segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Palestra Matta e Silva



Mais uma palestra deixada para divulgação no site umbanda do brasil, administrado por nosso irmão de santé Rogério.


MATTA E SILVA, LINGUAGEM CLARA

É realmente interessante de se constatar a inexistência de uma ´´linguagem cifrada ´´ ou ´´decodificada´´ na fala de Matta e Silva, sua posição é bem caracterizada, bem definida em toda a sua literatura, em suas palestras gravadas e no passado para quem testemunhou, na sua prática ritualística também.

Meus familiares, especialmente minha avó, integraram a corrente mediunica da Tenda de Umbanda Oriental, e seus relatos estabelecem uma coadunação plena entre a teoria preconizada e a sua prática ritualística dentro da esfera de vivência de Matta e Silva. E segundo eles, não existiu qualquer tipo de notificação naquela época, nem de Matta e Silva e nem de suas Entidades, quanto a passagem do comando da Raiz de Guiné para um sucessor.

Minha avó conta que na última manifestação mediunica de Pai Guiné, ele se dirigiu a corrente mediúnica com votos de luz para a caminhada de todos, o que ficou posteriormente entendido que se tratava de sua despedida, ele foi oló, e foi só.

Creio que a tentativa do sr. Rivas Neto, de ressignificar o legado e os conceitos estabelecidos através de Matta e Silva, no sentido de salvaguardar a sua estrutura de encaminhamento filosófico, é um grande equívoco.

A dita ´´convergência´´ dos variados sistemas de ritos afro-brasileiros seria uma possibilidade de encaminhamento fáctivel? não sei, talvez sim, talvez não, o máximo que posso afirmar é que não me identifico com esse tipo de entendimento.

Agora, querer ´´forçar a barra´´ no sentido de TRANSFORMAR OS CONCEITOS DEIXADOS POR MATTA E SILVA COMO FUNDAMENTAÇÃO E BASE ARGUMENTATIVA PARA A MODELAGEM DA DITA ´´CONVERGÊNCIA´´,É ALGO ABSOLUTAMENTE CONTRÁRIO AOS ENSINAMENTOS DEIXADOS POR MATTA E SILVA.

ISSO É ILÓGICO, SERIA DESPERDIÇAR UMA ENCARNAÇÃO INTERIA DEVOTADA A UMBANDA.

SERÁ QUE O ASTRAL APÓS LANÇAR NOVAS LUZES DE COMPREENSÃO ATRAVÉS DE MATTA E SILVA, RETORNARIA DÉCADAS DEPOIS DEFENDENDO O QUE OUTRORA FOI ALVO DE SUA RETIFICAÇÃO?

Entendemos que os ensinamentos preconizados por Matta e Silva, estabelecem uma via descendente isto é, o Astral Superior interpenetra os planos e subplanos de vivências e concepções inacuradas, deturpadas e confusas. Onde os prepostos Espirituais desses Planos de Luz adaptam sua abordagem, no sentido de promover aos poucos, uma espécie de desmame gradual de paradigmas errôneos, de toda essa massa aferrada à práticas atávicas, ao mesmo tempo em que vai infundindo da mesma forma gradualmente, novas concepções. Entendendo dessa forma a necessidade de um processo de acomodação e adaptação dos conceitos mais pertinentes a Realidade da Espiritual da Umbanda para este ciclo.

O que seria de fato procedente era o sr. Rivas assumir as suas concepções como sendo de sua inteira responsabilidade, especialmente no que concerne a AUTORIA da mesma, ESTABELECENDO ASSIM TOTAL SOLUÇÃO DE CONTINUIDADE ENTRE ELE E MATTA E SILVA NESSE ASPECTO.

A pessoa pode não ter conhecido pessoalmente Matta e Silva, ela pode não ter sido iniciada ou não ter sido filha do santé dele, contudo, sua mensagem é cristalina, é ler para entender que um Chefe de Terreiro de fato da Corrente Astral de Umbanda não troca sua roupa branca por ´´desfiles da última moda do santo´´.

Matta e Silva não escreveu suas 9 obras para depois rasga-las e dizer que era para esquece-las.
Texto reproduzido por um irmão de santé Tarso Bastos, que teve sua avó como uma iniciada na Raíz de guiné e hoje também caminha na mesma direção.

Axé e votos de paz e luz a todos.