domingo, 15 de janeiro de 2012

Abrindo os trabalhos 

Pedimos agô a Oxalá e aos Setes Orixás, para abrir os nossos trabalhos literários do ano de 2012.
Que Mikael Xangô, as Santas Almas do Cruzeiro Divino, os Caboclos, Pretos-Velhos e Crianças,
possam nos dar a inspiração, os esclarecimentos e a razão,
para que possamos levar adiante os nossos trabalhos.
Que ele possa chegar a todos os cantos deste planeta, não para o engrandecimento de qualquer colaborador deste informativo, e sim para espalhar luzes, conforto, conhecimento
e o bálsamo consolador através de suas linhas escritas.
Que os Exus Guardiões possam reforçar os triângulos de proteção contra os maus intencionados, sejam eles encarnados ou desencarnados e possam queimar todas as correntes de intriga, demanda e perseguição.

Salve o Pai Guiné da Angola!
Salve o Caboclo Pena Branca!
Salve todos os Guias e Protetores que formam a cúpula espiritual deste trabalho.
Assim, eu Itayubá, em nome de todos os colaboradores, com o sagrado agô da  Corrente Astral de Umbanda,
damos por aberto o Informativo Aba Tinga


Resumo dos ensinamentos do Mestre Aramirim.

Nestas páginas apresentamos os ensinamentos de Mestre Aramirim, durante o ano de 2011, onde são abordados assuntos importantes, como a missão dos Exus Guardiões junto às humanas criaturas e suas funções no terreiro; o comportamento das Entidades de Yori e o que fazer para se manter um terreiro com honra e honestidade. Esclarece dúvidas quanto a mediunidade, sincretismo, iniciação, magia, preces, e outros assuntos ligados ao atual movimento umbandista.

Mestre Aramirim enfatiza a necessidade da mudança interior que deve passar todo médium de Umbanda, e deixa em cada parágrafo, o seu alerta de sempre, quanto ao fiel cumprimento das Leis da Umbanda.

Mestre de Iniciação da Umbanda Esotérica da Sagrada Raiz de Pai Guiné, discípulo direto de Mestre Yapacani e grande colaborador do Aba Tinga, Mestre Aramirim nos brinda com textos claros e coerentes com a sabedoria de quem “bebeu” da fonte das águas cristalinas de Itacuruçá.

Deixemos as idéias preconcebidas e mergulhemos nos ensinamentos desse querido mestre.

Bons estudos!


Conversando com o Mestre Aramirim / no salão

Discípulo: Paz, Luz, Amor e Harmonia sempre, meu caro Mestre Aramirim.  Peço a sua benção! Como vai o senhor?
MestrePaz e luz para você também, caro filho, amigo e irmão. Seja bem vindo! Pai Orixalá o abençoe agora e sempre. Dentro da Bondade e Misericórdia de nosso Pai Supremo, Senhor dos Mundos e de todos nós, estou bem. Espero que também você também esteja bem.

Discípulo: Muito bem e agora melhor, por poder estar aqui mais uma vez e poder conversar um pouco com o senhor. É um prazer enorme revê-lo e poder ouvir as lições de vida que me ensina sempre.  Com toda sinceridade de meu espírito afirmo que depois que comecei a colocar em prática tudo que tenho aprendido me tornei uma pessoa bem melhor e muito mais feliz. 


Mestre: Fico muito contente em vê-lo tão bem com este reflexo no seu rosto tranqüilo.  Você está enquadrado dentro do que afirmou o Senhor Jesus, Nosso Pai Orixalá: “Bem-aventurados os humildes.”



Caro filho, tenho certeza que você é realmente uma pessoa comprometida, com o que é certo e correto dentro da nossa Umbanda. É um leal e honesto cumpridor dos Compromissos do Aceito e também o que foi feito no seu Ritual Sagrado de Iniciaçãoquando estava ajoelhado aos pés da réplica da Santa Cruz da Corrente das Santas Almas Benditas do Cruzeiro Divino, existente no Astral Superior. 



Discípulo: Aprendi nos transcorrer destes anos de vivência, aulas e instruções que o senhor me doa gratuitamente, a estar sempre bem. Lastimo que outros irmãos e irmãs que tiveram a oportunidade que tenho, jogaram praticamente fora suas doações e partiram para invencionices que dão status material, mas não espiritual, Enfim é como diz a Lei: “Cada um sabe de si e Deus de todos.
Mestre: A vida na Terra é assim mesmo, pelo menos por enquanto. Mas o que quer saber hoje? Espero estar à altura para responder.

Discípulo: O senhor podia me falar algo sobre Magia de Umbanda?
Mestre: Ela é a aplicação da vontade humana dinamizada sobre as forças vitais da natureza. Você deve, como um verdadeiro iniciado, estudá-la cuidadosamente, sem fanatismo tolo e doentio, e tudo sob a tutela do Astral e de nós que somos um pouco mais experientes do que você e temos um tempo de serviço na Umbanda Esotérica mais longo.

Discípulo: O que preciso mais fazer?
Mestre: Meditai sobre tudo que vier para você neste caminho. Tenha calma. Não aceite nada de ninguém sem que tenha certeza do que é certo e o que é errado. Veja bem o que é real e o que é ilusão. O real é a Magia e a ilusão é a mágica que alguns usam para impressionar e prender seus filhos junto a si.

Discípulo: Qual é a maior virtude do mago ou do magista umbandista?
Mestre: Crença absoluta em Deus. Muito estudo e conhecimento, muita força de vontade, desejo forte, poder mental, concentração correta e absoluta e muito silêncio sobre tudo.

Discípulo; Qual o maior perigo?
Mestre: Infelizmente, o que mais vemos no nosso meio é vaidade, orgulho, prepotência, grosseria, agressividade, ganância e grande necessidade de se destacar no mundo, mais do que o normal.
    
Discípulo: Rogo sua permissão para mudar de assunto.  Embora este tema seja muito bom, esclarecedor e mesmo fascinante.  Para não tomar muito o seu tempo rogo que me esclareça algo sobre preces na Umbanda.
Mestre: Só este assunto dá para se fazer uma palestra de horas a fio. Mas, vamos lá. Prece é fascinante para quem gosta e acredita nela. Tem muita gente que não reza, pois acha que é perda de tempo. Outros pregam que o que é ou será, independentemente das preces.

Para o bom observador, sempre atento ao que vem de cima é uma prática de alto valor. É o que muitos chamam de “falar com Deus e sua Sagrada Hierarquia”.

Para se ter êxito nesta valorosa prática é preciso querer de verdade usá-la. Não será imitando papagaios falantes que conseguirá realmente o que busca. É preciso ter a mente, o coração e as posturas corretas: vejamos algumas citações sobre este assunto bendito:

“Quando orardes, não vos assemelheis aos hipócritas, que afetadamente, oram em pé nos templos e nos lugares públicos para serem vistos pelos homens – Digo-vos. Em verdade, que eles já receberam sua recompensa...” (Marcos: VI: 5-8)

“Quando vos aprestardes para orar, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que Vosso Pai, que está nos céus, também vos perdoará os pecados”  (Marcos, VI: 25 e 26).

 Quando você sentir que faliu diga de coração mais ou menos o seguinte:
“Meu Deus, eu errei por orgulho, por egoísmo e por falta de amor e caridade; Dai-me forças para não falir de novo e coragem para a reparação da minha falta.”

Peço sua permissão para dar-lhe uma base, ensinando uma prece.  Por favor, preste bem atenção nas palavras e no sentido das mesmas e fins que se destina:

“Pai Supremo, Senhor dos Mundos e de todos nós, Senhor Jesus nosso Pai Orixalá da Umbanda, Mãe Mariah de Nazaré, Senhores Orixás, Guias e Protetores, eu estou aqui para agradecer primeiramente pela minha vida e pela vida das pessoas que amo e trago junto ao meu coração.

Agradeço por tudo e por todos, pelos dias que estou vivo na Terra, por tudo que tenho e por todos meus irmãos terráqueos. Pela minha saúde e a saúde de meu familiares e amigos. 
         
Agradeço pelos meus olhos que vêem, quando tantos estão cegos. Pelos meus ouvidos que ouvem, quando tantos estão surdos; pela minha boca que fala, quando tantos estão mudos. Pelos meus membros perfeitos quando tantos são aleijados ou deficientes. Pela saúde da minha mente e do meu coração que funcionam muito bem.

Agradeço por ser livre quando tantos irmãos estão presos a teia sinistra do ódio, da vaidade, do orgulho, do crime, dos vícios das drogas e do álcool.

Rogo, Senhor, pela paz do mundo e êxito e felicidade de nosso planeta Terra.  Peço pelos doentes e sofredores do mundo, doentes do corpo e do espírito.

Imploro por todos os povos e raças. Pelas religiões positivas e seus fiéis. Peço pela nossa Pátria Brasileira, pelo meu bairro, pela minha rua, pelos meus vizinhos, pelos membros da minha família, estejam onde estiverem agora e sob quaisquer condições.

Peço por todos que encarnam e desencarnam e seus familiares. Pelos que estão em sofrimento do outro lado da vida.  Também por todos que viajam por essas estradas afora para que cheguem a seus destinos em paz e com saúde.

Pelos doentes em casas, nos hospitais, nas ruas, nos asilos, nos orfanatos e em qualquer lugar.  Para os verdadeiramente arrependidos nas penitenciárias ou nas cadeias públicas das cidades. Por todos que neste momento estão em estado terminal de vida.

Peço luzes muitas luzes para todo o Astral e seus membros. Ainda, rogo, por todos que merecem e os que também não merecem, pois não sou juiz e nem carrasco de meus irmãos.

Salve o meu Orixá Ancestral, Guia Protetoe Guardião da Lei que me protege dia e noite e noite e dia na minha vida profana e templária.  Amém.”

Mestre: Veja que ela não é decorada e sim falada com o coração. É uma espécie de intuição e inspiração que cai sobre todo aquele que neste nosso caminho age o mais corretamente possível e é lógico que ele fala de todos os planos da vida e seus viventes.

Discípulo: Mestre, agora gostaria de saber qual é a principal missão dos Senhores Exus Guardiões junto a nós?
Mestre: São inúmeras, mas podemos dizer que, ninguém aqui pela Terra sabe tudo sobre eles. Tudo que o que lemos, ouvimos e vemos não é tudo sobre eles.

Discípulo: Eu sei que os Senhores Exus e a Senhoras Pombas Giras se apresentam em três Planos de Evolução. Os mais graduados acompanham os Orixás Intermediários, os de média evolução acompanham os Guias e os de menor evolução acompanham os Protetores da nossa Umbanda. Cuidam da segurança de nossos terreiros e dos médiuns corretos.
Mestre: Todas as religiões positivas têm seus Guardiões mesmo que seus adeptos não acreditem nisso. A grande finalidade de uma Gira de Exu é de descarregar energeticamente os médiuns e o próprio templo.

Do lado invisível aos olhos comuns eles possuem varias obrigações e missões sendo que algumas são muito difíceis. Conforme seu grau evolutivo recebe suas ordens de trabalho na Terra e na parte Astral também.
Para poderem trabalhar com acerto e dedicação, na citada missão, precisam contar com nosso apoio, nossa tranqüilidade, honestidade e até mesmo de nosso grau de conhecimento e cumprimento da Lei, mas tudo, absolutamente tudo de forma positiva como já lhe falei.

Qualquer desvio de conduta do médium ou dos médiuns vai refletir no grupo todo, pois semelhante atrai semelhante. Se o médium é rancoroso, briguento, irado, nervoso, desonesto, cheio de ódio, recalcado, orgulhoso e vaidoso pode-se ver, ao vivo, de que grau, que tipo é o exu que o acompanha. A vaidade em excesso e a soberbia vai originar a presença de um kiumba que passa por exu cavalgando este dito médium.

Pelos fatos e atos e pelo o que sai de sua boca podemos, como bons observadores não fanáticos, ver realmente o que muitas vezes o médium que o está servindo não quer ver, e o pior, não aceita o conselho de quem sabe mais do que ele.

Recordemos que não somos invulneráveis e sim espíritos endividados carmicamente, frágeis aos ataques do inteligente sombrio e das trevas. Sabemos que nossa energia vital quando não bem conduzida e entendida fica exposta a fome do astral inferior. Ela é sugada e o médium vampirizado. A solução é uma só: mudança urgente de modo de pensar, sentir e agir, mas para isso é preciso jogar no lixo o desastroso orgulho e sua tresloucada irmã a vaidade.

Discípulo: Mestre, o Exu pode comandar e decidir tudo no terreiro?
Mestre: Claro que não!

Discípulo: Por que fazem assim?
Mestre: Meu filho, esses ”Grandes Médiuns” acreditam receberem os seres mais extraordinários do astral. Suas entidades sabem muitas coisas e quem sabe tudo mesmo é o seu Exu. Chegam até colocar o mesmo para liderar e comandar o terreiro e tomar decisões importantes.

Veja caro filho, quanto estamos atrasados, pois nós não temos o potencial necessário que eles têm. Não recebemos esse grande espírito super iluminado que é o Exu que foi faraó, mestre dos mestres, condutores de povos, magos espetaculares, médicos, matemáticos, psicólogos nos guiando e determinando tudo em nossas vidas.  Quem mandou não termos méritos?

Esses maravilhosos médiuns, “melhores” que Matta e Silva, Zélio Fernandino de Moraes e Chico Xavier, acreditam piamente serem salvadores do mundo e assim são capazes de agredirem a tudo e a todos que não se curvarem as suas ordens e decisões ou mesmo não concordarem com suas revelações maravilhosas.

Discípulo: Por favor, Mestre, me esclareça mais sobre este tema.
Mestre: É coisa bastante difícil tocar neste assunto. Peço que se recorde que o Mestre Matta e Silva passou maus momentos e sofreu terríveis perseguições por falar e apontar a verdadeira posição, a função real, e postura dos Exus no nosso meio.

O tempo vai passar e um dia tudo vai chegar ao lugar de qualquer maneira.  Mas para os “sábios da Grécia”, esses luminares da mediunidade, que estão reencarnados e que brilham mais do que o Cruzeiro do Sul, esses que não aceitam que LEI de Umbanda é LEI e nunca uma simples regra, como as que foram criadas pelos escolhidos da Esfinge e das Pirâmides.

A Mãe Umbanda exige méritos. Cobra verdadeiros cumpridores de ordens vindas de cima, ou seja, REALMENTE VINDAS DO ASTRAL e não as criadas pelos “sábios” de plantão. Ela exige médiuns cônscios e responsáveis que sabem que não se pode virar o Triângulo de Umbanda de cabeça para baixo sem pagar, muito caro mesmo, mais hoje ou mais amanhã.

Nós todos devemos observar que as “palavras são palavras, nada mais que palavras”quando são portadoras de subterfúgios, desculpas e más intenções.

Temos falado e ensinado há muitos anos no curso para Iniciantes e depois no de Iniciados, de vários graus, esta Lei.

Infelizmente dá para gente perceber que tem gente que não está interessada em esclarecer os novatos, pois quanto mais “tapados” ele forem dentro deste assunto, melhor.

Para encerrar, gostaria de lhe alertar:
A Umbanda não é um festival de astros e estrelas de cinema, nem estação de parada e vivencial de orgulhosos e vaidosos que não aceitam serem contrariados.   Também não é lugar de invencionices e inversões feitas encobertando segundos interesses.

Umbanda não é lugar de aventuras e de incorporações de Mestres Orientais ou Avatares disfarçados de Guardiões de Quimbanda.  Não é impossível que um ou outro e pode até ser que enfiou os pés pelas mãos MAS ISSO NÃO É COMUM.

As coisas, meu filho, são tão simples, no caminho certo e essas incomodam aos Grandes Magos de plantão em muitos terreiros do Brasil.

Quero Finalizar repetindo as palavras do Grão-Mestre Matta e Silva, Yapacani: “POBRES ALMAS QUE DAS BRUMAS AINDA NÃO SAIRAM”. Acrescento ainda as palavras de um verdadeiro Exu: “Tem gente por aí que brinca de chefe de terreiro, só porque não teve uma infância feliz”.

Fuja sempre dos ILUMINADOS de plantão. Esses não têm nada mesmo para dar, nem para eles próprios e nem para você.  Eles se escondem atrás de disfarces mediúnicos e enganam os outros e a si mesmos.

Discípulo. É como diz um velho ditado, mestre: ”Em terra de cego quem tem um olho é rei.”
Mestre: Guarde sempre isto: nunca, mas nunca mesmo, inverta a ordem do Astral Superior, pois se assim fizer, pagará muito caro e sentirá na sua carne o ditado do Senhor Jesus, Pai Orixalá: “Haverá choro e ranger de dentes”.

Discípulo: Mestre, como deve ser uma Corrente Mediúnica de um bom templo de Umbanda.
Mestre: Tema difícil este. A verdade verdadeira” como se diz, fere como se fosse um punhal, o coração de certos “iniciados” que perderam o rumo certo do que lhes foi ensinado corretamente e honestamente.  Eles, tocados por seus motivos particulares, pela teimosia, pela vaidade e pelo orgulho trocaram o seu Juramento Sagrado por seus outros motivos.

Permita-me, caro filho, lembrar a você a bruxa da historia da Branca de Neve, que via o seu próprio rosto, todos os dias, no espelho e perguntava “Espelho, espelho meu, existe alguém mais linda do que eu? Na vida de terreiro tem alguns médiuns que perguntam todos os dias para si mesmos: Espírito, espírito meu, existe alguém mais médium do que eu?   Existe alguém mais competente, mais garboso, mais culto, mais bem assistido espiritualmente e com tantos conhecimentos? Tem alguém que tenha guias espirituais tão maravilhosos como eu?  Tem alguém, nesta religião de umbanda, que tem o Exu mais importante, mais forte, e mais sábio do mundo que é o meu?” Claro que não. Eu sou o melhor pois sei tudo e não preciso de ninguém.

Discípulo: O que se faz necessário para se manter um Templo, um Santuário ou um Terreiro de umbanda de pé, com honra e honestidade? 

Mestre: A primeira coisa é expulsar do nosso meio aquilo que no mundo profano é chamado de “bajulação e papaizada ou mamãezada”.



Não é porque fulano é colega ou porque estudou com o médium que é líder do grupo; porque é cunhado ou irmão consangüíneo; porque praticou esporte com esse líder; quebrou vários “galhos” dele e de sua família; porque é político de renome; irmão de confraria mística; porque emprestou dinheiro; avalizou o carro do médium-chefe ou facilitou outras coisas mundanas; porque é colega de bebidas e festas, onde a liderança estará, em almoços ou jantares; por ser  parceiro de jogo de baralho, etc. é que isso vai dar em mediunidade atuante, em receber guias fantásticos, e principalmente em doação de grau iniciático.



MEDIUNIDADE É COISA SÉRIA e KÁRMICA e não troca de gentilezas. Não é “AÇÃO ENTRE AMIGOS” e muito menos produto de transações comerciais.



O desrespeito a essas determinações do Plano Superior leva muita gente, com o passar do tempo, a ter problemas psíquicos, neuroses, fobias, doenças mentais e até em coisas piores.



Para um Templo se manter de pé terá de cumprir as ordens e seguir disciplinas dadas e cobradas pela Cúpula Astral de Umbanda, esta que não faz aconchego e nem conchavo com certos médiuns e seus “orixás” Orgulho e Vaidade; seus “guias” Prepotência e Estupidez e seus “exus” Irresponsável e Perturbado.



Para se manter em pé e bem cumprir a missão ele tem de estar realmente apoiado nas vigas mestras: Amor ao Próximo, Paz, Luz, Harmonia, Honra, Disciplina de Rito, Dignidade e Sentido de Justiça sem corrupção. Essas são reais e sustentam, apóiam e seguram realmente o bom trabalho feito com Jesus.

Essas vigas mestras têm de estar sempre em pé, firmes e constantes. Seus alicerces precisam também estar muito bem para que possam cumprir a missão de amparar tudo.  A ferragem, cascalho, ferros, neste caso, devem ser feitos pelas Lições de Jesus e seus exemplos; assim também de extratos da vida dos grandes líderes, dos grandes seres humanos que sempre lutaram e se sacrificaram para que o Antigo Aumbhandan permanecesse vivo no Astral, nesses séculos todos. 

A LEI DIZ: A MISERICÓRDIA ABSOLUTA DE DEUS SÓ ESTÁ VIVA AONDE SE CUMPRE A LEI COMO ELA É E COMO DEVE SER. 


Discípulo: Mestre, às vezes fico pensando no que está sendo ensinado aos chamados candidatos a médiuns na nossa Umbanda Esotérica por este nosso Brasil afora: realidades, sonhos, ilusões, fantasias, crendices ou fetiches? O que será dela no futuro? 

Mestre: É difícil falar sobre este tema. Também eu fico a imaginar a reação dos “vendilhões dos templos” tão citados pelo Senhor Jesus, quando tomam conhecimento do que pudemos nesses quatro anos e meio lhe passar. Em vários terreiros, existe a crença de quanto mais fanáticos e cegos forem os “cegos” melhor porque dão menos trabalhos e fazem menos perguntas.



O perigo disso está na cobrança cármica que é algo nada desejável para os vendedores das chamadas perdidas ilusões. Pobres irmãos, tão necessitados da verdadeira Luz de Aruanda.



O que eu posso fazer?  Só posso mesmo é rogar por eles para que acordem enquanto é tempo.



Muitos são os irmãos nossos deste caminho que são retratos vivos de uma figura simbólica do Jogo do Tarô, a carta de número 22, O Louco. Esta mostra um indivíduo que vai caminhando em direção a um abismo na sua frente e não o vê. Ele está deslumbrado!  Assim só vai olhando para cima sem ver a realidade do caminho. Veja que ele traz amarrado num bastão uma sacola que contém o pouco que conseguiu ganhar de conhecimento e experiência, dentro do espiritual como também na vida material. Veja que um cão – símbolo dos melhores e verdadeiros amigos deste homem tenta puxá-lo para trás, mas em seu desvario ele segue firme em direção ao despenhadeiro. É só questão de tempo. 



Discípulo. É triste tal situação. O preto-velho que misericordiosamente e carmicamente me assiste, me mostrou que eu ia cair no abismo. Graças a Deus acordei a tempo. Joguei fora minha sacola de ilusões e busquei um caminho melhor que possui também algumas pedras e obstáculos, como todos deste mundo ilusório da matéria, mas não tão grandes e pontudas como as que eu vi na estrada antiga que caminhava. 

Mestre: Comigo também foi assim e olha que não tinha muitas pedras e espinhos. Tive uma luz que me foi doada por um casal de pretos-velhos era como  um farol. E, neste novo rumo, por mim tomado, fui guiado por um autêntico Mestre de Iniciação e Sacerdote chamado Yapacani e de nome de batismo: Woodrow Wilson da Matta e Silva.



Em suas primeiras aulas a mim e minha esposa, doadas, sem me cobrar nada material, ele nos exigiu prudência, boa vontade, e melhor uso de nossa então larga experiência de terreiro. Mostrou-nos a necessidade de expulsar de nossas vidas o “Câncer do Espírito”, o maior inimigo do homem e de difícil extinção: o egoísmo. Isso é algo nada agradável para a maioria.



A pergunta é: quem tem a coragem e o desprendimento para largar tudo e começar de novo?  Quem é capaz de expulsar seus amigos mais íntimos e constantes o estúpido orgulho e sua filha vaidade?



A maioria, infelizmente pensa que o grande sucesso é ter bastantes filhos de terreiro e o resto? Para esses, caro discípulo, é resto mesmo. 



Discípulo: O senhor poderia me dizer o que seria realmente bom para formar um ótimo médium de Umbanda Esotérica? 

Mestre: A primeira coisa é saber quem é médium e quem acha que é médium e de quem quer ser médium de qualquer maneira. Agindo assim evitará à prática comum do incentivo a criação do animismo vicioso. 



Discípulo: Uma das coisas que me preocupa neste meio é aquela afirmação, dos nobres irmãos kardecistas, de que todo mundo, de alguma forma, é médium. Com isso vemos terreiros cheios de gente vestida de branco e em pouco tempo vemos também uma boa parte ir embora. 

Mestre: Infelizmente, isso acontece demais no meio umbandista. Sabemos que nem todo mundo é médium. Algumas pessoas sentem algo, mas isso não significa que vão receber espíritos. Tem até quem consegue ficar sugestionado, pelo líder do grupo que só quer terreiro cheio, símbolo de status para ele, o que não condiz com realidade.



O problema está no que deixou escrito o nobre Kardec, no seu Livro dos Médiuns, cap. XIV, pg 166 (21ª edição) e que é de conhecimento de muita gente, afirmando que todo mundo ou que todas as pessoas são médiuns.

Nós sabemos que ali, (e isso com o nosso grande respeito) vemos que ele começa afirmando uma coisa de uma maneira vaga e no final muda numa espécie de retificação quando afirma acima: “Todo aquele que sente num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium.” E mais abaixo: “Todavia, usualmente, assim só se qualifica aquele em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva etc”

Ora, não obedecendo isso, mediunidade virou uma festa e como se diz por aí: “tome médium para cima e tome médium para baixo e para os lados também”Quanto mais médiuns, mais famoso fica o terreiro e principalmente quem o dirige.

É comum ver-se a tentativa de fabricação de médium, em muitos terreiros. É um tal de “roda gente pra aqui, roda gente prá lá” e nada. E logo vem a voz de quem comanda meio preocupado em perder mais um no seu grupo:
- “Firma, firma, firma! Você não está firmando direito! O seu problema e é que você não tem fé em Deus! Está vacilando muito! Vai ver que não está tomando os banhos de descarrego que lhe receitei”.  E então é um tal de tomar banhos, defumações, etc., etc., etc., e um tal comprar ou fazer guias para colocar no pescoço. Tem até aquelas que são vendidas na Bahia, outras nas barrancas do Rio Amazonas, guias dos pajés, indígenas, que estão por este Brasil afora vendendo as mesmas.

Ainda tem o bate palma e tem até quem usa tambor ou atabaques para forçar a descida do que não existe e do que não desce. E o líder não quer saber de desculpas a culpa é dos outros não dele, pois ele é infalível. O que quer é mais médium na corrente da casa, pois repito isso dá status, é um tal de ir nas encruzilhadas e faz oferendas e toma banho disso e banho  daquilo (o pior é que geralmente isso custa um bom  dinheiro do pseudo médium) e nada.  O problema é que ele ou ela nunca foi médium. E assim nasce mais um no meio de tanto anímico vicioso no Brasil Umbandista que vai sofrer ou fará os outros sofrerem.

Discípulo: Continue Mestre, fale mais sobre esse tema.
Mestre: Temos três classes de médiuns de incorporação nos terreiros: a primeira classe de médiuns são os missionários, que são raríssimos. Esses recebem Orixás Intermediários e Chefes de Legiões, (exemplo W.W. da Matta e Silva, o Grão Mestre Yapacani).

A segunda classe de médiuns são os evolutivos, que também são raros. Esses recebem Guias Espirituais e Chefes de falanges.

A terceira classe de médiuns, os Probatórios, que são comuns. Esses recebem somente Protetores.

E completando esta hierarquia, temos os ANÍMICOS que se dividem em: naturais, doentios e viciosos.

Os anos a fio de trabalho correto, honesto e digno, sem visar segundos interesses levam alguns médiuns do Grau Probatório irem para Evolutivos, mas não é coisa corriqueira, pois isso vai depender também da vida fora do terreiro, em tudo mesmo. A mudança não é dada por líderes vaidosos e orgulhosos e cheios de trucagem e por suas entidades bem similares.

Do Grau Evolutivo para Missionário depende de muitas vidas, de muita mudança em, absolutamente tudo, para melhor.

O resto?  O resto, o que afirmam por aí é uma ilusão que só os tolos acreditam. Querer subir de Grau é preciso realizar muito dentro do campo umbandista e não na mistura de várias filosofias, religiões e escolas esotéricas, que respeitamos muito. Afinal estamos falando é de Umbanda Esotérica e não de outros assuntos esotéricos. Fora disso, caro filho, é a mais pura ilusão.

Sabemos que nesses caminhos existem pessoas excelentes, em todos os sentidos, mas essas não vão nunca mexer com a Magia Secreta de Umbanda, e então eles não precisam desses graus iniciáticos citados.

Discípulo: O que podemos classificar como animismo e o maior mal que ele pode fazer?
Mestre: É comum uma espécie de excitação psíquica, de sugestão mística, de “fanatismo” espirítico e é isso que está pouco a pouco liquidando a real mediunidade.  Raros são os médiuns de verdade e que ainda podem ser encontrados pelo Brasil afora.

É preciso que nós, os umbandistas reais vejam e aceitem sem vaidade ou egoísmo que este quadro existe e mostra quanta gente abandonou os terreiros, depois de ficar fazendo coisas daqui e dali e lá no fundo ficou cheio de dúvidas sérias, sobre seu próprio caso dito mediúnico 

Discípulo: Realmente isso está acontecendo nos 4 cantos de nosso imenso país.
Mestre: Para melhorar isso é preciso que o médium comandante realmente esteja preparado para tal missão e esse preparo tem de vir de “cima” e não dos lados e de forma forjada.

O médium tem de ser realmente identificado através do selo mediúnico, ou mesmo ver se ele ainda está escondido no corpo astral da pessoa, e isso só é visto por uma Entidade no nível de Guia mesmo e não por outro anímico vicioso. Se for mesmo, deverá começar um verdadeiro curso de médium, no caso da Umbanda Esotérica, com aulas praticamente obrigatórias, dadas pelo chefe do terreiro e pelos médiuns mais velhos, escalados para essa missão, pelo chefe espiritual do Terreiro.


Isso é uma missão correta para coisa correta, de gente correta e nunca mais uma aventura dos vaidosos e orgulhosos de plantão no meio, que não querem preparar aulas, pois estão muito preocupados com seus bens materiais. Esses se julgam tão extraordinários médiuns e maravilhosos receptores do mais alto astral que acham que recebem espíritos de tanta luz que não precisam preparar aula nenhuma nem nada. É o famoso sabe tudo.



E ainda tem aqueles que são incapazes de montar um polígrafo de aulas para facilitar a vida de seus médiuns. 



Discípulo: Como o senhor vê o chamado sincretismo? 

Mestre: É um assunto complicado e delicado mesmo com a passagem do tempo.



Segundo consta é que os nossos irmãos africanos só podiam cultuar seus Orixás, seus deuses, em paz, se os disfarçassem de santos da Igreja Católica, representados em imagens. Isso trouxe para a maioria do público ligado as coisas de Umbanda e também ao catolicismo, de alguma maneira, a idéia que os nomes dos orixás são os nomes desses santos em língua nagô e assim acreditam realmente que São Jorge é Ogum, São Sebastião é Oxossi, Mãe Maria de Nazaré é Yemanjá etc.



Sabemos que, para muitos médiuns de nosso meio umbandista elas servem de elo de ligação, entre eles e suas Entidades. Elas são para esses, apenas ponto de ligação e fixação de suas mentes e até de sentimentos.



Orixás nunca tiveram vida física na Terra e nunca vieram pessoalmente nos terreiros. No Candomblé, por exemplo, não baixam espíritos. Ali eles são chamados de eguns. Os que baixam são as energias dos Orixás e essa fazem o iniciado cair em transe o que é bem diferente de incorporação na Umbanda. Esses não falam, não dão consultas e apenas dançam seu ritmo, conforme sua nação, debaixo do toque dos atabaques o que é feito só com as mãos.  Não fumam, não bebem e não riscam pontos. Eles trabalham com uma manifestação de um espírito de Erê, que representa uma alma pura. Este é um porta voz, mensageiro do Orixá. É através deste que o Orixá dá o seu recado, passa mensagens.



Ali também exu não incorpora. Este emite apenas sua energia para seu iniciado próprio. 



Discípulo: Tenho notado que uma boa parte de médiuns acredita que a Umbanda é uma creche pois ali  estão as crianças  que morreram atropeladas, caíram no buraco ou da varanda,  morreram com doenças graves,  etc. 

Mestre: Isso leva a um teatro, com alguns bons atores portadores de animismo vicioso e toma choro, berros e lágrimas de supostos espíritos procurando “carrinhos e bonequinhas que o sinhozinho tomou. Outros não falam pois o capataz da fazendo cortou sua língua. Outros dizem serem cegos porque viram o que não deviam ver e tem até quem acha mesmo que recebem um espírito de criança que chora e chora porque quer mamar, quer biquinho, quer bolinha. E mais impressiona é uma menininha “incorporada” sentada no chão, interpretando numa linguagem truncada e embolada com erros de linguagem. E como tem quem acredita nisso. Enfim  só existe isso porque tem quem gosta.



O pior é que existem até os rebeldes que jogam balas na assistência, despeja refrigerante no chão. Vi certa vez um que arrumou uma vasilha, colocou farinha, açúcar, balas, chocolate, sal e vários tipos de refrigerantes. Colocou a mão dentro amassou, amassou, e depois jogou no público, dizendo ser um forte descarrego. O mais interessante que em mim e minha esposa ele nem chegou perto. Por que será? Seria o medo de ser desmascarado? Enfim é como diz a Lei: “A cada um de acordo com sua obra”.

Discípulo: É verdade mesmo. Eu fui certa vez num terreiro e vi um anímico que recebia bebê de colo. 

Mestre: A verdadeira criança de Yori comporta-se com apenas ares infantis e certa agudez pronunciada da voz, mas isso é causado devido ao plexo energético que utilizam e que se situa na área da garganta, o chamado Plexo Laríngeo.

Discípulo: Agradeço muito ao senhor por mais esses esclarecimentos. Lastimo que fatos como esse sejam “prato feito” para nossos irmãos de outras religiões, principalmente as evangélicas, abrirem “guerra” contra a Umbanda, principalmente na sua prática mediúnica, como se em toda prática fosse igual, cheia de ignorantes, “possuídos pelo demo”, fábrica de malucos e empregados e incorporados pelos demônios de plantão. E de quem é a culpa? Acho que da ignorância, da vaidade, do orgulho e dos irresponsáveis que buscam status dizendo ter tantos médiuns, como se isso fosse realmente importante. Já diz um ditado antigo, Mestre: “Antes só do que mal acompanhado”.
Mestre: Meu filho essa coisas nos dão vontade de chorar e em outra hora rir. Como vemos e sabemos que vários chefes de terreiro só recebem o Pai Vaidade, o Caboclo Orgulho e a criança Cegueira Espiritual e Física.  É duro a gente ver a ignorância e a má vontade cercada de estúpido narcisismo. Veja porque tem gente neste meio que tem pavor dos livros do Mestre Matta e Silva e creia que se pudessem tocariam fogo neles exterminado a verdade verdadeira.

Discípulo: Por que é tão difícil um acordo entre os seres humanos, até mesmo no nosso meio umbandista?
Mestre; Um dia um Mestre mais antigo me deu umas mensagens para ler e delas guardei com carinho algumas e delas vamos tentar tirar algo bom para você:

“Fácil é chegar-se a um acordo com o ignorante;
mais fácil, ainda com o que sabe distinguir as coisas;
mas, aos homens enfatuados, com um saber insignificante
nem Cristo Jesus é capaz de convencer.”

Conhecer é saber, e a sabedoria leva a Justiça. A Verdade está acima de todas as opiniões e de todos os partidos. O ignorante é como o cego que não a vê.

Discípulo: Realmente. Isso é a pura verdade. O Senhor pode me dar agora mais alguma coisa real sobre iniciação no nosso meio?
Mestre: Vamos lá: Para tal é necessário que você esvazie por algum tempo sua mente de qualquer ilusão tal como Ele como sendo uma Porta Milagrosa, que vai resolver todos os seus problemas íntimos e físicos.


No caso da Umbanda Esotérica ela é totalmente diferente de outras Iniciações existentes e bem faladas pelo mundo a fora. Ela só é positiva se o iniciando colocar-se a vontade e mudar muita coisa na sua vida. O Senhor Jesus afirmou que não se deve colocar remendo novo em vestido velho e nem vinho novo em odres velhos. Então o candidato deve mudar o modo de pensar, de falar e de agir, tudo para melhor. Se não for assim teremos na realidade, mais um fantoche vestido de branco e com um título. Apenas isso e nada mais. Iniciação significa MUDANÇA na maneira de viver no mundo profano e no nosso mundo esotérico.

Discípulo: Como o mestre ou o sacerdote deve proceder com o candidato a iniciação após ter absoluta certeza que este está realmente pronto para tal responsabilidade?
Mestre: Após, uma lenta, atenta, rigorosa e despistada observação, durante um bom tempo do candidato-neófito, tendo-se a capacidade de medi-lo será fácil perceber seus pensamentos, seus sentimentos e suas ações na vida profana, familiar, social, profissional e no terreiro, busca-se da Entidade-Chefe a autorização par dar-lhe um curso preparatório para sua nova função templária e profana.

Reconheço que pelo Brasil afora alguns irmãos são os “negativos” de plantão e que estão sempre prontos para bloquear as verdadeiras ordens vindas do Real Astral do Aumbhandan. Esses estão mais preocupados em apontar erros e mais erros daqueles que foram Iniciados e que juraram voluntariamente a fidelidade aos seus pais-de-santé e com o passar do tempo acharam bem melhor serem perjuros. Cada um sabe de si e Deus de todos.

Este assunto merece reflexão e para que você possa entender os porquês dos meus cuidados peço sua permissão para citar o seguinte:

1. “Com a mesma medida que aferires aos outros sereis aferidos”
2. “A palavra do homem será o seu fardo.”
3.  “Condutores cegos, que coais um mosquito, e engolis um camelo”
4. “Todo aquele se eleva será rebaixado e todo aquele que se abaixa será elevado”
5. “Guardai-vos dos falsos profetas, que vem a nós com vestido de ovelha e dentro são lobos vorazes”.

Mestre: Caro amigo, ficamos por aqui. Quero apenas salientar que raríssimo é aquele que faz o que estamos fazendo neste nosso bate-papo umbandístico mensal e em nessas aulas quinzenais, onde os instrutores reais estão no Astral e nós somos apenas monitores. Espero que use tudo isso para o bem comum e logicamente de todos os seus médiuns.

Rogo que você sempre procure se lembrar, de alguma forma bem positiva, dos porquês que caiu a Lemúria e a Atlântida e com elas nosso Aumbhandan — o Conjunto das Leis de Deus. E porque existe tanta dificuldade, nos dias de hoje para cumprir as Leis doadas e impostas por Nosso Pai Supremo. Será que aqueles de lá estão hoje aqui, reencarnados, com suas artimanhas e com suas más atitudes? Outra vez a ganância de tudo, impedindo a evolução dos atuais Templos da nossa Umbanda Esotérica, o Aumbhandan? Caso para se pensar e meditar.

Discípulo: Mestre, estou nesses quatro anos e meio seguindo com carinho, amor e responsabilidade tudo que o senhor me doa. Reconheço seu esforço. Já estou fazendo isso também. Assim como o senhor buscou e vasculhou nas suas horas de lazer eu estou fazendo o mesmo. O velho dito popular alerta a todos: Quem não pode com mandinga não carrega patuá”.

E como o senhor já citou este ditado antigo, várias vezes, creio que, no mínimo o mesmo deveria ser usado e repetido todos os dias pelos responsáveis por um Terreiro, principalmente da Raiz de Pai Guiné.

Mestre: São muito poucos como você que me incentivam, na Terra, a seguir, procurando ensinar a arte de comandar e dirigir um terreiro sem invencionice fanática de modismos ou do uso de arcaísmos errados e inúteis.
Discípulo. Muito obrigado por mais esta instrução, muito importante para mim, e para muitos que amam seus semelhantes. Rogo sua benção, meu querido instrutor, amigo, irmão e Mestre. 

Mestre: Vá com Deus, meu filho, irmão e amigo milenar. Lembre-se sempre que você e eu somos apenas uma continuidade e não um dos donos da verdade.

Vá sempre com Jesus em sua mente e no seu coração e haja sempre corretamente como sempre fez vigiando suas palavras e ações. Não brinque nunca com a vida e reencarnação de quem bate a sua porta. Cuidado com o que diz e principalmente com o que faz no Templo ou na vida profana. E ao cair da noite se olhe no espelho, antes de deitar e pergunte para você mesmo: Eu sou ou não sou um autêntico filho do Aumbhandam, que cumpre o que o Grão-Mestre Matta e Silva nos deixou e que Pai Guiné avalizou? A resposta está dentro de você. 

Que o Pai Supremo e Senhor dos Mundos e de todos nós o abençoe agora e sempre.

TEXTO EXTRAIDO DO BLOG: