sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Banhos de Ervas e Seus Efeitos Terapêuticos assim como os Defumadores:

Dentro do Ritual de Umbanda há duas coisas de grande impotância que são:

Os banhos de ervas e defumadores. O mesmos valem para os médiuns iniciantes como para os médiuns mais adiantados. Esses banhos serviam como elementos de purificação e fixação de energia na aura dos médiuns.
O uso dos "Banhos" (abluções), fazia parte da iniciação entre os essênios ( da Siriaca ASSAYA e significava médicos em grego, terapeutas), esses mesmos, onde , segundo vários escritores, Jesus havia praticado.
Os essênios, possuiam o conhecimento das propriedades das plantas , quer para a parte das doenças do corpo físico, quer para as do corpo astral.
Os "banhos", portanto usados criteriosamente na Umbanda, não são para supersticiosos de uma religião Bárbara, segundo o conceito de certos "espiritualistas" que não entendem ou simulam não entender do assunto.
O uso destes banhos, de grande importância em suas fases de iniciação ou liturgia, dependem do conhecimento e o uso das ervas ou raízes nas suas diferentes qualidades à finalidade de uso e afinidades, que devem entrar na composição dos mesmos, não podendo facilitar quanto a isto.
É de capital importância a época, dia e hora em que os ingredientes devam ser colhidos, bem como prepará-los e excutá-los de acordo com os dias e horas determinados para o uso, sendo preferível usar pessoas especializadas para a colheita das plantas.
Os responsáveis pela parte intrínseca de um ritual não devem permitir que esses banhos sejam adquiridos nos "balcões" , pelo único motivo de não obedecerem à seleção de quantidade, qualidade, e afinidades planetárias e medianímicas inerentes a finalidade de uso, situações que só podem ser definidas por quem de direito, isto é, pelos Orixás, Guias e Protetores ou pelos aparelhos-chefes , ou ainda pelos que estejam em grau de iniciação, respectivo conhecimento e indicados para isto.
Em hipótese essas ervas podem ser compradas secas que mais servem para defumadores e em casas que as fabricam, porque nos consta que os fabricantes desses "banhos" ou defumadores sejam iniciados na lei de umbanda. Quem nos provam estejam eles capacitados a fazê-los?.
Sabendo que os médiuns são o centro de atração, diariamente em contato com pessoas vibradas por forças e influências negativas várias, sentindo ele influências que o poderão prejudicar, pois que podem aderir à sua aura pela mesma força de atração, e quendo este médium não tem uma compreensão imediata destas "coisas" e conehcimentos para uma ação mental repressora (são raros os que tem este conhecimento), passa a sentir em sua passividade certas dificuldades e em consequência fará más incorporações ou deficientes transmissões, de acordo com a modalidade do seu dom.
Por esta razão é de suma importância que o médium se cubra de cuidados com relação a esses banhos, pois não quer dizer que sendo ele médium, a sua entidade protetora devam ser responsabilizar pela manutenção desses fluídos afins a uma faculdade que é inerente ao seu veículo, ao qual somente em bom estado de "conservação" ( Psiquica, moral e orgânica) , faculta a estas entidades os fluídos necessários ás suas manifestações.
Assim compreendido, é dever do aparelho transmissor zelar por sua faculdade que está sujeita às circunstâncias de sua própria vida, desta mesma que põe em contato com larvas, mazelas, aflições e toda sorte de elementos e elementares desta imensa "fauna" que é vivente no planeta Terra.
Todo o médium umbandista, iniciado como supomos deva ser, conhecedor desas circunstâncias, se mune de reais conhecimentos, para proteger e vitalizar sua aura, afim de prover o bom andamento de sua missão.
É também de responsabilidade que o Médium Chefe , responsável por uma Casa Umbandista e considerado o principal responsável pelos resultados negativos de qualquer ação em que ele seja intermediário, bem como quaisquer distúrbios que um médium sofra em seu desenvolvimento, não sendo levado me conta que esta seja relapso, não cumpridor dos seus deveres e preceitos que lhe são determinados, a não ser que o dirigente da casa seja um, entre os inumeros dos que atualmente existem, incapaz de orientá-los e dirigi-los.
É de grande impotância que o iniciante seja observado em seu psiquismo, quer na parte orgânica e seu sistema nervoso, identificando suas falhas e lacunas a fim de que providências sejam tomadas, pois um médium dirigente tem a enorme responsabilidade de zelar por todos que lhe pedem auxílio e amparo e com os quais se comprometeu, tendo, portanto, que haver-se com grande tirocínio para levar a bom termo seus propósitos. 
Para facilitar o entendimento geral sobre estas questões de banhos de descarga e de purificação, e de defumadores abaixo para se guiar e se pautar pelas linhas destas chaves:


CHAVE N° 01
 
 
  • Signos Masculinos ou Positivos :
Áries - Planteta Marte
Gêmeos- Planteta Mercúrio
Leão- Planeta Sol
Libra-  PlanetaVênus
Sargitário - Planeta Júpiter
Aquarius.- Planeta Saturno
 
  • Signos Femininos ou Negativos:
Touro- Planeta Vênus
Câncer- Planeta Lua
Virgem- Planeta Mercúrio
Escorpião- Planeta Marte
Capricórnio- Planeta Saturno
Peixes- Planeta Júpiter
 
- Agora que o aparelho chefe já deve ter identificado , pelo nascimento, o seu Planeta Regente e o respectivo signo e qualidade dêste, se feminino ou masculino, ainda deve ficar sabendo que: -Para efeitos vibratórios na alta magia, que vai dar o equílibrio  cósmico no seu "Congá" (Tudo relacionado com seu signo e qualidade do mesmo) deve considerar, também, os dias da semana como femininos ou masculinos.
 
CHAVE N° 02
 
 
 
Dias Femininos ou Negativos: 2ª feira , 4ª feira e 6ª feira;
 
 
Dias Masculinos ou Positivos: 3ª feira, 5ª feira e Sábados;
 
 
OBS: Domingo deve considerar-se dia conjugado, serve para operar nos dois signos ( Masculino e Feminino).
 
Os dias favoráveis de operar, estabelecendo suas sessões, correntes, etc.., bem como preceitos, afirmações , enfim trabalhos diversos e para saber relacionar, dentro disso, o uso de plantas, ervas, flores etc.., para defumação, banhos etc...
Fica patente que essa relação, esse conhecimento é imprescindível, porque ele médium, precisa criar em torno de sua Aura todas as condições um desempenho de suas funções através destes banhos e defumações...
 
OS DEFUMADORES:
Conhecendo a identificação prática, direta, positiva,das ervas, flores, plantas com as quais vai lidar, eis portanto a identificação das Ervas, As plantas e flores que devem ser consideradas Masculinas ou Solares e Femininas ou Lunares, sendo este o "MISTÉRIO", simples sobre a ação das plantas,como defumadouros, banhos ,ornamentação de congá etc..
Sendo as mesmas com características planetárias, ou seja: há ervas, flores, etc.., de Marte, do Sol, da Lua, de Saturno, de Vênus, de Mercúrio, de Júpiter etc....
Todas estas plantas recebem a influência destes corpos celestes. No entanto, o mistério mesmo é simples, como já disse e este em saber usá-las de DUAS FORMAS: como plantas LUNARES E SOLARES. Sendo as Solares colhidas de dia e as Lunares colhidas a noite.
 
CHAVE Nº 03
 


PLANTAS SOLARES OU MASCULINAS:
Arruda, manejricão, malvaísco, malva-rosa, guiné-caboclo e pipiu, arnica, espada de ogum, erva-abre caminho, folha de eucalipto, alecrim, folhas de cipó-caboclo, erva-de-são joão, folhas de maracujá, folhas de laranja, folha de sabugueiro, galho de funcho, levante.
 
FLORES MASCULINAS:
Cravos, Jasmins, Flor de Trombeta, Flor de Girassol, Lírios de cachoeira, Flor do maracujá, Lírios diversos.
 
PLANTAS LUNARES OU FEMININAS:
Vassoura preta, vassourinha branca, comigo-ninguém-pode, unha de vaca, picão do mato, folhas de lágrimas de nossa senhora, erva de santa bárbara, negramina, arruda fêmea.
(Se for colhida e usada a noite)
 
FLORES FEMININAS:
Rosas, Dálias, Orquídeas, Crisântemos, Resedá, Copos-de-Leite, Violetas.
 
  • Há ainda, alguns defumadores especiais que são importantes, visto se relacionarem diretamente com o organismo mental ou neripófise (um ds pontos de equivalência do chackra coronal) chamado também Glândula Pineal, Epífise, Conarium, etc..., defumadores essses prórpios à qualidade do signo de cada um:
  • Para os signos masculinos ou positivos, os defumadores especiais são Incenso, o Sândalo e a Alfazema.
  • Para os signos Femininos ou Negativo, os defumadores especiais são A mirra, O Benjoim e a Verbena.
  • Podem ser usados  juntos ou um de cada vez. São defumadores cujas as propriedades precipitam ou predispõem os médiuns para os fluídos neuropsicomediúnicos.
 
BANHOS ESPECIAIS DE PURIFICAÇÃO ESSÊNCIAS:
 
Com relação as essências de acordo com as notas musicais e em relação simples com os 04 elementos da natueza, assim são classificados em:
Clave de Fá :Para os signos de Fogo e do Ar;
Clave de Sol: Para os signos da Água e da Terra;
 
  • Pessoas do Signo do Fogo: Leão,Áries e Sagitário = Essência de Sândalo e Heliotrópio;
 
  • Pessoas do Signo do Ar: Aquário , Gêmeos, Libra = Essência de Gerânio ou Cravo;
 
  • Pessoas do Signo da Água: Escorpião, Câncer, Peixes = Essência de Alfazema ou Rosa;
 
  • Pessoas do Signo da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio = Essência de Verbena ou Violeta 
Utilizar a essência pura adequada. ( Colocar em vidro escuro de 01 litro). Pingar 03 a 05 gotas da essência própria ( dinamizá-la sacudindo) e despejar da cabeça ou do pescoço para baixo conforme achar melhor, depois o banho habitual de limpeza corporal. Deixar por 01 minuto e depois enxugar-se, as segundas, quartas e sextas-feiras, ou sempre que julgar necessário....
 
Abaixo segue combinação de defumadores específicos para utilização em casos diversos:
  1. Para revitalização:
       Cravo+canela+ erva-doce;
  1. Para descarga de casas carregadas
  2. Anis estrelado+louro+imburama;
  3. Para harmonização:
      Alfazema+incenso+alecrim;
  1. Para restabelecer a saúde:
      Imburama+ eucalipto+sementes de girassol;
  1. Defumador Universal(para maioria dos casos): Mirra+benjoim+incenso;
  2. Para descargas pesadas: Casca de alho+casca de limão;
 
Para Signos Especifícos:
  1. Para os signos de Áries e Sagitário: Sândalo+incenso+mirra;
  2.  Para os signos de Touro, Virgem, Capricórnio, Escorpião e Peixes: Alfazema+Benjoim+ Verbena;
  3. Para os signos de Gêmeos,Libra e Aquário: Alfazema+ Incenso+Benjoim;
  4. Para os signos de Câncer: Benjoim+Mirra+Verbena;
  5. Para os Signos de Leão: Sândalo+Incenso+Alfazema;
 
1ª OBSERVAÇÃO:
Essas ervas ou plantas devem ser usadas verdes e sempre colhidas nas LUAS NOVAS E CRESCENTES usadas da seguinte forma simples:
Triturar com os dedos as ervas, dentro da quantidade de água adequada ( 1 Litro), frio ou morna (de acordo). Depois coar para separar o bagaço e despejar a água que já deve estar misturada com o sumo de ervas, do pescoço para baixo. As folhas das ervas que ficaram separadas pela coação, jogar fora de qualquer maneira e o banho que desceu naturalmente pelo corpo da pessoa se escoa pelos lugares comuns do banheiro, etc.., e se não houver banheiro, a pessoa se põe dentro de uma bacia ou ciosa semelhante, usa o banho e depois joga o resto fora.

2ª OBSERVAÇÃO:
As defumações são feitas com as ervas secas na sombra, tendo em vista que se forem colocadas no sol, perdem o prana ou sua força vital por causa dos raios solares. Por esta razão devem secar a sombra. Não esquecendo que devem ser colhidas sempre nas LUAS NOVA e CRESCENTE, tendo em vista estas estarem em estado positivo e vitalizando as ervas e folhas. Sendo colocadas dentro do turíbulo de barro e com o carvão em brasa  para realizar a defumação.
Para defumações em que a pessoa for fazer uma descarga ou limpeza, a mesma deve iniciar dos fundos da sua casa para frente, pois dessa forma você estará jogando para fora todas as energias negativas que porventura estiverem no local em que estiver sendo realizada a defumação.
No caso de defumações em que for vitalizar e imantar, produzindo boas vibrações para o ambiente em que se estiver realizando a defumação, a mesma deve iniciar da frente para os fundos, pois o objetivo é fixar as energias neste local.
O porque de utilizar um turíbulo de barro?
Quando se realiza uma defumação, o objetivo é eliminar ou atrair forças e na Umbanda há sempre a utilização das forças ou elementos da natureza, ou seja, fogo, terra, água e ar. Quando se utiliza um turibulo de barro , esta neste momento movimentando o elemento terra, o fogo está na brasa do carvão , o ar está na fumaça que esta saindo na queima das ervas secas e preparadas de acordo com a finalidade. E o elemento água, se observar há sempre a utilização do copo com água e este servindo como o elemento de atração de todas as forças que ali estão sendo movimentadas. Vejam com isso, os 04 elementos sendo utilizados para realização de uma eficaz defumação.
Por isso é aconselhável que sempre seja utilizado desta forma, pois o barro além de representar o elemento Terra, serve também como elemento de fixação das energias que estão sendo movimentadas no momento em que se está defumando. Veja a importância e o grande significado que há na utilização correta de tudo o que foi acima exposto.
Hoje, vemos muitas pessoas utilizando turíbulos de ferro, muitos até bonitos, mais de nada servem, não fixam nada, pois o ferro neste momento acaba servindo como elemento refletor, não fixando nada do que ali está sendo proposto, por esta razão não se deve utilizar o turíbulo de ferro no momento da defumação.
Quanto a questão das LUAS, estaremos em breve colocando um texto falando da ação da LUA e suas influências de maneira pormenorizada, dentro de tudo que já foi falado, mais acho será interessante ser colocado para o entendimento mesmo que superficial daqueles que acompanham este blog.

3ª OBSERVAÇÃO:
As essências ou perfumes propiciatórios tanto podem ser usados da forma comum - sobre o corpo, com um lenço sendo passado pelo corpo, como podem ser usados assim: 01 Litro de água, adicionar uma colherinha do perfume ou essência, depois derramar tudo da cabeça para baixo (em todo o corpo)  . As essências podem ser usadas sempre, tando nas Luas consideradas positivas como tambem nas consideradas como negativas. De preferência sendo utilizadas nos dias de acordo com a vibração do seu signo. Exemplo: Se você é de Libra ou Touro, sua vibração direta , ligada ao seu anjo de guarda é de OXOSSI e o dia SEXTA-FEIRA, conforme as chaves acima demonstradas.

Bibliografia:
Umbanda do Brasil e
Mistérios e Práticas da Lei de Umbanda
Autor: W.W. da Matta e Silva.