sábado, 30 de junho de 2012

O MOVIMENTO UMBANDSITA


A umbanda é um poderoso movimento religioso, uma autêntica religião.
Como Religião, ela se firmou logo pela mística, pela incrementação do sentimento de religiosidade latente nos seres.

O trabalho das entidades dentro deste movimento consiste em fazer com que todos os seres possam compreender, progressivamente, as Leis do Pai Eterno que chamam também de Criador, reafirmando que todos precisam se pôr em relação com Ele...

Essas grandiosas entidades há muito tempo vem trabalhando de forma árdua, dentro dos rituais afins que cada coletividade se encontra arraigada em virtude da sua variação sempre que podendo com essa situação, tentam influir diretamente para conscientizar os filhos de fé modificando-os para melhor... o que dá muito trabalho.

Tudo isso, repito, com o objetivo de conduzir os filhos de fé a DEUS UNO, através de Jesus, o nosso Pai Oxalá, como as supremas expressões visadas através de todo este cortejo de Orixás, Santos, Guias, Protetores ou Caboclos, Pretos-Velhos, etc..

Não podemos negar a existência deste aspecto puramente religioso. No entanto a par deste, existe o lado interno ou oculto do movimento, que faz revelar seus aspectos filosóficos, mágicos, teúrgico, astrológico, terapêutico, fenomênico que muitas das vezes são deixados a par por falta de conhecimento de alguns que praticam a Umbanda ou simplesmente por que aqueles que se arvoram senhores não quererem dividir, compartilhar, puramente por vaidade ou simplesmente para deixar as pessoas sempre dependentes de seus conhecimentos.

Não devemos nos esquecer que as Entidades da Umbanda, além de todo o exposto, dão como “pão de cada dia”, a mesma doutrina, os mesmos princípios morais que norteiam os Evangelhos do Cristo, bebidos nas primitivas fontes, onde foram os primeiros a dessedentarem-se.
A moral, ou os princípios morais- espirituais que realmente traduzem a PALAVRA DO CRISTO, porque foram estabelecidos e ensinados por Ele mesmo, desde que se iniciou o 5º Ciclo Cármico nas primitivas fontes iniciáticas, religiosas e sacerdotais.
Nas academias ou ditos como “Colégios de Deus”, em suma os procedimentos que praticamente caíram no esquecimento pelos véus da História ou mesmo da chamada tradição iniciática.
Os preceitos fundamentais do Cristo Jesus, que são as Leis Eternas do Deus Pai, já tinham sido implantados e podem ser identificados até hoje em sua essência ou natureza, nos ensinamentos contidos nas obras sagradas de vários povos ou raças,  milhares e milhares de anos antes que surgissem os Evangelhos e mesmo a Bíblia.
A doutrina de Jesus, tão antiga quanto as Verdades Eternas, jamais foi monopólio de uma religião ou de uma raça.

Ela sempre foi revelada, em todos os tempos, de todos os modos, pois é infantil conceber-se que somente há 2.000 anos, essa doutrina tivesse surgido, como meigo Jesus, que teve o cuidado de afirmar, “não vir ab-rogar a Lei, e sim, confirmá-la”....E ainda disse mais: - “a minha doutrina não é minha”, mais daquele que me enviou” ( João VII, 16).

É inegável a moral crística e incontestável as suas palavras, se todos abrigassem em seus corações o “amai-vos uns aos outros tanto quanto vos amei”.... Nisto está contida a suprema moral e o verdadeiro caminho.
Como lutam nossas entidades para nos ensinar essas simples, porém singelas palavras. A sublime humildade do sermão da Montanha com suas Bem- Aventuranças. A tolerância quando dizem: “Não façais a outrem aquilo que não quereis que vos façam”. Perdoai 70 vezes 7, Fora da caridade não há salvação.

Isso é a essência fundamental de tudo. É o bastante. Encerra o todo. Quanto ao mais são variações. São esses os preceitos morais-espirituais, que os Guias e Protetores- esses mesmos Caboclos e pretos velhos, vem ensinando, nas adaptações simples e diretas, criando imagens e exemplos que possam ser impressos vivamente na mentalidade dos que ainda custam a absorver até o sentido simples da letra, quanto mais o sentido oculto ou profundo.
O que quero dizer com isto? ...Se observarmos fria e serenamente, temos visto que em muitos lugares isto não tem acontecido. Aquilo que se diz, não é aquilo que se pratica na sua real concepção.
O amor como base de tudo, tem ficado somente nas palavras, os julgamentos, as acusações, as divisões cada vez maiores dentro de locais onde em letras GARRAFAIS  está escrito casa de caridade. Aonde? Quando? De que forma? Pessoas que se dizem irmãos, se degladiando em nome da sua Umbanda, sim sua, porque nossos queridos e amados caboclos e pretos velhos, com certeza não estão tomando o menor conhecimento disto.
Que adianta todo conhecimento adquirido, se este não é colocado na sua forma mais simples e humilde possível.
Que adianta títulos, nomes iniciáticos, túnicas azuis, mestre disto e daquilo, se no Terreiro dizem uma coisa, mais em suas vidas, seus exemplos são contrários ao que falam.

Mestre de verdade para mim são as entidades, Jesus com sua Suprema bondade, nunca se colocou nesta condição. Muito pelo contrário, sempre dizia que aquele que quiser ser o maior será considerado o menor e vice versa. Bem aventurados os humildes, pois estes herdarão o reino dos céus, a terra e tudo quanto nela há.
Não esqueçamos que o Triângulo de nossa amada Umbanda é representado pelos Nossos Caboclos, Pai Velhos e Crianças e estes deixam sempre claro que a Humildade, A Simplicidade e A Pureza são o norte para tudo.

Não estou falando isto como forma de julgamento, mais como um desabafo, pois sempre que olhamos algo, olhamos sempre com a intenção de criticar, achar falhas, repudiar, debochar, etc. 
Deixemos de lado isto tudo, não esqueçam, a natureza não dá saltos e que cada um faz aquilo que está de acordo com seu grau de entendimento e compreensão das coisas espirituais. Melhor do que criticar ou debochar é ensinar, corrigir.

Pare, pense, reflita. Nosso Meigo Oxalá nunca nos condenou, muito pelo contrário, diz vai e não peques mais.
Deixem de lado suas espadas, como se fossem senhores da Lei. Usem a palavra para ajuntar, para agrupar, unir. Usem suas capacidades intelectuais para esclarecer e dar luz aqueles que buscam esta luz. 
Não sejam como os doutores de Lei, cheios de conhecimento, mais com todos eles guardados a sete chaves, não colocando uma vírgula sequer em prática. Como os sepulcros caiados, belos por fora, mais por dentro....
Por fim sejamos apenas verdadeiramente UMBANDISTAS. Não de aparências, com belas palavras, mais na prática.

QUE AS SANTAS ALMAS NOS AJUDEM HOJE E SEMPRE.