domingo, 15 de janeiro de 2012


Umbanda


Oh Senhora dos Sete Véus!
Permita-me penetrar em teu santuário,
Desvelando-te com todo o meu Amor
E assim descobrir o mistério de teus números, sons e sinais.
Dá-me teu Cálice Sagrado a fim de que eu possa derramar nele
O Vinho Sacro de meu Ser.
Deixa-me descansar em teu colo após as lutas diárias de minha vida.
Acolhe-me em teus braços para que eu possa ter belos sonhos,
Qual toda criança embalada por suas Mães.
Permita-me sentir a tua essência a fim de que todo aquele que me olhe veja o teu reflexo.
E que quando eu falar em teu nome,
Que todos ouçam a tua voz.
E quando meus olhos brilharem,
Que todos vejam a tua Luz.
Oh Senhora Velada!
Irradia ao nosso planeta a compaixão,
O respeito e o amor ao próximo.
Faça de cada um que canta e dança em teu nome,
Um instrumento digno de teu Poder.
E permita Senhora, que cada um de nós possa dançar a dança das estações
Em todas as fases lunares de nossas vidas.
Para todo o sempre, Amém.
W.W da Matta e Silva

A Umbanda é a Lei Máter que regula os fenômenos das manifestações e comunicações entre os Espíritos do Mundo Astral ao Mundo da Forma.
A origem do seu nome encontra-se no alfabeto primitivo que deram o nome de "Ariano", "Adâmico" ou "Wattan" e que deve ter vindo da pura Raça Vermelha, cujas letras em conjunto obedecendo a certas regras e posições, formam imagens reveladoras, semelhantes aos verdadeiros sinais riscados - OS PONTOS DE PEMBA.
Este alafabeto tem sua própria base nas cinco figuras geométricas fundamentais:

  1. o ponto
  2. a linha
  3. a circunferência
  4. o triângulo
  5. o quadrado 
que significam:

Isto é o mesmo que:
 ADÃO-EVA-LEI
Ou ainda, por analogia:
ADAM – PAI
EVA – MÃE
LEI - FILHO,
Ou ainda, mais explicitamente:
O Princípio Absoluto (ADAM) que atuou na Natureza (EVA), gerando o Mundo da Forma (LEI).
Estas figuras fundamentais dão a base para a formação de três conjuntos geométricos:
1°)      - correspondência fonética do vocábulo AUM ou UM que significa DEUS ou Supremo Espírito.











Desmembrando a figura:
- letra V ou U no alfabeto adâmico
- letra A no alfabeto adâmico


 














– letra M ou O no alfabeto adâmico
2°) A linha encerrada no círculo é a forma gráfica do B ou BA no alfabeto adâmico, cuja correspondência é A, NA ou BAN, que significa originalmente conjunto, princípio, ligação.
3°)  A linha e o ângulo corresponde a letra A e D, por metátese (é a transposição de fonemas na mesma sílaba dentro de um vocábulo), DA, que significa Lei, no sentido LEI UNIVERSAL.




Então temos:
  


que é igual a UMBANDA – Conjunto das Leis de Deus.



Porém, é preciso mencionar neste momento que a letra “X” era considerada pelos antigos Iniciados e sábios, como a letra oculta ou hermética, que para eles designava a revelação da verdade.
Temos assim que as quatro hierarquias das ciências originais eram representadas pelo nome de DEUS: IEVE, (segundo a pronúncia, IEOA), ou seja, JEOVAH, que por sua vez, era representado pelo “X”, que constituía a VERDADE OCULTA.
Este sinal era a chave de identificação entre si, de uma Lei Karmânica que ligava as causas aos Efeitos entre as 7 variantes da UNIDADE - ou seja, o SETENÁRIO. Este trigrama perdido foi revelado pela Lei de Umbanda, através das suas 7 Vibrações ou Linhas.
Precisamos lembrar também, que nas Antigas Academias a letra inicial era a que tinha correspondência mais direta nas figuras geométricas originais e davam a base para a composição dos termos litúrgicos e sagrados.
Vejamos então os nomes das 7 Vibrações:

Oxalá - O
Ogum - O
Oxóssi - O
Xangô - X
Yorimá - Y
Yori - Y
Yemanjá - Y

Chegamos então ao Princípio do Círculo Cruzado, assim como a Unidade se manifesta pelo Ternário e daí gera o Setenário de acordo com o Cruzamento do Círculo.

O X Y

A Umbanda teve sua origem há milhares de anos atrás na Lemúria. A Lemúria foi o terceiro continente berço da terceira raça raiz ou lemuriana. Hoje desaparecido, este continente abrangia as Américas e a Áfricas unidas. No centro do continente da Lemúria, onde hoje é o Plananto Central Brasileiro surgiu a Umbanda. O continente modificou-se inumeras vezes dando origem a Atlântida, que submergiu sob as águas do grande dilúvio, pelo ano de 9564 a.C. restando apenas a ilha de Poseidonis, (citada por Platão na sua obra Timeu e Crítias. A UMBANDA era o Conhecimento Integral, religião, filosofia e arte reunidas em um único bloco de conhecimento. O religare, a ligação do homem da Raça vermelha com as "Coisas Divinas", chamou-se Aumbandan. Esse vocábulo trino e sagrado, que mais tarde se tornaria litúrgico mágico e vibrado foi e será a bandeira do amor e sabedoria cósmica. Era uma crença calcada nos fundamentos mais puros da realidade cósmica. Eram voltados às coisas divinas e às suas leis, sendo fiéis às mesmas. Foram os primeiros a cultuar em espírito, coração e verdade a Religio Vera, a Proto-religião- Aumbandan. Em suas futuras reencarnações em outros locais do planeta no meio de povos semi bárbaros fizeram adaptações, perdendo as tradições cósmicas. A aumbandan é a síntese ou reunião entrelaçada do todo conhecimento ou gnose humana, uma reunião de religião, filosofia, ciência e artes. A aumbandan não é apenas a revelação das leis divinas e dos conceitos integrais da verdadeira natureza espiritual do homem. É o próprio elo de ligação vivo entre o que é espiritual e o que é reino natural. É a porta, é o veículo de retorno ao cosmo espiritual e ao encontro de nosso Karma causal. AUMBANDAN- conjunto sagrado das leis ou conjunto das leis divinas. O movimento umbandista é coisa da atualidade e pretende restaurar o verdadeiro aumbandan ( a verdadeira proto-síntese cósmica). * Trechos retirados do livro "Umbanda A proto síntese cósmica" - F. Rivas NetoA Aumbandan é a Proto-Síntese Cósmica que encerra a Lei em seu círculo Uno, equilibrando de forma harmoniosa a Religião ( religare ), a Filosofia, a Ciência e a Arte - os quatro pilares do conhecimento humano inter-relacionados, formando um conhecimento integrado.



Religião = Yorimá = Terra = Saturno = Norte 
Ciência = Xangô = Fogo = Júpiter = SuLFilosofia = Oxossi = Ar = Vênus = Leste
Arte = Ogum = Agua = Marte = Oeste


Partindo do ínicio da criação relacionamos o ponto ao orixá Oxalá que representa o pai. A partir do ponto se desenvolve a reta que está relacionada ao orixá Yemanjá representando a mãe. Com a união do pai e da mãe, temos a criação do filho representado pelo ângulo, relacionado com o orixá Yori. Em analogia ao triângulo temos 3 formas de apresentação das entidades nas diversas linhas da Umbanda que são os caboclos, pretos velhos e crianças

A partir dos 4 pilares, reunindo o princípio da criação sobre cada pilar em direção a um só ponto, direcionando à Oxalá, temos analogamente a figura de uma pirâmide.






Como dissemos antes que a Umbanda encerra toda a Lei em um círculo, sendo o círculo associado pela numerologia ao nº 10. É fixador e plasmador de forças sutís. Reflete energias negativas. É um escudo vibracional. Se colocarmos o círculo na base da pirâmide e com ele fizermos a sua revolução ( giro sobre o seu eixo) teremos a Esfera que envolverá tudo. Esta esfera forma um escudo vibracional muito potente, pois encerra a vibração da Proto-síntese cósmica.



Texto extraído do blog :

Nenhum comentário:

Postar um comentário