terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

                                                          CADÊ UMBANDA?



UMBANDA, ONDE ESTAIS QUE NÃO TE VEJO MAIS? DESDE O INSTANTE MOMENTO EM QUE TANTOS QUE ANTES DE VIREM A ESTE PLANO FIZERAM SEUS JURAMENTOS E HOJE ESQUECEM DO QUE JURARAM?.

MACULARAM SUA HONRA E SUA COROA QUE TANTO LUTARAM PARA CONQUISTAR.
PORQUE? POR SIMPLES TRINTAS MOEDAS DE OURO E PRATA? OU PELA SENSUALIDADE  E DESEJO INCONTIDO EM SEUS CORAÇÕES?

VAIDADE? Ó VAIDADE, COMO JÁ DIZIA NO LIVRO DE ECLESIASTES, SIMPLESMENTE A VAIDADE DESTRÓI, DETURPA, CEGA O ENTENDIMENTO E LEVA O INDIVÍDUO AO PRECIPÍCIO DA LOUCURA E DA PERDIÇÃO.

HÁ COMO SINTO SAUDADES, SAUDADE QUE BATE NO PEITO DE VER EM UM TERREIRO OS IRMÃOS, UNIDOS EM UM SÓ OBJETIVO, SEGUINDO OS MESMOS PASSOS, TRILHANDO OS MESMOS CAMINHOS, CAMINHOS LINDOS DE NOSSO QUERIDO PAI OXÁLA.

CARREGANDO COMO BANDEIRA, A SIMPLICIDADE, A HUMILDADE E A PUREZA, PUREZA ESTA QUE MUITO FALTA EM NOSSOS CORAÇÕES, QUE NOS FAZEM ENXERGAR A LUZ DIVINA DE NOSSA UMBANDA, NÃO DEIXANDO JULGAR, SEJA QUEM QUER QUE SEJA, MAIS ESTENDENDO AS MÃOS EM PROL DE NOSSOS IRMÃOS.

UMBANDA ONDE ESTÁS? NÓS TEUS FILHOS DILETOS TE DESEJAMOS ANSIOSAMENTE.
VEM BRILHAR EM NOSSOS ENTENDIMENTOS, ABRINDO NOSSAS MENTES PARA AS SUAS GRANDES VERDADES, COMO SENHORA DA LUZ VELADA QUE ÉS, SE FAZ REVELAR AS NOSSAS MENTES E CORAÇÕES A FIM DE QUE POSSAMOS HONRAR TEU NOME E AO CHEGARMOS EM NOSSA PÁTRIA ESPIRITUAL, SERMOS RECEBIDOS DE BRAÇOS ABERTOS COMO  VERDADEIROS FILHOS QUE CUMPRIRAM COM SEU JURAMENTO E HONRARAM SEU SAGRADO NOME.

QUEREMOS SER RECEBIDOS COMO FILHOS FIÉS, E NÃO COMO INFIÉIS E TRAIDORES DESSE JURAMENTO.

QUE OS GRANDIOSOS SENHORES DESSA BANDA, SEJA EM QUE FUNÇÃO ESTIVEREM, MESMO QUE AINDA EM FUNÇÃO AUXILIAR, NOS AJUDEM , AJUDEM A COMPREENDER SEUS ENSINAMENTOS E SEGUIR SEUS PASSOS DE AMOR, BONDADE E HUMILDADE. POIS MESMO ESTANDO TÃO ACIMA DE NOSSAS CONDIÇÕES MENTAIS, AINDA ASSIM PROCURAM NESTE PLANO VERDADEIROS APARELHOS PARA ENVIAREM SUAS MENSAGENS.
CHEGA DE TANTO BRIGAR, DE TANTO ACHISMOS, DE TANTOS ENTENDIDOS E CONHECIDOS SE ACHANDO DONOS DA UMBANDA.

A UMBANDA É DE TODOS NÓS, COMO DIZIA PAI GUINÉ, E A UMBANDA É COISA SÉRIA E PRA GENTE SÉRIA, COMO DIZIA O CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS. EITA UMBANDA DE VERDADE QUE ESSES DIGNOS MESTRES FAZIAM.

CHEGA DE TODOS SE ACHAREM SEUS DONOS, OU DONOS DE SUAS VERDADES, POIS VERDADE  HÁ SOMENTE UMA. QUE OS CABOCLOS, PRETOS VELHOS E CRIANÇAS, ASSIM COMO NOSSOS VALOROSOS GUARDIÕES ESPERAM ANSIOSAMENTE QUE DEIXEMOS DE LADO NOSSAS CONCEPÇÕES E BUSQUEMOS CONDIÇÕES PARA ELES E SOMENTE ELES, OS NOSSOS VALOROSOS GUIAS E PROTETORES ESPIRITUAIS POSSAM BRILHAR EM PROL DA HUMANIDADE, TÃO SOFRIDA, TÃO MASSACRADA POR TANTAS E TANTAS DORES.

CAROS IRMÃOS, NÃO PODEMOS ESQUECER DA LEI DE AÇÃO E REAÇÃO, DAS CAUSAS E EFEITOS. DA ESPADA QUE DEFENDE MAIS QUE TAMBÉM PUNE SEUS TRANSGRESSORES (DURE LEX SED LEX), A LEI É DURA MAIS É A LEI, E ISSO NÃO SE PODE MUDAR.

CADÊ UMBANDA? UMBANDA DA HUMILDADE, DO AMOR E DA SIMPLICIDADE. DOS IRMÃOS UNIDOS, DA PUREZA NOS TERREIROS, DO AMOR INCONDICIONAL, SEM INTERESSES MATERIAIS. SIMPLICIDADE QUE FAZIA UM MATUTO SE TORNAR UM GRANDE SÁBIO, QUANDO EM CONTATO COM SEU GUIA OU PROTETOR ESPIRITUAL. 
QUE NOS FAZIA SAIR DO TERREIRO, MARAVILHADOS COM TANTOS FENÔMENOS E COISAS EXTRAORDINÁRIAS. 
ONDE O PAI DE SANTO, CHEFE OU BABÁ, TINHA AVERSÃO AO ENDEUSAMENTO, POIS SABIA QUE O MÉRITO ERA DOS GUIAS.
ONDE O VERDADEIRO MÉDIUM, ERA PREPARADO PELA SUA ENTIDADE NAS PRÁTICAS DIÁRIAS DO SEU TERREIRO, SEM PRECISAR PAGAR POR NADA. LEVANDO APENAS O SEU AMOR E SUA SINCERIDADE DE INTENÇÕES.

TALVEZ O QUE ESTOU DIZENDO HOJE SEJA UMA UTOPIA, EU UM POBRE EU QUE VIVE AINDA NA PENUMBRA DA SOMBRA, BUSCANDO A DURAS PENAS TRILHAR POR ESTE CAMINHO. 
SEI DAS MINHAS LIMITAÇÕES E TAMBÉM O QUANTO PRECISO MELHORAR, MAIS PELO MENOS COM CONSCIÊNCIA TRANQUILHA BUSCO SEGUIR ESTE CAMINHO.

LONGE DE MIM, JULGAR A QUEM QUER QUE SEJA, POIS HAVERÁ UM DIA QUEM NOS JULGARÁ DIANTE DOS TRIBUNAIS DO ASTRAL TODAS NOSSAS AÇÕES REALIZADAS DURANTE NOSSA JORNADA NESTE PLANO EM QUE HOJE VIVEMOS.

EU PELO MENOS QUERO OUVIR AQUELAS PEQUENAS PALAVRAS “SERVO BOM E FIEL, PORQUE FOSTE FIEL NO POUCO MUITO HOJE LHE DAREI”. E VOCÊ O QUER OUVIR?
PENSE NISSO.

DESCULPE MEU DESABAFO, MAIS É O DESABAFO DE ALGUÉM QUE ANDA CANSADO DE VER TANTA CONFUSÃO E TANTA GENTE SE ACHANDO DONO DA VERDADE, SE AGREDINDO MUTUAMENTE QUE PENSO? ONDE ESTÁ O AMOR FRATERNAL QUE OS CABOCLOS E PAI VELHOS TANTO NOS ENSINAM?

ONDE ESTÁ A HUMILDADE QUE FAZEM ELES, MESMOS COM GRANDE GRAU DE ELEVAÇÃO, BUSCAREM ESSE ENTRELAÇAMENTO COM SEUS MÉDUINS QUASE SEMPRE TÃO IMPUROS E CHEIOS DE MAZELAS?

OS GUIAS E PROTETORES ESPIRITUAIS NUNCA SE COLOCAM EM POSIÇÃO DE DESTAQUE. PORQUE NOS COLOCARMOS? DEIXEMOS ELES TRABALHAREM, OS VERDADEIROS SEAREIROS DESSA UMBANDA DE TODOS NÓS.

PAREM COM AS MATANÇAS, COM AS CAMARINHAS, COM OS DESPACHOS NAS ENCRUZILHADAS DE RUAS, COM OS GALOS PRETOS, COM AS OBRIGAÇÕES NAS CALUNGAS PEQUENAS, VOCÊS NÃO SABEM A SORTE DE ESPIRITOS ATRASADOS QUE VOCÊS ESTÃO ALIMENTANDO. PAREM DE SUJAR AS MATAS, SITIOS SAGRADOS DESSES QUERIDOS CABOCLOS.
PAREM COM VAIDADE, DEIXEM DE SE AGREDIREM, DE SE ATACAREM, COMO SE FOSSEM INIMIGOS UNS DOS OUTROS, PAREM COM TUDO ISSO.

QUANDO PERGUNTO CADÊ UMBANDA? É QUE ISSO TUDO QUE VEJO, NÃO VEJO COMO UMBANDA, MAIS INVENCIONICES DESSES DITOS PAIS E MÃES DE SANTO, BUSCANDO A TODO CUSTO STATUS, PRESTÍGIO E OUTRAS COISAS MAIS QUE POR QUESTÕES ÓBVIAS NÃO POSSO MENCIONAR.

MAIS REPITO, A LEI É DURA, NÃO A DOS HOMENS, MAIS AQUELA QUE REALMENTE NÃO PODEREMOS FUGIR.

PENSEM NISSO. E MAIS UMA VEZ DESCULPEM-ME PELO DESABAFO.

UM FORTE ABRAÇO AOS MEUS IRMÃOS DILETOS CONHECIDOS E DESCONHECIDOS QUE AINDA PRATICAM UMA UMBANDA DE VERDADE, LONGE DISSO TUDO, DEVAGAR E DEVAGARINHO A VOÇÊS O MEU RESPEITO, VOCES ESTARÃO SENDO ESPERADOS DE BRAÇOS ABERTOS, E COM HONRAS PELA SUA SEMEADURA NESTE SOLO TÃO AGRESTE E DOLOROSO. MAIS LUTEM ATÉ O FIM COMO GRANDES CAVALEIROS QUE SÃO.

SINCERAMENTE,

APENAS UM FILHO DA UMBANDA.

ABRAÇOS FRATERNAIS.