quarta-feira, 30 de junho de 2010

Iniciação

Em todas as escolas herméticas, há uma cerimônia com a qual se recebe o candidato, chamada cerimônia de Iniciação. Essa cerimônia, longe de ser compreendida pela maioria dos candidatos, é um ato muito significativo, cuja verdadeira importância está oculta sob a verdadeira aparência do véu exterior. A palavra iniciação, derivada da latina "Initiare" de initium, início ou começo, deriva-se de duas: in, para dentro, e ire, ir, isto é, ir para dentro ou penetrar no interior e começar novo estado de coisas. Mas, quem entra e como se pode entrar no mundo interno? Da etimologia da palavra depreende-se que o significado da Iniciação é o ingresso no mundo interno para começar uma nova vida. A Iniciação maçônica é jóia inestimável na coroa do simbolismo. Na loja, há um quarto de reflexão, símbolo do interior do homem. Todo homem, ao cerrar os sentidos ao mundo externo, acha-se em seu quarto de reflexão, isolado na obscuridade que representa as travas da matéria física que rodeiam a alma até a completa maturação. Esse interior obscuro é o estado de consciência do profano que vive sempre fora do templo no meio das trevas. Desde o momento em que o praticante começa a dirigir a luz do pensamento concentrado para seu mundo interior, a Iluminação principia a invadir seu templo, pouco a pouco, e o domínio de sua mente equivale ao azeite que alimenta a lamparina acesa. Então, o Iniciado é aquele ser que dirige seu pensamento ao mundo interno, mundo do espírito, que o conduz ao conhecimento próprio e ao do Universo, do Corpo e dos Deuses que nele habitam. O Espírito Único e Universal se diversifica em todos os seres que se acham no COSMOS. ESTES DEUSES DO UNIVERSO TÊM SEUS REPRESENTANTES NO CORPO DO HOMEM E ESTES REPRESENTANTES CHAMAM-SE ÁTOMOS. Por isso disse Hermes com razão: "O que está em cima é como o que está embaixo"; e por isso disse Jesus: "O Reino de Deus está dentro de vós"."


Iniciação a nível pessoal é o processo de retorno à origem, à origem espiritual que inclui um conhecimento profundo de si mesmo e um processo de aprimoramento contínuo ! 
Já, a iniciação em determinado culto, é o conhecimento da essência desse culto, dos fundamentos, ritualísticas e vivências; E dentro dos cultos espiritualistas esotéricos a iniciação mais importante é o conhecimento dos fundamentos do rito, e no aspecto mediúnico o médium ou neófito deve buscar encontrar seu mentor espiritual que é a entidade que assiste ao médium, bem como, deve realizar rituais de ligação a esse mentor espiritual e essa ligação é imprescindível porque essa iniciação, como a de outras tradições, visa libertar consciências e esse processo culmina em não oferecer resistência para a manifestação da divindade representada pelo mentor, ou seja, quando incorporamos esses mentores superiores, estamos também incorporando virtudes ou atributos e ficamos aptos a sermos bons veículos e a nos tornamos seres melhorados..


Então, já devem ter notado que existem duas condições essenciais para a consumação da iniciação , a primeira depende da pessoa pois, exige dedicação e estudo e a segunda depende de trazer consigo quando encarnar uma condição espiritual que lhe permita contactar um mentor superior que será responsável por seu despertar . 
No aspecto dos ritos, no Brasil temos a Umbanda como uma tradição esotérica que resgata fundamentos da cultura de todas as raças do globo e dentro desse rito existem algumas variações dependendo na afinidade de cada grupo de modo que praticam também outras iniciações secundárias segundo cada segmento, ou seja, no Omoloko ou Umbandomblé há rituais africanos de iniciação (feituras de cabeça ,bori ,dos cultos aos Orixás); Na Umbanda dita esotérica há rituais Hindus (despertar dos poderes dos chacras da magia Tântrica); Na Umbanda popular há rituais de culto as formas com ritos e fundamentos que se focalizam nas formas místicas de apresentação das entidades (índio, preto-velho, criança) com adição de novas formas de folclore regional: baianos, malandros cariocas, mineiros, nortistas, boiadeiros, marinheiros, Ciganos.... 
Enfim, no espiritualismo atual essa Umbanda pouco conhecida e valorizada pela maioria, é muito importante e é uma colcha de retalhos culturais que resgata todo valor da tradição dos vermelhos da América, do negros africanos, amarelos asiáticos, brancos europeus ... Em uma harmonia ritualística incrível e cabe a buscador da verdade que encontre o rito que mais se afinize...


Caros irmãos,
Muito nos questionam sobre iniciação de Umbanda mas o que podemos revelar servirá como guia para muitos.
Poderíamos explanar bastante sobre o tema mas tornaria o texto pesado e cansativo com pouca absorção final e como o astral vela pela simplicidade queremos que gravem as seguintes diretrizes:


1 - Somente as pessoas que nasceram destinadas a iniciação na Umbanda é que podem alcançar essa meta pois a condição inicial para a iniciação na Umbanda é ter um mestre no astral sendo que seu grau iniciático é relativamente proporcional ao alcance espiritual dessa entidade. ( criança, caboclo ou pai-velho )


2 - Se a pessoa atender a condição inicial deverá realizar o adestramento mediúnico que via de regra deverá ser efetuado por pessoa habilitada, ou seja, você tem que ser filho de santo antes de ser pai, tem que freqüentar um terreiro e aprender no mínimo como invocar o astral da forma correta e conhecer m profundidade o astral ou as entidades que lhe assistem no mediunismo.


3 - Após todas preparações devidas e com o tempo seu mestre espiritual ( entidade ) lhe direcionará para os passos seguintes de sua iniciação que consiste inicialmente em se auto-conhecer e se auto-aperfeiçoar, ou seja, não basta decorar 20 livros que não será iniciado, será sim um bom teórico. 


4 - Outra coisa muitos andam fazendo nome esotérico com formulas a partir da do nome de batismo e dados arqueométricos mas, não pensem que isso é nome iniciático. Nome iniciático é aquele que te vincula ao seu mestre superior do astral e só ele pode te revelar .
Enfim, iniciação na Umbanda é o reencontro com seu mestre espiritual e isso se reflete na prática como virtudes que qualquer um pode notar que são a humildade, a simplicidade, a pureza. O amor e a sabedoria que são inerentes aos grandes espíritos por isso irmão, como já falei, se buscas a iniciação busca primeiro sua reforma interior porque é a base de tudo !


A Iniciação é uma jornada espiritual contínua que requer: uma predisposição cármica, a presença de um Mestre Espiritual e um incansável trabalho de auto-conhecimento, auto-aprendizado e auto-elevação.


Primeiro, devemos esclarecer que Iniciação não é começar, iniciar um processo. Do ponto de vista da Umbanda, Iniciado é aquele que conhece o Início, o Princípio das coisas, ou seja, é capaz de reconhecer acontecimentos em suas causas e origens. Na verdade, em todas as filosofias místicas, o rito de consagração de um Iniciado se dá após um longo período de preparação e não na sua entrada àquele templo que o acolheu.


Infelizmente, alguns cultos já adulterados e muito distanciados da pureza de suas próprias origens, acabam difundindo conceitos falsos, como uma iniciação baseada em rituas esdrúxulos, para qualquer um que queira...e possa pagar...Vende-se a ilusão da aquisição de poderes sobrenaturais e coberturas astrais incomuns de maneira súbita, como em um passe de mágica. Antes fosse assim tão fácil...A propósito, não acreditamos em nada sobrenatural, nós é que não conhecemos mais o que é natural. Estamos, sim, em um estado "sub-natural".


Devemos também salientar que mediunidade não significa o mesmo que Iniciação. Um indivíduo pode ser médium e não ser um Iniciado porque esta condição não está em sua ficha kármica. Por outro lado, pelo menos na Umbanda, todo Iniciado verdadeiro é também médium atuante. Além de trazer de várias vidas passadas a conquista de um grau iniciático, confirma este grau na presente encarnação, e segue seu caminho através do serviço mediúnico, em comunhão com seus Mestres Astralizados.


Outra questão importante é que a manutenção da Tradição entre encarnados exige a transmissão do grau iniciático do Mestre encarnado para o discípulo que traz esta outorga em sua vida. Esta é uma condição sine qua non para que um ser encarnado possa considerar-se Iniciado, no seu grau. A Iniciação depende da vivência em muitas encarnações sucessivas, e a cada uma, o adepto deve reconquistar o grau que já possuía para tentar alcançar um superior.


A verdadeira iniciação é fruto da convivência direta e bipessoal entre Mestre e Discípulo. Por isso, também, não é possível iniciar-se a distância, por correspondência ou algo semelhante. Sabemos que encontrar verdadeiros Mestres Espirituais, com Ordens e Direitos conferidos pelas Confrarias do Astral Superior é algo raríssimo. Mas é da Lei que "Quando o Discípulo está preparado, o Mestre aparece".


Ser Iniciado significa um aumento da responsabilidade perante si mesmo e o seu próximo e quando vencermos as primeiras provas para sair da vida profana, certamente seremos acolhidos por um Mestre de verdade.


Trabalhar com afinco e perseverança, na busca da sua própria melhora e dos que estão à sua volta deve ser o lema daquele que pretende, um dia, candidatar-se à Iniciação de Umbanda. Importante também é buscar desvencilhar-se da vaidade, do orgulho e do egoísmo que todos temos. Reconhecer a si mesmo, aceitar seus limites e suas aptidões com naturalidade é condição básica para iniciar uma melhora verdadeira e profunda. A escada da evolução é infinita e não há como pular nenhum degrau, pois todos são igualmente fundamentais. Diz a Lei que "Assim é, porque sempre foi e sempre será..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário