segunda-feira, 21 de maio de 2012

RITUAL NA UMBANDA

Cícero: muito bem... Aguardo ainda, que me definas com mais clareza esta questão de rituais, palmas, tambores,"guias" ou colares, etc.
Preto-velho ----: Ritual, meu filho, você deve saber, é uma forma de cerimônia ou sistema de gestos, palavras faladas, dentro dos quais as pessoas procuram se pôr em relação com forças, espíritos, divindades (ou santos), deuses, etc.., tendo quase todos como meta o DEUS-UNO.
Todo grupamento que usa um sistema qualquer de reunião, para fins religiosos, mágicos, etc.., implica num ritual, seja esse simples ou complexo.
No entanto, como você me pergunta do ritual na Umbanda, esse preto-velho confessa que a tarefa não é fácil....
Porque, tamanho é o sistema de prática, tão diversos são esses rituais, de "terreiro para terreiro", que é difícil dizer onde estão os que se possam considerar como o corretos os rituais da corrente astral de Umbanda.
os pretos-velhos e os caboclos de verdade, "zi-cero", não apreciam barulho ou rituais ruidosos...
É possível alguém concentrar-se, serena e corretamente, debaixo de palmas, gritos, ruídos de tambores? Levando-se em conta que nada se processa nos terreiros sem a parte fenomênica, espirítica, ou mediúnica? Que para ser positiva mesmo, exige paz, concentração, etc.
Pois é raro o terreiro que pratica dentro destas condições. Assim, vamos convir, sensatamente, que cada ritual define o grau de agrupamento que o processa, dentro dos 03 planos - afins desta mesma Umbanda.
Todavia, dentro da Umbanda, posso definir para você os rituais num aspecto tríplice:- o primeiro aspecto com um sistema de cerimônias simples - de expressão puramente religiosa, mística, etc.., que envolvem cânticos, velas, rezas, flores, etc. O segundo aspecto vem como um sistema de cerimônias para fins mágicos ou de magia, em que usam aspectos diversos, tudo ainda se relacionando com a manifestação de espíritos elevados ou inferiores. E ainda o terceiro aspecto, como o sistema de cerimônias que enfeixa os dois aspectos citados, a fim de evocarem ou desenvolverem os dons mediúnicos...
Esses três aspectos não deviam ser misturados, no entanto não existe terreiro ou Tenda de Umbanda que não faça processar os três ao mesmo tempo. Dificilmente desenvolvem um só desses aspectos ou partes....
Cícero:- Diga-me, pai preto, por que misturam e quais as coisas e apetrechos que mais usam nesses rituais?
Preto-velho:- Misturam porque desconhecem o ângulo correto de cada um e quanto aos apetrechos que usam para essas cerimônias ou sistemas, você deve conhecê-los de vista.
Usam velas, giz de cores diversas(chamados pembas), bebidas diversas ( chamadas curiás); assim é que já usam também até champanha e vinhos caros, como oferendas as Entidades ou aos Orixás das Linhas. Também é profuso o uso de ponteiros, pólvora, panelas, alguidar, fitas multicores, panos, raízes, ervas ou plantas variadas; enfim, um sem número de coisas ou objetos diferentes e ainda vão aceitando mais os novos que vão surgindo propagados pelo comércio do gênero...Tudo isso é muito natural...Paciência e compreensão com os que usam isto tudo, filho...Ninguém pula de grau repentinamente....
Assim, o ideal seria que esses agrupamentos fossem evoluindo e se despojando da maioria desses objetos e desses aspectos barulhentos, gritantes e confusos. Não deixa de ser uma forma rústica das criaturas se porem com relação com o sobrenatural e pretenderem contatos espirituais superiores.
Todavia, devemos aceitar isso como a forma dessas criaturas darem sequência às suas afinidades, a seus estados de consciência.
Em outra oportunidade orientei meu aparelho, na composição de um Ritual, que seria muito bom e oportuno, se fosse seguido ou usado. Unificaria em grande parte a corrente Astral de Umbanda.


Continuaremos na próxima, explicando mais esse assunto Ritual, sobre a força real das palmas e dos tambores e o que podem provocar... dentro de um ritual ou Terreiro de Umbanda.


Lições de Umbanda e Quimbanda na Palavra de um Preto-Velho 
6ª edição revista e ampliada ( W W da Matta e Silva)