quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

VOZES SOBRE UMBANDA 


Silencioso, na humildade do Congá, trabalhava, carregando a Missão da noite escura das Dívidas, a alvorada do Resgate, quando ví seus clarões iluminarem mais um "caminho" por onde minha alma extenuada tinha que passar, mas, antevendo os desenganos, vacilava.

Porém...o chamado era imperioso e dizia: anda, vai, escuta, observa e cumpra a tua parte.

E assim sendo, fui e cheguei. Puz-me a escutar as "Vozes" que falavam de Umbanda. De umas, as palavras fluiam eloquentes, empolgavam pelo conhecimento, buscando origens e explicações ...era a "cultura da doutrina".

De outras, o Verbo se espraiava vibrante, mostrando causas e coisas, citavam exemplos e interrogavam...era a ânsia de Saber.

De outras mais, que refletiam inteligências de mentes agéis explanando teorias belas, em cujas "imagens" se podia identificar o reflexo...dos Livros. E ainda outras se fizeram ouvir, veementes na imposição do "Eu Sei" emissora de vagas concepções...

E todas pareciam penetradas pela Fé. Entretanto, a triteza, filha da decepção, apoderou-se de mim e fêz com que descobrisse o porquê. Então elevando o pensamento ao Astral, fi-lo clamar angustiado:

...Oh! Senhora da Luz Velada!, Umbanda de Todos Nós..faltam aqui as "Vozes" daqueles que seus teus filhos diletos...Poderias Tu levar aos "quatro ventos", pelo som dos clarins da Falange de Jorge, uma pequenina e humilde "voz" com essa mensagem?...Ogans,"Babas", Pais-pequenos, Mães-pequenas, médiums que o forem de fato e direito, meus desconhecidos Confrades. Onde Estais?

Desçam de suas "Tendas" de sonho e perfume e venham "ver"e ouvir a Realidade...Por acaso não chegaram a seus ouvidos as notícias do que"esta se passando"? Se não, ouçam e "entendam"o que quero dizer: Nós, que somos os trabalhadores de todas as noites, veículos desses "Orixás" que nos ensinam a existência dessa mesma Umbanda; nós, primeiros a ser esclarecidos em seus fundamentos, que amassamos ser "pão de cada dia" e nos sentimos ferir em seus "espinhos"...nós é que somos os mais indicados a distribuír suas Pétalas...pois, sabemos, ELA existe no Jardim da Luz e do Merecimento, aspergindo sua essência aos sequiosos e aflitos que buscam seu Seio como guarida.

Assim, devemos reconhecer essas Verdades e "despertar"do ridículo em que ficamos quando certas interrogações nos são feitas do porquê - "em cada canto a coisa é diferente"?

Unifiquemos," pontos-de-vista", para não darmos o triste espetáculo, visto e revisto do "cada um por si" com uma banda própria...

Sim...porque APENAS numa coisa somos unos, é na FÉ...e fortalecido nela, com a vontade irmanada a um ideal, na inspiração de algo que está em mim e não é meu,ouço sempre uma "VOZ", súplice, dizer...Oh! Senhora da Luz Velada!, Tu, que acalentas nos braços os sofrimentos de todos os Planos, desvelando e dando a cada um, segundo seu grau,as verdades que estão em Ti...olha e vigia "ESSES" que vão ser encarregados de colher Teus ensinamentos...não permitas que, nessa hora, Teus "Congás" permeçam mudos, pois, BEM O SABES, quase todos estão "quêdos", testemunhas silenciosas de "panoramas e cenários"...aí, quão doloroso é sentí-los assim... e por quanto tempo ainda...Oh! Umbanda! Teus "Congás" ficarão "em funeral"?


W W DA MATTA E SILVA
UMBANDA QUEM ÉS? 


Oh! Senhora do Karmana...eis-me aqui, pobre "eu" que geme na penumbra da forma e exausto, se arrastando chega ao pé da Tua Porta...abafa êsse grito ansiado que vibra dentro de minha alma. Ele afere como se instrumentos invisíveis tivessem estacionado seus "NÚMEROS musicais de SONS COLORIDOS", num lamentoso DÓ...e escuta então.

Contas venho prestar; de YOXANAN, ordens cumpridas, dei; em ALERTAS, sua Voz lancei...; de ADVERTÊNCIA seus conselhos espalhei; de CÓLERA, seu "brado" vibrei, e somente o "eco" de um silêncio tumular foi a resposta que senti de "tuas almas" chegar.

 

Agora, genuflexo ao pó do "plano terra", torno a implorar; Oh! Senhora da Banda, sopra chamas de Luz em teus diletos filhos, pois parece, continuam na silenciosa expectativa do ser ou não ser, do duvidar ou crer, dize porque hei de ver tua Lei na interpretação obscurecida de umas "tantas quantidades", como se de papiros poluídos fossem os fundamentos teus....

 

Serás, por acaso, essa cigana corriqueira, enfeitada de colares de louça e vidro, que, em requebrados lascivos, danças e cantas, despertando o atavismo, essa herança discutível, e estendes as mãos onde as castanholas se chocam, mostrando no multicolor das "gangas', paisagens convidativas, que envolvem aconchegos e conchavos?

 

Seria talvez, essa dama coberta de seda e veludo, que habita nesses templos brilhantes de marmores furta-cores, onde se espalha a Vaidade de seus "donos", ou serás esse Vestal, de roupagens brancas, que no balouças das cortinas, deixa apenas aos míseros mortais, entrever um mundo de sonhos orientais, não se podendo distinguir que espécie de Umbanda és?

 

Serás ainda essa umbanda que alguns plantaram e outros querem semear, cujas raízes foram transformadas em galhos de Lendas e folhas de Mitologias, gerando frutos exóticos, cujo sabor esta em relação com a guia que "cada um tem" de ser seu único e exclusivo possuidor?

 

E será.Oh! porque será que teus Orixás estão em tão prolongado silêncio?

 

Será que por "verem" tantos e tantos aparelhos se construírem em veículospróprios e, em consequência, "dispensarem os serviços" desses mesmos guias e protetores, passando a fazer de tuas mais simples verdades, um fascinante baralho de "mirongas", procurando impingir a Gregos e Troianos, o A,B,C, que eles ainda não sabem nem por onde começar?

E assim, como sempre, na inspiração de algo que esta em mim e NÃO é meu, a YOXANAN clame: Mestre meu e de mais seis, mas que "fixado" em mim és como tu mesmo o disseste: TRADUZ, Senhor, essas vozes constantes que agora ouço...

Ele então, na transconfiguração empressionante de sua LUZ ofuscante, VEICULOU:

 

EU SOU A SENHORA DA LUZ VELADA, essa UMBANDA DE TODOS NÓS, Mãe Geradora de Todas as Ciências, pois que SOU a própria MAGIA,"veículo básico" do SUPREMO ILUMINADO...É por mim que SEUS "pensamentos-ordens" fazem as vibrações se conjugarem, da Unidade à Totalidade,do Marco Inicial ao Ponto Final da Única Verdade, RELIGANDO todas as místicas a uma só causa-original...

 

Eu ONTEM fui Aquela que conheci a tudo e a todos e SOU essa que desperta em toda alma, a concepção da EXISTÊNCIA DÊLE; em RAMA firmei seu VERBO REVELADOR, e DAÍ "meu manto ser sempre visto de várias formas";no entanto, EU SOU O PRÓPRIO  MANTO DO CRIADOR...

 

...mas, HOJE eu sou ONTEM e minha "IDADE" é revelada por uns "quantos na forma"e por outros "tantos no espaço", ORIXÁS que são em cima ou embaixo.

 

E ainda vos digo: minhas manifestações são"ordenadas por UM", dirigidas por VÁRIOS e executadas por MUITOS, pois que tudo "é movimento de SUA VONTADE",antes mesmo que ELE dessa "vida-ativa" aos INCRIADOS espíritos. CRIANDO-LHES "almas de Si", pelo sopro do Livre Arbítrio, desde quando começaram a GERAR SEUS PRÓPRIOS KARMAS...e assim velando, de YOXANAN, "ISSO" escutei e por quanto tempo ainda?


 
...isso eu não sei...  

W W DA MATTA E SILVA