sábado, 15 de setembro de 2012


Orixalá 

Orixalá que significa o Orixá-Maior ou aquele que está acima de todos os Orixás, todavia, sem ser Deus. Essa Linha é a Faixa Vibratória direta do Cristo Planetário, que faz a supervisão das demais vibrações que atuam na Terra, em suas ações de influenciações sobre o Planeta, do qual, Ele, o Cristo Cósmico é o Regente Direto. 

Segundo a Lei do Verbo, esta linha ou Vibração de Orixalá reflete ou traduz o Princípio Incriado, o Reflexo de Deus que controla o lado ativo que atua na Natureza. E ainda, o Verbo Solar – a Ciência do Verbo. É a Luz Refletida que coordena as demais Vibrações Originais em suas exteriorizações que se fixam no nosso Mundo, e que dão a MAGIA aos Orixás que integram e dirigem a Lei na dita Linha. Na alta magia dos sinais-riscados, a grafia do seu Nome Sagrado representa o Principio que atua e regula o Eterno Masculino de todas as coisas.

Essa faixa vibratória dá assistência e formação aos Tribunais Superiores do Astral e controla aspectos especiais das leis cósmicas, relacionados ao poder manipulador dos 7 Núcleos Vitais (chakras) em conjunção com os 7 Fluídos Cósmicos (tatwas). 

Esses espíritos ou Entidades trabalham muito na magia positiva, com os elementares¹ , da corrente eletromagnética SOLAR.


ATUAÇÃO E MANIFESTAÇÃO MEDIÚNICA

Estas Entidades são espíritos luminares em missão, dentro da corrente Astral de Umbanda. Muitos são magos e foram altos sacerdotes ou iniciados dos antigos Templos Orientais etc. Essa característica dá margem ao entendimento errôneo de que exista na Umbanda uma Linha do Oriente. 
No astral existe a Corrente Branca dos Magos. Os filiados a essa corrente, que foram aceitos pela soma de conhecimentos e experiências que alcançaram, são seres já bastante evoluídos, de altos conceitos, mestres nos conhecimentos mágicos, filosóficos, científicos, terapêuticos, portanto, Iniciados em seus diferentes graus. Sua raiz perispirítica pode ser de um oriental, negro, preto-velho, índio, cacique, mongol, chinês ou qualquer outra.

Esses mestres, especialmente aqueles que conservaram a forma astral de um Mago Oriental, quando tem missão a cumprir, dentro da Corrente Astral de Umbanda usam a roupagem fluídica de Caboclos e se situam na Linha de Orixalá. 

Não costumam baixar em ambientes barulhentos, confusos e grosseiros. Baixam raras vezes e só o fazem, quando encontram ambientes afins e médiuns com excelente estado moral e mental.

Não bebem e não fumam, mesmo em grau de protetores e não gostam de ser solicitados sem um motivo imperioso além das 21 horas. Suas vibrações fluídicas começam se fixando pela cabeça, por cima, na altura da glândula pineal e vai até os ombros, com uma sensação de friagem pelo rosto, tórax e certo nervosismo que se comunica de leve ao plexo solar. A respiração faz-se quase somente pela narina direita, entrecortada de suspiros longos. O movimento que indica o controle na matéria, vem com o sacolejo quase que geral no corpo. 

Falam de forma calma, compassada e se expressam sempre com elevação, conservando a cabeça do aparelho, ora baixa ora semi levantada.

Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo, dificilmente escutados hoje em dia. É muito raro assumirem uma "chefia de cabeça" e quase nunca uma função auxiliar efetiva. Um dos Orixás Chefes, senão o mais antigo, é o Caboclo Urubatão².

 

 

1 Não confundir Elementais e Elementares que são coisas diferentes: Elementais (que se origina na mente) não são espíritos reais, são formas-pensamento. Formam-se e se agrupam, tomando aspecto de seres, muitas vezes confundidos com espíritos. Elementares (vem de elementar, forma primitiva, expressa o que é básico) são espíritos cumprindo ciclos de preparação, estagiando nos diversos sítios da natureza. Encontram-se em seus primeiros estágios no planeta e ainda não participaram de nenhuma encarnação.

 

2 Matta e Silva, em seu peregrinar em incontáveis terreiros, teve momentos de verdadeira agonia mental, quando era obrigado a cumprimentar certos aparelhos com "encosto" de Exu, dizendo-se por vaidade ou puro animismo, ser o Caboclo Urubatão. Esta agonia era por ver as tremendas falhas da representação, vistas e sentidas por seus próprios companheiros, que olhavam a cena divertidos e irônicos.


Chakra Coronal de Oxalá 


 

CHAKRA CORONAL OU CORONÁRIO – SASHARARA

GLÂNDULA PINEAL 
LOCAL: ALTO DA CABEÇA
MANTRA: SHAM

 

Este plexo recebe com maior intensidade a Força Vital do Sol. Quando em atividade-positiva, irradiam vibrações de cor branca deslumbrante com tonalidade azul-púrpura no centro. Porem estas cores, são sujeitas a mutações devido as circunstancias de um estado karmânico já constituído e de acordo com as influências de outras vibrações que atuam, gerando cores indicadoras de situações positivas e negativas quer psíquicas ou mentais, astrais e orgânicas. Este centro é governado diretamente pelo Astro-Rei.

Localiza-se sobre a cabeça, sendo o único Chakra que trabalha horizontalmente. Representa a unificação da mente superior (eu superior) com a mente inferior (eu inferior), o equilíbrio da mente e da emoção.

Este Chakra produz no homem o Poder, a Fortaleza e a Sabedoria Divina, origem de todas as coisas, desde a mais sutil até a matéria mais densa. Está representado nos santos da Igreja Católica, como uma auréola por sobre a cabeça.

Este centro atua no Plexo Coronal situado na região postero-superior da cabeça e tem sua fixação no lobo posterior da hipófise.

A hipófise é uma glândula com o tamanho de uma ervilha localizada em uma estrutura óssea na base do cérebro. Ela controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por sua vez, ela é controlada pelo hipotálamo, uma região do cérebro localizada imediatamente acima da hipófise. A hipófise possui duas partes distintas: o lobo anterior e o lobo posterior. A hipófise produz vários hormônios, cada um deles afetando uma parte específica do organismo (o órgão-alvo). Como a hipófise controla as funções da maioria das outras glândulas endócrinas, ela é freqüentemente denominada glândula mestra. Hipófise: A Glândula Mestra.

Orixás, Guias e Protetores de Orixalá 


Os Sete Orixás da Vibração de Orixalá que atuam no 1º Plano (1º - 2º - 3º Grau) são:

 


 

Abaixo destas Entidades temos os Guias, atuantes do 2º Plano (4º Grau).  Algumas Entidades no Grau de Guia da Vibratória de Orixalá:

Caboclo Águia Branca - Caboclo Nuvem Branca - Caboclo Girassol - Caboclo Rompe-Nuvem - Caboclo Grajaúna - Caboclo Tamoio -Caboclo Graúna - Caboclo Tupã - Caboclo Guaraná - Caboclo Yamacutara - Caboclo Guarantan - Caboclo Yamari - Caboclo Itinguçu - Caboclo Yarimá

Abaixo destas Entidades temos os Protetores, que atuam no 3º Plano (5º - 6º - 7º Grau).  Algumas Entidades no Grau de Protetores da Vibratória de Orixalá:

 

Caboclo Água Branca - Caboclo Jacutinga - Caboclo das Águas Claras - Caboclo Lírio Branco - Caboclo Folha Branca - Caboclo Malembá - Caboclo Ibitan

 
CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE GUIAS E PROTETORES

Na Corrente Astral de Umbanda, as Entidades que atuam como Guias são Entidades de conhecimentos profundos, mestres na alta magia, com centenas de reencarnações (muitos já isentos disso) e com lições e experiências em vários setores da vida humana e astral.

Os Protetores, embora estejam abaixo dos Guias, são entidades evoluídas, têm conhecimentos seguros sobre várias coisas e principalmente das leis kármicas. Foram grandes rezadores, curandeiros, médicos, em suas sucessivas reencarnações.

Por menor que seja o grau evolutivo desses espíritos como Guias e Protetores, sempre estarão muito acima do grau evolutivo de seus médiuns.


 

Oferenda aos Caboclos de Oxalá 

Melhor dia: Domingo - Horário: Hora do Sol (não fazer após as 18h00).
Local apropriado: Beira de rios; margens de cachoeiras; campos floridos; entrada de bosques ou matas.

Material


Alimentos: Pão de forma cortado em sete fatias; Azeite doce; folhas de Alface.
Frutas: Maracujá; Uva branca; Figo; Abacaxi; Laranja?
Bebidas: Suco de uva
Flor: Cravos, Jasmins, Girassol, Flor de Laranjeira, Flor de Maracujá, Palma branca.
Recipientes: Pratos/travessas, tigelas e pires branco de louça, madeira, barro, palha ou papelão.
Pemba: Amarela clara
Toalha: Pano de 50 x 70 cm na cor branca
Velas: Pares para pedidos de ordem material e ímpares para pedidos de ordem moral, espiritual, etc.

Arrumação

Forrar os pratos ou travessas com folhas de alface, coloca-se o pão de forma cortado em sete fatias untadas com azeite doce; em outro prato colocar as frutas e em tigelas de louça colocar o suco de uva; as flores colocam-se sobre o pano; velas nos pires ou na terra.

Obs.Grau de Guias: só aceitam flores e velas na toalha.

 

Ponto Riscado

 
 
 
Pontos cantados de Oxalá


Ponto de Afirmação e Chamada de Forças na Vibração do Oriente

 

Oh! Deus, Senhor da vida
Oh! Deus, Senhor dos entes

Mandai a Estrela Azul
Que nasceu lá no Oriente
(bis)

Jesus, Estrela Suprema!
Luz na dor e na fé
Mandai os irmãos do Oriente
A essa gira de fé

Jesus, é é é é é é
É Samany do Oriente
Jesus, é é é é é é
É Oxalá da Umbanda


Ponto de Afirmação na Vibração de Oxalá

-1-
Oxalá mandai do céu
Sua falange e a Estrela Guia
(bis)
Essa estrela tão linda é Oxalá
Que clareia como o dia
(bis)
Mandai os Falangeiros da Luz
Mandai com os poderes de Jesus
(bis)

-2-
Abre as portas ô gente
Que aí vem Jesus
Ele vem cansado
Com o peso da cruz

Vem de porta em porta
Vem de rua em rua
Vem salvar as almas
Sem culpa nenhuma

-3-
Esta casa tem quatro cantos
Cada canto tem uma cruz
(bis)
Cada cruz tem o seu nome
O santo nome de Jesus
(bis)


-4-
Os seus caminhos
São só de rosas
São só de rosas para enfeitar
(bis)
São rosas brancas
Rosas vermelhas
Caminhos lindos de Pai Oxalá
(bis)

-5-
No jardim das oliveiras
Deu raiz pra todo lado
Jesus Cristo é verdadeiro
Ele plantou a caridade

O jardim das oliveiras
Deu raiz pra todo lado
Jesus Cristo é verdadeiro

-6-
Minha falange trás as forças da Aruanda
Abençoa os filhos da Umbanda
Eu venho lá da Aruanda
E trago a Luz de Pai Oxalá

No pé de ingá
Firma ponto meu Caboclo
Protege os filhos do meu congá

Ponto de Afirmação na Vibração de Oxalá (cont.)

-7-
Oxalá, Meu Pai!
Tem pena de nós, tem dó
A volta do mundo é grande
Seu poder ainda é maior

-8-
Deu um balanço no mundo
Quando o bom Jesus nasceu

Balanceou tremeu a terra
Mas caboclo não tremeu
(bis)

-9-
Quem está de ronda
Deixa ele rondar
Vai entrar de ronda
Gente de Oxalá
Já entrou de ronda
Gente de Oxalá
Já entrou de guarda
Deixa ele rondar








Ponto de Defumação na Vibração de Oxalá

-1-
Povo de Umbanda
Vem ver os irmãos teus
Defuma esses filhos
Nas horas de Deus

Povo de Umbanda
Defuma filhos de congá
A luz que está brilhando
É de Pai Oxalá

-2- 
Vou defumar Umbanda
Com agô dos Sete Orixás
Lá da Aruanda
(bis)
Defuma os quatro cantos do congá
Na Lei do Orixá
Defuma os quatro cantos do congá
Na Luz de Oxalá





Ponto da Estrela Sagrada de Oxalá

A Estrela de Oxalá
Brilhou, brilhou
A Estrela de Oxalá
Nesse Jacutá entrou



Ponto de Louvação a Oxalá

Ah! Quanto sangue derramado, meu Pai
Ah! Quanto sofrimento em vão, meu Pai
(bis)
É que os homens não conhecem meu Pai
A grandeza do céu e do seu coração
(bis)



Ponto da Meia-Noite na Vibração de Oxalá

 

Já é meia-noite
O galo cantou
Quando o galo canta
Ô gente
A Aruanda andou

A Aruanda andou
A Aruanda andou
Quando o galo canta no mundo
Jesus já levantou



Ponto de Pedido de Agô à Falange Oxalá

 

Dá-me licença meu Jesus de Nazareth
Ô dá-me forças para trabalhar
(bis)
Dizem que a Umbanda tem mironga
Mironga tem meu Jesus de Nazareth
(bis)



Ponto de Pedido de Ajuda à Falange de Oxalá

-1-
Jesus nosso redentor
Desceu para nos salvar

Mandando os caboclos de Umbanda
Para vir nos ajudar
(bis)

Com uma pemba
Com uma guia
Meu pai, diga o que é?
São os caboclos de Umbanda
Salvando seus filhos de fé
(bis)
-2-
Quem precisa
Pede favor
Pede a Zamby
Que Zamby dá

 

Ponto de Saudação à Vibração de Oxalá

 

-1-
Jesus Cristo é nosso Pai
Aruê...
É filho da Virgem Maria
Aruê...
Por entre flechas e lanças
Aruê...
É a Estrela que nos guia
Aruê...


-2-
Ah! Quanta força tem meu Pai no céu
Quanta grandeza tem meu Pai no mar
(bis)
Ah! Quanta força, quanta força tem meu Pai
Quanta grandeza tem meu Pai Oxalá
(bis)

-3-
Candeeiro meu
Que ilumina a fé
Leva essa luz
Para o pé da cruz
Para o pé da cruz
Do Senhor Jesus



Ponto do Caboclo Águia Branca

-1-
Seu Águia Branca vem de Aruanda
Vem sozinho para trabalhar
Porém chamando três vezes
Sua falange vem ajudar

-2-
O rio é largo 
E a enchente não enchia
(bis)
O Caboclo Águia Branca
É irmão do Ventania
(bis)
-3-
Seu Águia Branca 
É caboclo valente
Seu Águia Branca 
É ki-banb-ôdé!
Seu Águia Branca 
É meu protetor
Seu Águia Branca 
É caboclo de fé

 

Ponto do Caboclo Aymoré

-1-
A água com areia
Não podem demandar
A água vai embora
A areia fica no lugar

Zum, zum, zum
Chegou seu Aymoré
Caboclo guerreiro
Vem salvar filhos de fé
(bis)

 

-2-
Seu congá está chamando lá nas matas
Está chamando pra salvar filhos de fé
(bis)
Chama, chama, meu congá
Chama Caboclo Aymoré
(bis)

 

Ponto do Caboclo Estrela Guia

 

No caminho do Jacutá
Onde eu plantei minha guia
Fui ali firmar meu ponto com Deus
E com o Caboclo Estrela Guia


Ponto do Caboclo Girassol

 

Gira, gira, gira
Minha estrela no arrebol
(bis)
Vem chegando, vai girando
O Caboclo Girassol
(bis)




Ponto do Caboclo Grajaúna

 

Ele é Caboclo, ele é tamoio
E vem com toda a sua banda
(bis)
Ele é caboclo e seu nome é Grajaúna
Ele é tamoio, ele é guerreiro de Umbanda
(bis)




Ponto do Caboclo Guaracy

 

Viva a falange do Caboclo Guaracy
Deus do céu permita que ele venha até aqui
Viva Jupá, Itatiaia e Poty
Salve o Caboclo Guaracy

Viva as estrelas, viva o sol e viva a lua
Seu Guaracy, firma a banda que ela é sua
(bis)




Ponto do Caboclo Guaraná

 

Estrela que ilumina o céu
Estrela que clareia a Aruanda
(bis)
Estrela que vem de Oxalá
Clareia seu Guaraná na Umbanda
(bis)










Ponto do Caboclo Guarany

-1-
Lá nas matas da Jurema
Uma coral eu vi
(bis)
No centro da mata virgem
Eu encontrei seu Guarany
(bis)

-2-
Clareou o dia
Na choupana da Jurema
Na Luz de Oxalá
Seu Guarany vem saravá
(bis)
Clareou o dia
Na choupana da Jurema
Na Luz de Oxalá
Seu Guarany seus filhos vem abençoar

 

-3-
Ele é caboclo, é guerreiro
Da tribo dos guaranis
(bis)
Quando chega no terreiro
A paz deve existir
(bis)
A falange Guarany
É a falange de paz
Quando baixa no terreiro
Sua caridade traz
(bis)

 

Ponto do Caboclo Guarany para Proteção

 

Fortalecei seu corpo
Caboclo Guarany
Dá-lhe saúde e vigor
Caboclo Guarany
Iluminai sua alma
Caboclo Guarany
Com as bênçãos do Senhor
Caboclo Guarany


Ponto do Caboclo Rei do Sol

 

Ele é rei no céu
Ele é rei na terra
Ele é rei no mar
(bis)
Salve o Caboclo Rei do Sol
Que vem na Umbanda trabalhar
(bis)



Ponto do Caboclo Rompe Nuvem

 

Com sua estrela de sete pontas
Seu Rompe Nuvem vai firmar
Pedindo ajuda a Tupã
Pra seus filhos ajudar



Ponto do Caboclo Tupã
Caboclo Tupã de Umbanda
Que aqui vem pra trabalhar

Ele pede ao Sol e a Lua
Oi, Paranga!
Para lhe ajudar
(bis)




Ponto do Caboclo Tupanagé

 

Ele vem colher as rosas
Que a roseira tem
(bis)
Saravá Caboclo Tupanagé de Umbanda
Que só pratica o bem
(bis)




Ponto do Caboclo Tupy

 

-1-
O seu Tupy
Quando vem lá de Aruanda
Trazendo pemba
Para salvar filho de Umbanda
(bis)

Ele é guerreiro
Ele é flecheiro atirador
Ô lá na mata seu Tupy é vencedor
(bis)



-2-
Tava na mata caçando
Quando uma coral piou
(bis)

Oi, no clarão da lua, seu Tupy
Seu cocar até brilhou
(bis)




Ponto do Caboclo Ubirajara

-1-
Seu Ubirajara é o nosso protetor
Seu Ubirajara é o mensageiro do Senhor

Ai, ele vem lá de Aruanda
Com permissão de Zamby pra firmar a sua banda
(bis)

Seu Ubirajara vem com ordens de Oxalá
Pra firmar seu terreiro
Pra firmar seu congá

Seu Ubirajara vem com ordens de Oxalá
Pra firmar seu terreiro
Pra seus filhos ajudar

Ai, ele vem lá de Aruanda
Com permissão de Zamby pra firmar a sua banda
(bis)

-2-
Com tanto pau no mato 
Eu não tenho guia
Caboclo Ubirajara 
Veio me dar a guia

Com tanto pau no mato 
Eu fiz uma guia
Ele cruzou na pemba
E na Estrela Guia

-3-
Seu Ubirajara
Por detrás daquela serra
Seu Ubirajara 
Quando vem beirando as matas

Seu Ubirajara 
Sua estrela suprema
Seu saiote de penas 
Quem lhe deu foi Oxalá

4-
Oh! Que penacho é aquele?
É o penacho de arara

Só quem rompe a mata virgem
Só quem rompe a mata virgem
É o Caboclo Ubirajara
(bis)

-5-
Seu Ubirajara está no reino
Vamos todos saravá
(bis)
Saravá seu Ubirajara
Que chegou no seu congá
(bis)

-6-
Serra que serra serrador
Seu Ubirajara já chegou
(bis)




Ponto do Caboclo Ubiratã

-1-
Curimbando no toco
Numa noite de luar

Seu Ubiratã orava 
Pelos filhos de Oxalá
(bis)

-2-
Estrela Guia clareou
Estrela Guia iluminou
(bis)
Ele vem lá do Oriente
Vem com ordens de Oxalá
Ele vem lá do Oriente
Seu Ubiratã e sua corrente






Ponto do Caboclo Urubatão da Guia

-1-
Estrela Matutina
Clareia o mundo sem parar
(bis)
Clareia a nossa banda
Clareia esse congá
(bis)
Estrela que clareia Urubatão
Estrela que vem de Oxalá
(bis)

-2-
É o sol que clareia a terra
Na mata virgem ele deixa seu clarão
(bis)
Lá na Aruanda é cacique de Oxalá
Oi, na Umbanda ele é seu Urubatão
(bis)

-3-
Quando nessa casa entrei
Eu louvei o dia
Quando nessa casa entrei
Eu louvei seu Urubatão da Guia
-4-
Quando seu Urubatão
Firmou o seu congá
Todos os caboclos vieram ajudar
Veio Ogum, veio Xangô, Yemanjá
Yori e Yorimá
As estrelas clarearam a mata escura
Pra Oxalá abençoar

Saravá todos os caboclos
Saravá seu Urubatão no seu congá
(bis)

-5- 
De quando em quando
Ele vem lá de Aruanda
Trazendo a Luz
A luz de Umbanda

Ele vem lado Tembetá
Trazendo a paz, a luz e a harmonia
Vem ver os seus filhos de fé
É o Caboclo Urubatão da Guia





Ponto do Caboclo Yamacutara de Umbanda

 

Yamacutara Caboclo de Umbanda
Ô me corre na mata
Me corre ê...
Yamacutara Caboclo de Umbanda
Oi, me corre na mata mironguê


Ponto do Caboclo Yamari

 

Zuará caboclo lindo
Seu Yamari é panaiá
Arreia caboclo, arreia
Seu Yamari é de Oxalá


Ponto de Subida dos Caboclos de Oxalá
Eles já vão embora
Vão por estradas além
(bis)
A procura de quem sofre
Para fazer o bem
(bis)

 

 

Pesquisa: Yacyamara neta