, (com os pensamentos, os mais puros possíveis),
ü Côa-se retirando os resto das folhas,
ü Toma primeiro o banho de higienização física,
ü Esse banho PASSA PELA CABEÇA,
ü Ficar de costas para os cardeais OESTE ou LESTE, para absorção de energias;
ü Respirar lenta e profundamente
ü Não se enxugar por 3 minutos
ü Melhor dia é DOMINGO
ü Repetir esse banho sempre que houver necessidade.
BANHOS DE DESCARGAS OU DESIMPREGNAÇÃO
Popularmente conhecido como banhos de Descarrego, mas o correto é banho de descarga ou desimpregnação energética, é o banho mais comum e mais conhecido.
Estes banhos servem para livrar o indivíduo de cargas energéticas negativas. Conforme vivemos, vamos passando por vários ambientes, trocamos impressões com todo o tipo de indivíduo e como estamos num planeta atrasado em evolução espiritual, a predominância do mal e de energias negativas são abundantes. Toda esta egrégora formado por pensamentos, ações, vão criando larvas astrais, miasmas e todo a sorte de vírus espirituais que vão se aderindo ao aura das pessoas. Por mais que nos vigiemos, ora ou outra caímos com o nosso nível vibratório e imediatamente estamos entrando nesta egrégora. Se não nos cuidarmos, vamos adquirindo doenças, distúrbios e podemos até ser obsediados.
Há dois tipos de banhos de descarrego :
1) Banho de Sal Grosso
2) Banho de Descarrego com Ervas
Banho de sal grosso
Este é o banho mais comumente utilizado, devido à sua simplicidade e eficiência. O elemento principal que é o sal grosso é excelente condutor elétrico e “absorve” muito bem os átomos eletricamente carregados de carga negativa, que chamamos de íons. Como, em tudo há a sua contraparte etérica, a função do sal é também tirar energias negativas aderidas no aura de uma pessoa. Então este banho é eficiente neste aspecto, já que a água em união como o sal, “lava” todo o aura, desmagnetizando-o negativamente.
O preparo deste banho é bem simples:
ü Uma vasilha de louça branca ou ágata
ü 3 ”pedrinhas” de sal grosso em água morna ou fria.
ü Este banho é feito do pescoço para baixo, não lavando os dois chacras superiores (coronal e frontal).
O porquê de não poder lavar os chacras superiores, está ligado ao fato de serem estes chacras ligados à coroa da pessoa, tendo que ser muito bem cuidada, já que é o elo de ligação, através da mediunidade, entre a pessoa e o plano astral superior.
ü Após o banho, manter-se molhado por alguns minutos (3 minutos) e enxugar-se sem esfregar a toalha sobre o corpo, apenas secando o excesso de umidade.
ü Pisar sobre carvão vegetal ou mineral, já que eles absorverão a carga negativa.
ü Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um outro banho ritualístico, já que além das energias negativas, também se descarregou as energias positivas, ficando a pessoa desenergizada, que só é conseguido com outro tipo de banho.
ü Este banho, não deve ser realizado de maneira intensiva (do tipo todos os dias ou uma vez por semana), pois ele realmente tira a energia do aura, deixando-o muito vulnerável.
ü Pode usar a água do mar, no lugar da água e sal grosso.
ü Pode ser feito em qualquer fase da lua
Banho de Descarrego com Ervas
Este banho é mais complexo e menos conhecido do que o de sal grosso. A função deste banho é a mesma que a do sal grosso, só que tem efeito mais duradouro e conseqüências maiores. Quando uma pessoa está ligada a uma obsessão e larvas astrais estão ligadas a ela, faz-se necessário um tratamento mais eficaz.
ü Escolher 3,5,ou 7 ervas (da Vibração Original)
ü Colhendo-as verdes, na lua Nova ou Crescente, na hora planetária (da Vibração Original)
ü Lavar bem as ervas antes;
ü Numa vasilha de louça branca ou ágata;
ü Água FERVENTE sobre as ervas ;
ü 1 vela sobre o pentagrama , em louvor ao Orixá;
ü Tábua ou toalha riscada c/ pemba
ü Espera esfriar
ü Toma primeiro o banho de higienização física,
ü Esse banho NÃO PASSA PELA CABEÇA,é do pescoço p/ baixo,
ü É NECESSÀRIO DEIXAR AS ERVAS (SEM TRITURAR) PASSAR PELO CORPO.
ü Ficar de frente para o cardeal SUL ;
ü Respirar lenta e profundamente
ü Não se enxugar por 3 minutos
ü Melhor dia é (da Vibração Original) ver tabela
ü Pisar sobre pequenos pedaços de carvão vegetal ou mineral( elemento carbono), já que eles absorverão a carga negativa
ü Após o banho, manter-se molhado por alguns minutos (3 minutos) e enxugar-se sem esfregar a toalha sobre o corpo, apenas secando o excesso de umidade.
ü Após o banho, é importante saber desfazer-se dos restos das ervas + os carvões. Aquilo que ficou sobre o nosso corpo, nós retiramos e juntamos com o que ficou no chão. Colocamos tudo num vidro (por ser isolante) e despachamos aquilo que é biodegradável, em água corrente. (sem o vidro é lógico).
BANHOS DE FIXAÇÃO OU RITUÁLISCO
ü ESTE BANHO É SÓ PARA MÉDIUNS
ü Visa precipitar sem maior abundância fluída etérico-físicos (aumentar, facilitar o contato , a ligação, com seu mentor ),
ü Usa ervas da VIBRAÇÃO ORIGINAL + ERVAS DA VIBRAÇÂO ORIGINAL DA ENTIDADE ATUANTE, na proporção 2:1
ü É preparado da mesma forma do banho de elevação
ü Pode ser com água fervente ou dos sítios vibratórios (cachoeira,rio, mar, mina, etc)
Obs.: SE USAR ÁGUA FERVENTE, RETIRA AS ERVAS E DEPOSITA NUMA MATA, SE USAR ÁGUA DOS SITIOS VIBRATÓRIOS, COA ANTES E UTILIZA SOMENTE O SUMO.
ü Pode ser fixado num pentagrama ou hexagrama
ü Cardeal LESTE OU OESTE
ü Não passar as ervas pelo corpo,
ü Só do PESCOÇO para BAIXO,
ü É bom utilizá-lo em dia de Adestramento Mediúnico
Este banho é usado para trabalhos ritualísticos e fechados ao público, onde se prestará a trabalhos de magia, iniciação ou consagração. Este banho é realizado apenas por quem é médium e irá realizar um trabalho aprofundado, onde tomará contato mais direto com as entidades elevadas. Este banho “abre” todos os chacras e a percepção mediúnica fica aguçadíssima.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
ü Apesar do que tudo que aqui foi escrito, vale lembrar que o assunto pode ser aprofundado em vários aspectos.
ü A intenção foi apenas demonstrar a importância que os banhos tem sobre todos nós, principalmente para aqueles que são umbandistas e praticam estes rituais. Além de criar nas mentes daqueles que sejam adeptos da Umbanda, a consciência de que não cultuamos uma religião fetichista, mas uma religião que sabe integrar o espírito com a própria natureza e indiretamente com Deus, com os Orixás e todo o plano astral, porque é isto que eles querem de nós, que sejamos libertos das amarras da matéria e nos voltemos a Eles de maneira mais natural possível.
ü Ao colher as ervas para a preparação banho, sempre tenha em mente a necessidade de estar consciente sobre aquilo que está fazendo (Força da Ação Psíquica). Assim, colhas as ervas de modo consciente, pedido a autorização para colher aquela folha, pois "alguém" é responsável por aquela planta.
ü Sempre colha as folhas em números ímpares e em ordem crescente: uma folha da primeira erva a ser colhida, três da segunda, cinco da terceira, e assim por diante. Caso tenha dificuldade em encontrar as ervas afins para os banhos, utilize-se apenas das ervas solares - as relativas a Orixalá.
Importante :
• Não usar aqueles banhos preparados e vendidos em casas de artigos religiosos, já que normalmente as ervas já estão secas, não se sabe a procedência nem a qualidade das ervas, nem se sabe em que lua foi colhida, além de não ter serventia alguma, é apenas sugestivo o efeito.
• Alguns banhos são feitos com água fria e as plantas são maceradas com as próprias mãos e só depois, se for o caso, adicionar um pouco de água quente, para suportar a temperatura da água.
• Banhos feitos com água quente devem ser feitos por meio da abafação e não fervimento da água e ervas, isto é, esquenta-se a água, até quase ferver, apague o fogo, deposite as ervas e abafe com uma tampa, mantenha esta imersão por uns 10 minutos antes de usar. Alguns dizem que a água quente não é eficiente para um banho, mas esquecem que o elemento Fogo, também faz parte dos rituais de Umbanda. A água aquecida “agita” a mistura, liberando o prana das ervas.
• Acender uma vela e manter-se em oração e concentração, já que se está realizando um ritual.
• Não se enxugar, esfregando a toalha no corpo, apenas, retire o excesso de umidade, já que o esfregar cria cargas elétricas (estática) que podem anular parte ou todo o banho.
• Embora todo o corpo será banhado, à parte da frente do corpo é que devemos dar maior atenção, já que estão as “portas” dos chacras, além da parte frontal possuir uma maior polaridade positiva, que tem propriedades elétricas de atrair as energias negativas e que são eliminadas com o banho, recebendo carga positiva e aceleradora.
BANHOS DE ESSÊNCIAS
ü Pode ser usado em QUALQUER FASE LUNAR
ü Qualquer horário
ü DEVEM PASSAR PELA CABEÇA
ü Coloca-se 3 gotas de uma essência ou combinação de 1 gota de 3 essências em 1 litro de água,
ü O vasilhame deve ser um vidro escuro, para não precipitar os fluidos com a passagem total de luz.
ü Agitar para misturar
ü Mentalizar a cor do Orixá (ver tabela acima)
ü Respirar muito suavemente
ü Esperar os 3 minutos p/ enxugar-se
Acreditamos que todos os seres estão sob a vibração Original de um destes Orixás, como estamos em evolução, encarnamos diversas vezes em todas as vibrações, mas como saber qual é o Orixá que rege nossa atual encarnação ? Debaixo de qual Vibração Original estamos ?
Através do signo
Que se divide em quatro forças básicas:
Signos do FOGO : Áries , Leão e Sagitário
Signos do AR : Gêmeos, Libra e Aquário
Signos da ÁGUA : Câncer, Escorpião e Peixes
Signos da TERRA : Touro, Virgem e Capricórnio
Fogo e Ar = São considerados signos positivos
Água e Terra = São considerados signos negativos
Ø Isso por questão de polaridade (+ -) , e não por ser bom ou não
Fogo = elemento Radiante
Ar = elemento Expansivo
Água = elemento Fluente
Terra = elemento Coesivo
Os banhos ritualísticos de uma maneira geral são rituais, onde utilizamos determinados elementos da natureza, de maneira ordenada e com conhecimento de causa, com o intuito de troca energética entre o indivíduo e a natureza, a fim de fornecer-lhe equilíbrio energético e mental.
Estes banhos prestam-se para limpar as energias negativas, livrar as pessoas de influências negativas, reequilibrar a pessoa, aumentar a capacidade receptiva do aparelho mediúnico, já que os chacras serão desobstruídos, enfim, tem grande importância na manutenção dos corpos.
Embora o banho utiliza-se de elementos materiais, que serão jogados sobre o corpo físico, a contraparte etérica será depositada sobre os chacras, corpo astral e aura que receberão diretamente o prana ou éter vital, bem como a parte astral dos elementos densos.
Não somente os médiuns ativos na Umbanda devem tomar determinados banhos, mas todos nós, em geral, podemos usá-los.
Temos algumas categorias de banhos :
BANHOS de ELEVAÇÃO OU LITURGICO
ü São utilizados só por médiuns iniciados (pois esse banho movimenta certas energias de ordem psíquica, podendo trazer sérios distúrbios se o médiuns não estiver pronto).
ü Esse banho liga o médium com o seu próprio interior, fazendo-o elevar-se a níveis superiores, com isso cria um forte elo de ligação com seus mentores.
ü Em todos os banhos, onde se usam as ervas, devemos nos preocupar com alguns detalhes :
1. A colheita deve ser feita em fases lunares positivas, devido à abundância de prana.
2. Antes de colhermos as ervas, toquemos levemente a terra, para que descarreguemos nossas mãos de qualquer carga negativa, que é levada para o solo.
3. Não utilizar ferramentas metálicas para colher, dê preferência em usar as próprias mãos, já que o metal faz com que diminua o poder energético das ervas.
4. Normalmente usamos folhas, flores, frutos, pequenos caules, cascas, sementes e raízes para os banhos, embora dificilmente usamos as raízes de uma planta, pois estaríamos matando-a
5. Colocar as ervas colhidas em sacos plásticos, já que são elementos isolantes, pois até chegarmos em casa, estaremos passando por vários ambientes
6. Lavar as ervas em água limpa e corrente
7. Os banhos ritualísticos devem ser feitos com ervas frescas, isto é, não se demorar muito para usá-las, pois o prana contido nelas, vai se dispersando e perde-se o efeito do banho
8. A quantidade de ervas, que irão compor o banho , são 1 ou 3 ou 5 ou 7 ervas
Preparo do Banho :
ü Escolher 3,5,ou 7 ervas solares (p/ esse banho SÓ ERVAS DE ORIXALÁ).
ü Colhendo-as verdes, na lua Nova ou Crescente, na hora planetária (9:00 a 12:00 h).
ü Numa vasilha de louça branca ou ágata;
ü Lavar bem as ervas antes;
ü Lavar as mãos e limpar com álcool;
ü Água de mina ou cachoeira (água pura);
ü Luz de lamparina (com azeite de oliva ou amêndoas-doces) fica no centro do pentagrama , em louvor a Orixalá;
ü Tábua ou toalha riscada c/ pemba
ü Triturar as ervas com as mãos, debaixo de uma boa corrente mental, (com os pensamentos, os mais puros possíveis),
ü Côa-se retirando os resto das folhas,
ü Toma primeiro o banho de higienização física,
ü Esse banho PASSA PELA CABEÇA,
ü Ficar de costas para os cardeais OESTE ou LESTE, para absorção de energias;
ü Respirar lenta e profundamente
ü Não se enxugar por 3 minutos
ü Melhor dia é DOMINGO
ü Repetir esse banho sempre que houver necessidade.
BANHOS DE DESCARGAS OU DESIMPREGNAÇÃO
Popularmente conhecido como banhos de Descarrego, mas o correto é banho de descarga ou desimpregnação energética, é o banho mais comum e mais conhecido.
Estes banhos servem para livrar o indivíduo de cargas energéticas negativas. Conforme vivemos, vamos passando por vários ambientes, trocamos impressões com todo o tipo de indivíduo e como estamos num planeta atrasado em evolução espiritual, a predominância do mal e de energias negativas são abundantes. Toda esta egrégora formado por pensamentos, ações, vão criando larvas astrais, miasmas e todo a sorte de vírus espirituais que vão se aderindo ao aura das pessoas. Por mais que nos vigiemos, ora ou outra caímos com o nosso nível vibratório e imediatamente estamos entrando nesta egrégora. Se não nos cuidarmos, vamos adquirindo doenças, distúrbios e podemos até ser obsediados.
Há dois tipos de banhos de descarrego :
1) Banho de Sal Grosso
2) Banho de Descarrego com Ervas
Banho de sal grosso
Este é o banho mais comumente utilizado, devido à sua simplicidade e eficiência. O elemento principal que é o sal grosso é excelente condutor elétrico e “absorve” muito bem os átomos eletricamente carregados de carga negativa, que chamamos de íons. Como, em tudo há a sua contraparte etérica, a função do sal é também tirar energias negativas aderidas no aura de uma pessoa. Então este banho é eficiente neste aspecto, já que a água em união como o sal, “lava” todo o aura, desmagnetizando-o negativamente.
O preparo deste banho é bem simples:
ü Uma vasilha de louça branca ou ágata
ü 3 ”pedrinhas” de sal grosso em água morna ou fria.
ü Este banho é feito do pescoço para baixo, não lavando os dois chacras superiores (coronal e frontal).
O porquê de não poder lavar os chacras superiores, está ligado ao fato de serem estes chacras ligados à coroa da pessoa, tendo que ser muito bem cuidada, já que é o elo de ligação, através da mediunidade, entre a pessoa e o plano astral superior.
ü Após o banho, manter-se molhado por alguns minutos (3 minutos) e enxugar-se sem esfregar a toalha sobre o corpo, apenas secando o excesso de umidade.
ü Pisar sobre carvão vegetal ou mineral, já que eles absorverão a carga negativa.
ü Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um outro banho ritualístico, já que além das energias negativas, também se descarregou as energias positivas, ficando a pessoa desenergizada, que só é conseguido com outro tipo de banho.
ü Este banho, não deve ser realizado de maneira intensiva (do tipo todos os dias ou uma vez por semana), pois ele realmente tira a energia do aura, deixando-o muito vulnerável.
ü Pode usar a água do mar, no lugar da água e sal grosso.
ü Pode ser feito em qualquer fase da lua
Banho de Descarrego com Ervas
Este banho é mais complexo e menos conhecido do que o de sal grosso. A função deste banho é a mesma que a do sal grosso, só que tem efeito mais duradouro e conseqüências maiores. Quando uma pessoa está ligada a uma obsessão e larvas astrais estão ligadas a ela, faz-se necessário um tratamento mais eficaz.
ü Escolher 3,5,ou 7 ervas (da Vibração Original)
ü Colhendo-as verdes, na lua Nova ou Crescente, na hora planetária (da Vibração Original)
ü Lavar bem as ervas antes;
ü Numa vasilha de louça branca ou ágata;
ü Água FERVENTE sobre as ervas ;
ü 1 vela sobre o pentagrama , em louvor ao Orixá;
ü Tábua ou toalha riscada c/ pemba
ü Espera esfriar
ü Toma primeiro o banho de higienização física,
ü Esse banho NÃO PASSA PELA CABEÇA,é do pescoço p/ baixo,
ü É NECESSÀRIO DEIXAR AS ERVAS (SEM TRITURAR) PASSAR PELO CORPO.
ü Ficar de frente para o cardeal SUL ;
ü Respirar lenta e profundamente
ü Não se enxugar por 3 minutos
ü Melhor dia é (da Vibração Original) ver tabela
ü Pisar sobre pequenos pedaços de carvão vegetal ou mineral( elemento carbono), já que eles absorverão a carga negativa
ü Após o banho, manter-se molhado por alguns minutos (3 minutos) e enxugar-se sem esfregar a toalha sobre o corpo, apenas secando o excesso de umidade.
ü Após o banho, é importante saber desfazer-se dos restos das ervas + os carvões. Aquilo que ficou sobre o nosso corpo, nós retiramos e juntamos com o que ficou no chão. Colocamos tudo num vidro (por ser isolante) e despachamos aquilo que é biodegradável, em água corrente. (sem o vidro é lógico).
BANHOS DE FIXAÇÃO OU RITUÁLISCO
ü ESTE BANHO É SÓ PARA MÉDIUNS
ü Visa precipitar sem maior abundância fluída etérico-físicos (aumentar, facilitar o contato , a ligação, com seu mentor ),
ü Usa ervas da VIBRAÇÃO ORIGINAL + ERVAS DA VIBRAÇÂO ORIGINAL DA ENTIDADE ATUANTE, na proporção 2:1
ü É preparado da mesma forma do banho de elevação
ü Pode ser com água fervente ou dos sítios vibratórios (cachoeira,rio, mar, mina, etc)
Obs.: SE USAR ÁGUA FERVENTE, RETIRA AS ERVAS E DEPOSITA NUMA MATA, SE USAR ÁGUA DOS SITIOS VIBRATÓRIOS, COA ANTES E UTILIZA SOMENTE O SUMO.
ü Pode ser fixado num pentagrama ou hexagrama
ü Cardeal LESTE OU OESTE
ü Não passar as ervas pelo corpo,
ü Só do PESCOÇO para BAIXO,
ü É bom utilizá-lo em dia de Adestramento Mediúnico
Este banho é usado para trabalhos ritualísticos e fechados ao público, onde se prestará a trabalhos de magia, iniciação ou consagração. Este banho é realizado apenas por quem é médium e irá realizar um trabalho aprofundado, onde tomará contato mais direto com as entidades elevadas. Este banho “abre” todos os chacras e a percepção mediúnica fica aguçadíssima.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
ü Apesar do que tudo que aqui foi escrito, vale lembrar que o assunto pode ser aprofundado em vários aspectos.
ü A intenção foi apenas demonstrar a importância que os banhos tem sobre todos nós, principalmente para aqueles que são umbandistas e praticam estes rituais. Além de criar nas mentes daqueles que sejam adeptos da Umbanda, a consciência de que não cultuamos uma religião fetichista, mas uma religião que sabe integrar o espírito com a própria natureza e indiretamente com Deus, com os Orixás e todo o plano astral, porque é isto que eles querem de nós, que sejamos libertos das amarras da matéria e nos voltemos a Eles de maneira mais natural possível.
ü Ao colher as ervas para a preparação banho, sempre tenha em mente a necessidade de estar consciente sobre aquilo que está fazendo (Força da Ação Psíquica). Assim, colhas as ervas de modo consciente, pedido a autorização para colher aquela folha, pois "alguém" é responsável por aquela planta.
ü Sempre colha as folhas em números ímpares e em ordem crescente: uma folha da primeira erva a ser colhida, três da segunda, cinco da terceira, e assim por diante. Caso tenha dificuldade em encontrar as ervas afins para os banhos, utilize-se apenas das ervas solares - as relativas a Orixalá.
Importante :
• Não usar aqueles banhos preparados e vendidos em casas de artigos religiosos, já que normalmente as ervas já estão secas, não se sabe a procedência nem a qualidade das ervas, nem se sabe em que lua foi colhida, além de não ter serventia alguma, é apenas sugestivo o efeito.
• Alguns banhos são feitos com água fria e as plantas são maceradas com as próprias mãos e só depois, se for o caso, adicionar um pouco de água quente, para suportar a temperatura da água.
• Banhos feitos com água quente devem ser feitos por meio da abafação e não fervimento da água e ervas, isto é, esquenta-se a água, até quase ferver, apague o fogo, deposite as ervas e abafe com uma tampa, mantenha esta imersão por uns 10 minutos antes de usar. Alguns dizem que a água quente não é eficiente para um banho, mas esquecem que o elemento Fogo, também faz parte dos rituais de Umbanda. A água aquecida “agita” a mistura, liberando o prana das ervas.
• Acender uma vela e manter-se em oração e concentração, já que se está realizando um ritual.
• Não se enxugar, esfregando a toalha no corpo, apenas, retire o excesso de umidade, já que o esfregar cria cargas elétricas (estática) que podem anular parte ou todo o banho.
• Embora todo o corpo será banhado, à parte da frente do corpo é que devemos dar maior atenção, já que estão as “portas” dos chacras, além da parte frontal possuir uma maior polaridade positiva, que tem propriedades elétricas de atrair as energias negativas e que são eliminadas com o banho, recebendo carga positiva e aceleradora.
BANHOS DE ESSÊNCIAS
ü Pode ser usado em QUALQUER FASE LUNAR
ü Qualquer horário
ü DEVEM PASSAR PELA CABEÇA
ü Coloca-se 3 gotas de uma essência ou combinação de 1 gota de 3 essências em 1 litro de água,
ü O vasilhame deve ser um vidro escuro, para não precipitar os fluidos com a passagem total de luz.
ü Agitar para misturar
ü Mentalizar a cor do Orixá (ver tabela acima)
ü Respirar muito suavemente
ü Esperar os 3 minutos p/ enxugar-se
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