sábado, 16 de fevereiro de 2013


UMBANDA E A RAIZ DE GUINÉ

Para quem ainda não conhece o legado deixado através de W. W. da Matta e Silva, o site Umbanda do Brasil, estruturado por um iniciado e incansável trabalhador dessa Raiz, apresenta importantes amostras dessa estrutura de conhecimento denominada ´´Umbanda Esotérica´´ ou ´´Raiz de Guiné´´. 

Matta e Siva publicou um série de 9 obras, que revelam fundamentos e práticas, com conceitos devidamente respaldados dentro de uma sólida literatura, embasada através de bibliografia constituída por autores abalizados e de renome em suas respectivas áreas de conhecimento. 

E tal fundamentação é de suma importância, pois não se trata apenas de alguém que surgiu ´´do nada´´ e simplesmente se conceituou como fundador de um novo paradigma, de uma nova visão e norteamento através de sua mediunidade. Certamente não foi este o desenrolar de Matta e Silva em sua estrada mediunica. Pois em suas obras verifica-se, sobretudo, nos pilares fundamentais que sustentam todo esse sistema dito Religío-científico, a comprovação de estudos históricos, antrolpológicos e linguísticos. 

E esta bibliografia ainda que possa ser categorizada como ´´antiga´´ ainda se faz respeitada e serve de base para trabalhos que são produzidos nas atualidade. Certamente, que muito do que é apresentado e conceituado nessas obras, choca-se frontalmente com o que a relidade apresenta nos terreiros cujos adeptos afirmam ser de Umbanda. Esse é um dos pontos mais críticos que merecem atenção, pois grande parte do que é discutido na obras de Matta e Silva é justamente, o porquê da existência de tanta confusão, deturpação e inversão de valores dentro da Umbanda, especialmente nos aspectos da mediunidade e suas Entidades Militantes. 

E assim Matta e Siva faz uma ampla e profunda análise desde a era pré-cabralina com as civilizações indígenas do tronco Tupy e a Sabedoria dos Velhos Payes no Tuyabaé Cuaa, entrando nos aspectos da antiga Africa com a perda do conhecimento outrora passado oralmente, de Babalawô para Babalawô. 

Entra também no ocultamento das chaves do conhecimento uno, especialmente ocorrida na India através do Cisma de Irshu, o que resultou na falsificação da Cabala e deturpação dos conhecimentos que nos chegam fragmentados e alterados.

Matta e Silva integra e correlaciona todos esses fatos históricos, mostrando todo o seu desdobramento e evolução aqui no Brasil. Onde elementos ritualísticos e litúrgicos já degenerados dos povos africanos e indígenas passaram a se misturar frente ao natural intercâmbio dessas duas raças, juntamente com os elementos do catolicismo romano estigmatizados na raça branca e posteriormente mesclados ao Kardecismo vindo da França.

O produto de toda essa imensa interação racial apresentou-se como um mesclagem de usos e costumes, de concepções religiosas e místicas, enfim, com crenças que passaram a impulsionar toda uma massa crescente de adeptos. Inevitávelmente muita confusão surgiu e evoluiu de todo esse processo.


Por conseguinte, Matta e Silva discute como todo esse complexo processo descrito, redundou em uma tremenda confusão e contrasta isso tudo, com os parâmetros religiosos e ciêntificos mais adequados e pertinentes para a Umbanda segundo os ensinamentos de suas Entidades de fato e de direito.

Texto Reproduzido por nosso irmão Tarso Bastos, que espelha com certeza o pensamento de muitos que andam no meio. Mais uma vez parabéns ao Site Umbanda do Brasil pelo trabalho que esta realizando.